OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Depois de emagrecer 28kg em 1 ano, professora treina para meia maratona


- Atualizado em

Evelyn, que pesava 99,3kg, se apaixonou pela corrida de rua após contar com a ajuda de uma assessoria esportiva e se exercitar na areia

Por Rio de Janeiro

euatleta - header minha história (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Evelyn, à dir. em junho de 2011. com 99,3kg, e à
esq. com 26,2kg a menos, em setembro de 2012
(Foto: Arquivo Pessoal)
Evelyn Lima, Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal) Meu nome é Evelyn Lima, tenho 33 anos e moro no Rio de Janeiro. Sou graduada em Jornalismo e tenho licenciatura em Dança, mas exerço a carreira do bailado desde os meus 2 anos, e não sei viver sem essa vida de aulas e ensaios.

Sempre fui aquela gordinha que dançava muito. Desde criança minha vida era rodeada de endocrinologista, torradas, frango grelhado, alface e até mesmo remédios para emagrecer. 

Uma loucura! Um sufoco sem fim (pelo menos era o que eu achava). Quando pequena, não levava as dietas a sério e não conseguia manter uma alimentação saudável. 

Sanduíches, refrigerantes e doces eram os meus melhores amigos. Já jovem, depois de sofrer (e muito) com uma gastrite, resolvi batalhar por uma alimentação mais saudável. Só que não adiantava comer legumes, verduras, grelhados e frutas se eu não tinha uma rotina de horário. Ficava horas sem comer e quando comia... Ufa... Comia! Claro, né... Estava com fome! Com uns 20 e poucos anos resolvi mudar, fiz mais uma dieta maluca, e perdi muito. Só que não preciso falar que não foi nada saudável!

Já muito magra, perdi minha avó! Uma grande ruptura na minha vida! Muita coisa mudou. A Evelyn de antes, não existia mais. Tentava amenizar a saudade e a tristeza na comida! Quando a ficha caiu, ao perceber o quanto estava acabando com minha vida, tentei mais uma vez mudar, mas a falta de rotina na alimentação e de uma atividade bem pesada dificultavam o meu emagrecimento.
Na verdade, não eram só esses dois fatores! Eu precisava mudar a minha cabeça. Eu estava numa zona de conforto e não sabia (ou não queria) sair dela. Estava tão acomodada com a situação! euatleta - header minha história mudança (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Eu buscava amenizar as minhas tristezas através da comida"
Evelyn Lima
Em junho de 2011, a pedido do meu melhor amigo Renato, marquei uma consulta com seu médico, Dr. Sérgio Henrique. Estava com algumas dores musculares e, segundo o Renato, o Dr. Sérgio iria me ajudar. Já na primeira consulta, ouvi do Dr. Sérgio: “Minha querida estou vendo aqui que você é capricorniana. E que mulher é essa que está na zona do conforto e não quer sair? Você precisa ser desafiada. Desafie-se!”.

Sai de lá pensativa, aquilo mexeu comigo! Mas foi somente em outubro que a ficha caiu! Percebi que os desafios não estavam relacionados ao meu trabalho e sim na minha vida pessoal. Eu precisava cuidar de mim, me colocar em primeiro lugar na minha vida, me amar de verdade! Percebi que o desafio também estava em perceber que eu precisava de ajuda e que só, eu não chegaria a nenhum lugar. euatleta - header minha história desafio (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Procurei o Vigilantes do Peso, no dia 4 de outubro 2011 e lá o grande susto... Meu peso qual era? 99,3kg! Uau... Como não vi isso! Até porque não me via naquele peso. Não tinha dificuldades em realizar minha profissão, sempre fui uma pessoa ativa, cercada de atividades. Mas agora não era mais o momento de lamentações. Encarei a "guerra". fui à luta!

De outubro até 28 de dezembro (data da última pesagem do ano), eu já havia eliminado (nada de perder, pois quem perde pode voltar a ganhar um dia) 10,5kg (e olha que passei o meu Natal em Campos de Jordão e não engordei). Com esses quilos a menos, percebi que se eu continuasse determinada eu iria longe. Mas eu precisava voltar a malhar. 

Foi aí que vi no último "Esporte Espetacular" do ano uma matéria sobre atividade física na praia. Peguei-a no final, mas a Internet está aí para nos ajudar. Com o nome da assessoria esportiva nas mãos, fui procurá-la. Circuito da Praia, esse era o nome! Troquei e-mail com eles e logo na primeira semana de janeiro, estava eu lá na Praia do Flamengo (zona sul do Rio de Janeiro) sendo bem recebida pelos professores Thiago Porrozzi e Felipe Marinho. Circuitão na praia com vista para o Pão de Açúcar. O que mais eu queria? Queria mais, muito mais!!
Minha História - Evelyn Lima galeria (Foto: Arquivo Pessoal)
Em fevereiro, já com 11,7kg a menos, eles divulgaram as inscrições para o Circuito das Estações. Perguntei a eles se eu conseguiria fazer, e eles me apoiaram. A partir daí, comecei a treinar no asfalto. Lembro-me da emoção de correr os primeiros 1.600 metros! Parecia uma criança ganhando brinquedo novo. E logo eu que tinha trauma de corrida. Com 8 anos de idade, resolvi correr no play do prédio e caí. Resultado da queda: os dois braços engessados!! Momento inesquecível!!
Enfim chegou o grande dia. Em março, a primeira corrida de 5km. Abusada, né? Não!! 

Determinada!! Completei a prova e estava muito bem, feliz e plena. Naquele momento, o bichinho da corrida me mordeu! Que sensação maravilhosa quando depois de muito treino, cruzamos a linha de chegada. Indescritível! De março até setembro já foram 20 corridas, entre elas algumas de 5 km no asfalto e misto (areia e asfalto), 7,5, 8,10km no asfalto e misto e 14 km!! Pois é....Cheguei aos 14 km e com o grande apoio da minha mãe, que sempre está na torcida e na linha de chegada para me receber, dos meus amigos queridos e do meu treinador Thiago.
euatleta - header minha história desafio (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Vejo que cada treino, cada corrida é um novo desafio. As corridas nunca são iguais, até quando você faz o mesmo percurso todos os dias. Cada uma tem uma emoção diferente. Não me esqueço do dia que corri pela primeira vez na avenida Perimetral (no centro do rio)! Subidinha danada, mas com um visual fora de série!!

Cada momento que colocamos os nossos tênis para correr é um novo desafio quee precisa ser visto e curtido como um momento único. Dificuldades todos possuem, mas não devem ser vistos como obstáculos que não podem ser superados. Somos nós que colocamos barreiras na nossa vida e cabe somente a nós retirá-las!euatleta - header minha história compartilhar (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Evelyn Lima, Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal) 
Evelyn em duas corridas  
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
No dia 10 de outubro, me pesei e conferi que eliminei o total de 28kg! Estou pesando, atualmente, 71,3kg! Uma vitória! Ainda quero eliminar cinco quilos, mas com calma, pois assim conseguimos tudo que desejamos.

Hoje, já corro 18km. Há cerca de dois meses, junto com meu treinador Thiago Porrozzi, me dedico para a minha 1ª Meia Maratona (21 km), que será do Circuito Athenas, no próximo dia 21 de outubro.
O medo e a insegurança, quando batem, não os deixo entrar na minha vida. Para mim, eles só servem de estímulos para que eu batalhe cada vez mais pelo que eu desejo. O limite quem coloca sou eu! E quero cada vez mais! Quero correr, correr, correr. Sentir o vento bater no rosto e perceber que todos os problemas são pequenos diante a minha força!

Rumo aos 21 km, pois EU QUERO, EU POSSO, EU MEREÇO E EU CONSIGO! E você também! Então levante-se e vamos mudar!

Um comentário: