OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 21 de abril de 2012

O que comer em eventos/ocasiões sociais?

O que comer em eventos/ocasiões sociais?

Um dos grandes problemas de quem está seguindo uma dieta, seja para perda ou ganho de peso, são os finais de semana e os eventos sociais que vêm junto, como aniversários, casamentos, jantares, viagens, etc. Claro que ninguém é de ferro, e fugir da dieta não é nenhum pecado. Porém, se isso se torna um hábito freqüente, o programa alimentar pode ser ineficaz.
Aí vão algumas dicas:
Viagens: dependendo do lugar é quase impossível não provar as ‘comidinhas típicas’! Nesse caso, o segredo é: moderação! Agora, se você vai viajar pra algum lugar onde você mesmo fará suas compras de mercado, o ideal é que se mantenha a alimentação habitual.
Praia: hoje em dia a praia tem de tudo, é sorvete, empada, queijo, caipirinha, milho na manteiga, sanduíche, amendoim...enfim, um paraíso de guloseimas.  Fique atento as suas escolhas alimentares! Se optar por sorvete, escolha aqueles a base de frutas, pois contém menos calorias e gorduras. O milho é um ótimo alimento, mas evite colocar a manteiga e sal em excesso. Caso escolha um sanduíche natural, fique atento as condições higiênicas e como o lanche foi armazenado. Evite também o excesso de bebida alcoólica!
Festa infantil: uma das coisas mais importantes é não ficar em jejum o dia todo para ‘aproveitar’ a festinha! Faça suas refeições normalmente antes de ir à festa, pois assim você não chegará morrendo de fome! Isso não quer dizer que você não deve comer nada. Prefira os salgadinhos assados e fique atento a quantidade de refrigerante!
Casamentos: assim como nas festas infantis, tem muitas tentações não é mesmo? O importante é saber equilibrar sua alimentação, sem exageros. Na maioria dos casamentos, tem um coquetel pra dar aquela enganada na fome... pois é, não abuse dos petiscos...lembre-se que ainda tem o jantar/almoço, o bolo, os doces e bem casados! Evite levar mais doces e/ou bem casados para casa, pois se tornam uma tentação!! E claro, não exagere na bebida alcoólica.
Happy hour: essa palavra já lembra uma cervejinha e petiscos. O problema está na cerveja? Eu diria que nem tanto. Mas sim na quantidade de cerveja e principalmente, nos PETISCOOS! Pois geralmente são linguicinha frita, batata frita, frango frito, amendoim, mandioca frita, e por aí vai. O segredo é não deixar que isso se torne um hábito. Tomar uma cerveja ou comer uma fritura às vezes não é proibido. É o que eu sempre digo: não tem nenhum alimento proibido se você souber moderar!
Nunca deixe de aproveitar essas ocasiões porque está de dieta, e nunca deixe que essas ocasiões atrapalhem sua dieta. É possível conciliar as duas coisas sem sacrifício!
BE HAPPY J

Nenhum comentário:

Postar um comentário