Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romanoJuvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
Ontem eu tive uma aula super interessante sobre Comportamento Alimentar. Fiquei refletindo sobre muitas coisas que foram faladas. Uma das coisas que mais me marcaram foi que às vezes nem sabemos o que estamos comendo. E é a mais pura verdade, hoje só vemos produtos industrializados e quando vamos ler os rótulos mal sabemos quais são os ingredientes (pq são vários nomes difícies e desconhecidos!).
Mas o que mais me preocupa, são as crianças que estão crescendo nesse mundo louco de industrialização. Muitas crianças não sabem de onde vem o leite, os legumes, frutas e verduras, aliás, poucas sabem reconhecer esses alimentos pelo seu nome. Além disso, a indústria sabe chamar a atenção dos pequenos, seja fazendo embalagens coloridas, com desenhos, brindes, brincadeiras, etc. Quanto a isso, a Legislação tem melhorado bastante, mas nós sabemos que temos um longo caminho a percorrer.
Bom, mas o que fazer diante disso? Eu acho que a principal responsabilidade cabe a nós, profissionais da saúde, aos educadores e claro, aos pais. A educação nutricional se inicia desde pequenininho, e nessa fase, o princial referencial são os pais! Por isso, estimule seu filho a conhecer novos alimentos, permita que ele pegue os alimentos, sinta, cheire! Leve ele à uma feira, mostre a variedade de alimentos que existem, não tenha preconceito com nenhum alimento e estimule que seu filho tenha uma boa relação com a comida!
De maneira alguma estou abolindo os alimentos industrializados, muito pelo contrário, defendo a ideia de que uma alimentação saudável é comer um pouco de tudo, com moderação. A minha intenção é mostrar que podemos fazer muito mais pela nossa saúde e das crianças!
Queria sugerir que vocês assistam um vídeo, onde o Jamie Oliver apresenta alguns alimentos às crianças. Ao mostrar um tomate, as crianças ficam em dúvida sobre do que se trata, e acabam confundindo com uma batata. O trabalho do Jamie é muito interessante, ele percorre escolas tentando conscientizar as crianças, os educadores e pais sobre uma alimentação mais saudável. Vale a pena conferir! Para ver o vídeo clique aqui!
Espero que vocês tenham tido uma excelente Páscoa, um grande abraço!
Potato or Tomato? | Jamie Oliver's Food Revolution
Nenhum comentário:
Postar um comentário