OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Advogado emagrece mais de 30kg e vira exemplo para o próprio pai

Hélio, que não praticava exercícios com regularidade, chegou a pesar 109kg. Após incentivo da família, entrou em forma e hoje pratica triatlo

montagem Minha História, Eu Atleta 230 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) Por Rio de Janeiro

Em menos de um ano, Helio conseguiu entrar em
forma e ainda passou num concurso público.
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
"Meu nome é Hélio da Silva Amaro Júnior, tenho 35 anos, sou advogado e moro no Rio de Janeiro. Antes dessa mudança radical, eu praticava corrida de rua desde 2009, mas sem muito compromisso com treinos, alimentação ou regularidade.

 Participei de algumas provas, frequentei academia, mas nunca me dedicando a treinar e melhorar. Comia o que me dava na telha e sempre saía para rodízios e chope com minha esposa e amigos.

Quando saí do meu último emprego, em janeiro de 2011, concluí uma prova com um tempo muito aquém do que estava fazendo, sem ter conseguido correr todo o percurso. Depois disso, decidi que não podia mais continuar assim.
Euatleta header decidi mudar (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Minha família criticava muito o meu peso e achou ótima a mudança"
Hélio da Silva A, Jr
Como eu e minha esposa já havíamos fechado um cruzeiro marítimo para fevereiro do mesmo ano, decidi que após a viagem mudaria meus hábitos, entrando numa academia com personal trainer para perder peso, além de começar a estudar para provas de concurso público. Minha esposa também se sentiu motivada e concordou que era hora de mudança.
Quando decidi por essa mudança, entrei em contato com um amigo que é professor de Educação Física e combinei que assim que chegasse da viagem entraria na academia. Dito e feito. Cheguei numa sexta-feira do cruzeiro e na segunda-feira estava na academia para iniciar. Quando fiz minha avaliação, meu peso era de 108,40kg. Ele me indicou uma nutricionista e no final de fevereiro já estava na academia e seguindo uma dieta.
Minha família criticava muito o meu peso e achou ótima a mudança. Meus amigos sabiam que passariam a contar menos com minha presença, pois deveria evitar a alimentação que estava acostumado a consumir nas saídas com eles. Mas sem sombra de dúvidas, minha maior incentivadora e meu maior apoio foi minha esposa, que dois meses depois já estava na nutricionista também, assim como na academia, além do pilates que já frequentava.
Galeria - Hélio da Silva Amaro Junior, Eu Atleta  (Foto: Arquivo Pessoal)
No início do processo achei que não duraria muito nessa rotina, mesmo tendo perdido nove quilos em três meses. Continuava frequentando a academia com personal e participando das corridas de rua, vendo meus resultados melhorarem a cada dia. Resolvemos fazer outro cruzeiro no final de 2011, mas eu e minha esposa nos comprometemos a não exagerar nas comidas e bebidas. Conseguimos controlar nossa alimentação, mesmo quando viajávamos, e cada mês que passava tínhamos melhores resultados, além da necessidade urgente de trocar o guarda roupa por tamanhos menores.
No final de 2011 já estava pesando 92,40 kg e já tinha conseguido baixar meu tempo em corridas de 5 km de 45min49s (Circuito do Sol em 09/01/2011) para 27min31s (Corrida Eu Atleta 10K Rio, 13/11/2011). Para melhorar, tinha sido aprovado em um concurso público.
Euatleta header encontrei apoio (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Eu e minha esposa fizemos o cruzeiro no ano novo e, para surpresa de todos, conseguimos manter nossa alimentação, além de frequentar várias atividades físicas no navio. Nesse processo todo sempre tive medo de não aguentar a rotina de treinos e reeducação alimentar mas, com o incentivo da minha esposa e muita dedicação, consegui continuar até hoje. Curioso que apesar desse medo de não continuar com a rotina, nunca pensei em desistir.
Depois que consegui baixar meu tempo nos 5km para 25min05s (Circuito Light Rio Antigo em 13/05/2012), decidi que deveria começar a ter novos desafios que me incentivassem a continuar. Então, comecei a ler o livro "Devoção", sobre o pai que, por vontade do filho que teve problemas no nascimento e não podia se locomover, começou a fazer corridas de rua e hoje em dia participa de provas de maratona, triatlo e até ironman. O livro foi de uma motivação enorme para mim e comecei a pensar como seria fazer um triatlo.
Euatleta header grande desafio (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Continuei frequentando a academia e já reeducado com minha alimentação. Lembrei que tinha uma bicicleta que ficava na casa de praia dos meus pais. Em junho de 2012, fui buscá-la, e comecei a pedalar junto com um amigo de infância – que foi também bastante importante nesse processo, pois acordava bem cedo para pedalar junto comigo. Depois de dois meses pedalando e por incentivo desse vizinho, entrei na natação e comecei também a nadar, mas sem seguir nenhum treinamento específico. Então, lembrei de um professor de Educação Física que conheci no último cruzeiro e que tinha me adicionado em uma rede social e que postava sempre fotos sobre provas de triatlo e duatlo que fazia. Entrei em contato com ele, que me sugeriu comprar uma bicicleta mais apropriada para começar a treinar. Comprada a bicicleta, em setembro de 2012 comecei o treinamento tendo como prova alvo o triatlo curto do Rio Triathlon em 15/11/2012. Desde então tenho me dedicado muito ao treinamento para essa prova, pedalando, nadando, correndo e malhando alternadamente todos os dias da semana. Participei de uma prova de aquathlon (natação e corrida) e me apaixonei mais ainda por essa combinação de esportes.
Acho que no fim das contas, sempre que alcanço um objetivo arranjo outro. Nesse período de transformação, baixei meu tempo nos 5 km, nos 10 km, fiz minha primeira meia maratona, baixei meu tempo na meia maratona, descobri o triatlo e cada dia percebo que um objetivo alcançado me faz criar um novo. Me dá um grande prazer estar sempre buscando melhorar. Depois de competir o short triatlo em novembro, pretendo tentar o triatlo na distância olímpica e, quem sabe mais para frente, me arriscar numa maratona e em um ironman.
Euatleta header aprendi (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Minha História, Hélio da Silva Amaro Junior, Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Hélio pretende participar de uma maratona e um
ironman (Foto: Arquivo Pessoal)
Aprendi principalmente depois da leitura do livro "Devoção" que nada é impossível para ninguém. Cada vez que penso em desistir de um treino, penso naquele senhor nadando com um bote amarrado na cintura com seu filho dentro, pedalando com o filho numa cadeira à frente da bicicleta e depois ainda empurrando uma cadeira e correndo, para felicidade do filho. Nessa hora, todo pensamento negativo sai na hora da minha cabeça.
Mas em toda essa transformação a melhor coisa que aconteceu foi quando em uma conversa com meu pai e meu irmão, eles comentavam sobre meu peso e sobre tudo que venho fazendo ultimamente. Ouvir meu pai falando, “você está mais do que certo. Eu quando tinha sua idade tinha que ter feito isso também”, foi simplesmente maravilhoso. Ouvir isso de alguém que tenho como exemplo de vida e de pessoa que ele poderia ter feito como estou fazendo. Além de fantástico, me motiva cada vez mais a continuar treinando e buscar novos objetivos.
Acho que o conselho que posso compartilhar com todos é: NADA É IMPOSSÍVEL. O impossível é apenas temporário".


Nenhum comentário:

Postar um comentário