OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Natal e cia ...

Aproveite o melhor do natal

O Natal está chegando! E não podemos nos esquecer do verdadeiro sentido da comemoração, mas devemos aproveitar para confraternizar com familiares e amigos, presentear, dividir momentos e claro, não pode faltar comida nestas ocasiões. Aproveite as dicas de alimentação saudável para o natal.

Os ingredientes light tem menor teor calórico, nessas ocasiões são bem vindos nas preparações: ricota, queijo minas, iogurte desnatado, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas.

Para temperar os pratos, utilize temperos naturais, como alho, cebola e tomate, e ervas aromáticas, (salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, manjerona, orégano, tomilho, sálvia, sementes de mostarda, gengibre, pimenta). Dê preferência ao azeite, ao invés de manteiga e óleo.

Procure fazer as carnes assadas, grelhadas ou cozidas, esqueça as frituras.
Filé de frango 2 filés (100g) 101 calorias
Perú 2 filés (100g) 155 calorias
Chester 2 filés (100g) 162 calorias
Tender 4 fatias (100g) 210 calorias
Lombo 1 fatia (100g) 272 calorias

Para acompanhar as carnes, faça cereais integrais como arroz com sete grãos, brotos, leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha), saladas, refogados.

Aproveite as frutas da época e consuma como sobremesas. Exemplos: ameixa, cereja, uva, manga, pêssego.

Faça preparações natalinas saudáveis, como: Arroz com uva passa, maionese com maçã, salpicão com abacaxi, são pratos tradicionais nestas festas de fim de ano e com sabor agridoce especial de frutas, utilize castanhas oleaginosas em saladas, farofas e até mesmo no arroz, (amendoim sem casca, amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil, pistache e damasco, uva passa e frutas secas também são opções muito saborosas de oleaginosas. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo).

Ao invés do abuso nos refrigerantes e álcool, prepare uma bebida de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos. Deixe a bebida alcoólica para o momento de um brinde e para degustar um bom vinho. Existem vários coquetéis que podem ser utilizados, uma boa opção é a água com gás aromatizada e algumas ervas, como o alecrim e a hortelã – que auxiliam na digestão.


FRACIONE SUA ALIMENTAÇÃO, E CONSUMA COM MODERAÇÃO.
Feliz Natal, um Ano Novo repleto de realizações, saúde, felicidade, alegria, esperança, determinação.

São os votos da Priscila Aline de Nardo.
Nutricionista


Fonte: site cyberdiet e dicas de mulher por Roberta S. S e Ricardo F., texto adaptado.

Férias - alimentação nas viagens

Janeiro é o mês das férias, e férias é sinônimo de viagens que por sua vez, significa sair da rotina, comer em lugares diferentes, experimentar preparações típicas, o que contribui para fugirmos da rotina alimentar e da balança. Algumas dicas a baixo são fundamentais para as viagens.
• Se a viagem for curta, (até quatro horas) procure fazer uma refeição saudável, antes de viajar. Não custa nada se prevenir e levar com você água e algumas opções práticas.
• Se a viagem for longa e você tiver que comer durante o trajeto, prepare sanduíches no dia anterior à viagem, embale e mantenha na geladeira até o momento da viagem, frutas e água são indispensáveis, as frutas de consistência firme são melhores para essas ocasiões, exemplos: maçã, pêra, goiaba, ameixa, pêssego. Outras opções são barras de cereais sem chocolate, barras de proteínas, frutas desidratadas, cookies, e castanhas oleaginosas, desta forma evitam-se jejum prolongado, caso ocorra um contratempo.
• É desaconselhável experimentar alimentos diferentes durante viagens de negócios ou algum evento que não poderá perder, pois os novos alimentos podem causar desconforto intestinal, azia, diarréia e vômito.
• Cuidado ao consumir água que não seja mineral, e devidamente engarrafada, para não correr o risco de consumir água não tratada, o que pode ocasionar uma grave intoxicação.
• Para o consumo de alimentos gordurosos ou ricos em açúcar vale a mesma orientação para o dia a dia, o maior problema não e o que você come, e sim a quantidade, você pode comer chocolate, tomar sorvete, comer bolo, pizza ou lasanha, mas com moderação, uma vez na semana.
• Não utilize maionese ou molhos à parte, como acompanhamento dos seus pratos. Prefira pão integral, sírio ao em vez do pão francês, de hot-dog ou caseiro. Escolha queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru ou frango, salsicha de peru ou frango, hambúrguer assados, e vegetais a vontade.
• Salgadinhos de pacote, refrigerantes, amendoins, frituras em geral, não são bons alimentos do ponto de vista nutricional devido o alto teor de gorduras, e por isso devem ser evitados.

Proximo post, dicas para diferente destinos de viagens.
Fonte: site dicas de nutrição por Gabriela Comachio, texto adaptado.

Inspire-se neste natal, e faça escolhas CERTAS!

- Apesar da tentação, passe longe dos chocotones, estes são muito calóricos, a tradição do natal e PANETONE, com frutas secas, porém não abuse na quantidade, substitua o pão do café da manhã ou do café da tarde pelo panetone.

- Mantenha-se hidratar, mas aposte em água, suco natural e água de coco. Tomar água melhora a circulação, o sistema renal e eliminam as toxinas, já refrigerantes, cerveja, vinho e destilados além serem bebidas alcoólicas contém uma grande quantidade de calorias.

- Fuja dos alimentos ou bebidas com muito açúcar e/ou sal, e sempre bom prestar atenção nos rótulos dos alimentos.

- Evite os produtos com farelos brancos, (pães, massas, farinhas) esses quando consumido em excesso, geram compulsões alimentares e se tornam gordura no nosso organismo. Consuma os alimentos integrais, e ricos em fibras, proporcionando saciedade por mais tempo.

- Nas festas, atenção redobrada com petiscos, aperitivos e sobremesas, faça preparações de saladas, patês de vegetais e queijos brancos para iniciar, e de preferência as frutas para consumir na sobremesa, outras opções são frozen de iogurte e castanhas.

- Saia de casa alimentado antes de ir a ceia. Consuma iogurte desnatado ou fruta ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos.- Além de inibir o apetite, exercícios físicos são a melhor forma de gastar energia e queimar os quilinhos extras. Mesmo no calor, aposte em atividades moderadas e em horários mais frescos para se exercitar. O suor excessivo faz com que o corpo perca mais água em menos tempo. Então, não se esqueça de hidratar o corpo bebendo muita água. Para quem pretende experimentar os docinhos da ceia, invista na malhação e aproveite a festa sem culpa.
- Tire o foco da comida, o mais importante do natal é estar com as pessoas, é confraternizar. Combinar a ceia para que tenha preparações mais saudáveis e uma boa saída para não se arrepender depois.

- Coma devagar, mastigue bem os alimentos, e privilegie as saladas e refogados, carnes apenas as gralhadas, cozidas ou assadas.

Fonte: Site corpo a corpo por Rita Albuquerque, texto adaptado.

Alimentos e o Sentimento

Buscar conforto na comida para compensar tristezas, frustrações, ou até momentos de alegria e comemoração é uma atitude comum, mas nem sempre a gente percebe que isso está acontecendo. Nessas horas, os alimentos doces e gordurosos, por serem mais saborosos, são os primeiros a serem devorados. “Essa fuga pode até proporcionar algum prazer, mas ele é momentâneo e vem sempre seguido de uma grande frustração” nutricionista Lara Natacci.
Siga estas 5 estrategias para ter controle:

1- Identifique o que faz você comer mais – Faça um diário alimentar, relatando tudo o que ingeriu durante o dia, tomando nota até mesmo dos horários de lanches, refeições e eventuais beliscadas. Coloque também o sentimento que consegue identificar em cada um desses momentos (tristeza, alegria, cansaço..). Ao lado de cada anotação, use uma escala de 0 a 10 para classificar a intensidade da fome, está é uma espécie de exercício de autoconhecimento que vai ajudar a frear os ataques de gula.

2- Liste as atividades que gosta de fazer e substitua as guloseimas por uma delas – Pode ser dançar, passear com o cachorro, ouvir música, andar de bicicleta, escrever, nadar, cantar e por aí vai, procure incluir o maior número possível de opções e quando vier o impulso pela comida, olhe a lista e tente realizar uma delas, com essas trocas você vai perceber que não é fome o que de fato está sentindo.

3- Faça o teste da fome – Levante pela manhã e não tome café. Observe quais são as suas reações quando o apetite desperta. Dor de cabeça, um pouco de tontura, mau humor, fraqueza? Depois desse exercício, quando tiver vontade de comer fora de hora, mas não estiver com uma dessas sensações, a pessoa vai saber que não é fome (esse teste só deve ser feito uma vez).

4- Não armazene guloseimas em casa – O primeiro passo é ir sempre ao supermercado de barriga cheia. Sem os quitutes guardados no armário, vão sobrar itens mais saudáveis e menos gordurosos para se satisfazer num momento de fúria. O risco de exagerar é sempre maior se esses alimentos estiverem ao alcance, você não pode comer aquilo que não comprar.

5- Evite riscar um determinado alimento do cardápio – Na hora de escolher o que comer, inclua sempre um mix de alimentos que fornecem todos os nutrientes de que precisamos, como vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos e proteínas. Estudos provam que restrições severas provocam exageros depois, é aí que entra o famoso efeito sanfona. Não corte radicalmente açúcar ou chocolate, por exemplo, basta diminuir o consumo.
Link
Fonte: site Emagrece brasil por Marcia Melsohn, texto adaptado.

Diferença entre os sucos

Os sucos são importantes, pois refrescam, relaxam, nutrem, fortalecer seu sistema imunológico, dão energia e saciedade, são ricos em vitaminas A e C, beta-caroteno e bioflavonóides, em minerais essenciais como o ferro, fósforo, sódio, potássio, silício, manganês, magnésio, entre outros. São ainda boas alternativas para ingerir frutas e vegetais que não são consumidos adequadamente, além de uma variedade de sabores de sucos de frutas e combinações delas que podem ser formadas, como vegetais, chás e até mesmo ervas aromáticas têm sido utilizadas para produzir os sucos. Você sabe a diferença entre os sucos que bebe? Qual o mais vantajoso, qual a melhor opção? Então confira, abaixo, algumas dicas:
- Pó artificial: esta não é uma boa escolha. Consuma apenas quando as opções seguintes não estiverem disponíveis, pois a maioria das marcas tem uma grande quantidade de sódio e aditivos.

- Concentrado: esta é uma opção de suco encontrado em garrafinhas e que devem ser diluídas em água, sua concentração de água é maior que qualquer outra opção de suco, contendo apenas 10% no máximo do suco de fruta, sendo pobre em nutrientes. Escolha essa opção ocasionalmente, em um dia de correria.

- Caixinha: a embalagem do produto protege seu conteúdo contra a luz e a oxidação, o que dá, ao suco, maior durabilidade. Porém, a maioria dos produtos vendidos são como néctar, ou seja, o suco é diluído em água e permanece com apenas 30% do suco da fruta, além da grande quantidade de açúcar. Mesmo as opções light, que têm a quantidade de açúcar reduzida, são ricas em sódio e esse excesso de sódio favorece a retenção de líquido e aumenta a pressão arterial.

- Polpa congelada: devido ao processo de congelamento da polpa, parte das vitaminas é perdida, cerca de 40%. Mas grande parte dos nutrientes permanecem, sendo assim, uma opção prática e saborosa de consumir o suco, basta bater com em água ou leite e está pronto.

- Natural: feito na hora do seu consumo. Seu consumo não deve passar de 20 minutos após o preparo, para que não perca seus nutrientes. Tanto dentro quanto fora da geladeira, o suco perde principalmente as vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B), que oxidam rapidamente em contato com o ar.

Receitas Natalinas!

Clique na revista para expandir
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário