A presença de transtornos psicológicos não é necessária para o surgimento da obesidade, porém a obesidade pode estimular o aparecimento de tais transtornos.
É comum que o sobrepeso traga inúmeros prejuízos na vida social, profissional, afetiva e sexual das pessoas e é fácil entender porque muitos obesos apresentam sintomas psicológicos graves, tais como depressão e ansiedade.
Estes sintomas por sua vez podem produzir uma fome de caráter incontrolável ou insaciável e levar ao comer compulsivo fechando um círculo vicioso, pois o alimento atua como "um consolo" nos momentos de dificuldades.
É conhecido também que os conflitos psicológicos influenciam negativamente no resultado do tratamento para emagrecer.
Infelizmente, muitas vezes, o sobrepeso e a obesidade são tratados de maneiras superficiais e inadequadas, levando o indivíduo a desacreditar na sua capacidade de emagrecer e alcançar uma vida mais feliz e saudável.
No tratamento dessas afecções é fundamental que os aspectos emocionais sejam diagnosticados e elaborados de forma eficiente e correta por profissionais capacitados, tais como psicólogos e psiquiatras.
O objetivo da psicoterapia para emagrecer é proporcionar ao paciente acolhimento, compreensão, orientação e auxílio no curso do tratamento que está realizando.
Visto que o processo de emagrecimento é gradual é extremamente importante que o paciente possa contar com um profissional qualificado e empático, que irá ajudá-lo a lidar com seus comportamentos, sentimentos e emoções negativas que frequentemente fazem parte do quadro clínico.
O fortalecimento das características positivas do paciente assim como o estímulo de novas maneiras de reagir aos fatores estressores que desencadeiam o comer excessivo são alguns dos benefícios da psicoterapia para emagrecer.
http://www.clinicaemagrecer.com.br/Tratamentos.aspx?id=103
É primordial ao processo de emagrecimento ! Beijo.
ResponderExcluirOi Ivana, concordo em genero, numero e grau com você. Um abraço! Marta Mendonça
ResponderExcluir