Saudações! Hoje venho trazer algumas dicas para turbinar os pensamentos de quem está querendo emagrecer. Algo que parece muito complicado pode se tornar simples e que depende de bons objetivos e o reconhecimento de cada passo dado!
1.
Devagar e com determinação: não tenha tanta pressa, mas tenha determinação. Se você demorou anos pra acumular peso não é de um dia para outro que irá perdê-lo.
2. Seja firme e evite: fuja dos alimentos açucarados e das frituras. Cuidado com as massas (pães, bolos, macarrão), refrigerantes e sorvetes, pois eles não combinam nada com emagrecimento e só atrasam a chegada e a conquista do objetivo de emagrecer.
3. Seja constante e aprecie: frutas, hortaliças e leguminosas. Elas existem com tanta diversidade que fica fácil escolher. Monte pratos com alimentos coloridos e se possível, opte por alimentos integrais. Além de vitaminas, sais minerais e nutrientes ideais, esses alimentos contém mais fibras, auxiliando o trânsito intestinal e até reduzindo o colesterol. Além disso, beba água com freqüência para auxiliar na hidratação do corpo.
4. Dieta, regime e maus hábitos: não se usa a palavra “regime” (dá idéia de tortura). A palavra “dieta” é usada para especificar o conjunto de alimentos que as pessoas comem em suas rotinas. Não existem dietas milagrosas para emagrecer, esqueça isso! A maioria das pessoas que faz algum tipo de dieta milagrosa por um tempo acaba voltando ao seu real peso com o indesejável “efeito sanfona”. Não vamos falar que emagrecer é se submeter a dietas rigorosas e que exigem sofrimento e sim, queemagrecer é mudar hábitos, é optar por uma vida saudável. Hoje você pode até não aceitar comer algum tipo de alimento, mas em pouco tempo você pode passar a aceitá-lo e a ter grande satisfação em colocá-lo à mesa.
5. Negocie com você mesmo(a): faça trocas alimentares saudáveis, substitua gradualmente o que te faz mal e o que não é saudável por alimentos de melhor qualidade. Exemplo: permita-se trocar um pedaço de bolo por uma porção de frutas ou um alimento frito por um assado. A soma de pequenas atitudes pode trazer grandes transformações ao longo do tempo.
6. Controle os impulsos: impulsos e atitudes repentinas desviam metas e objetivos. Não desconte sua ansiedade, medo e frustrações na comida. Quando aquele alimento que é uma tentação invadir seus pensamentos, examine a situação 1, 2, 3 ou quantas vezes for preciso. Concentre-se e reflita se vale a pena sair da sua dieta e desperdiçar todo o seu trabalho em emagrecer por conta dele. Torturar-se também não é bom, permita-se comer algo que gosta de vez em quando. Discipline-se aos poucos e verá o quanto será fácil no futuro controlar seus impulsos.
7. Pratique exercícios regularmente: os exercícios potencializam o efeito da dieta e trazem inúmeros outros benefícios para o corpo, auto-estima e auxiliam muito a se ter uma vida saudável.
8. Menos estética e mais saúde: se você se acha feio(a) ou gordo(a) não faça disso o principal motivo da sua busca pelo emagrecimento. Um corpo saudável e em forma é o resultado de uma série de cuidados. Cuide de você, zele pela sua saúde, tenha hábitos saudáveis, pratique o hábito da leitura, estimule seu cérebro com atividades criativas e benéficas. Com isso o seu corpo lhe recompensará e você se sentirá em forma, com melhoria na qualidade da pele, com maior disposição, maior facilidade de concentração. Você se sentirá mais amistoso(a) em suas relações intrapessoais! Lembre-se que a real beleza é o autoconhecimento que equilibra nossas ações.
9. Persistência: saiba aonde quer chegar, tenha objetivos bem definidos e dê o máximo de si mesmo para realizá-los, mas lembre-se de ser maleável com você mesmo. Nem sempre conseguimos tudo o que queremos da primeira vez que tentamos, pois pode ser que surjam obstáculos pelo caminho: o importante é ser maleável e usar a ponderação. Esforce-se o máximo que puder e não desista! Se sentir que precisa de auxílio, procure sua família ou um especialista, mas lembre-se que pra tudo há uma solução.
10. Ame-se: o amor próprio pode ser um grande aliado para aproximar-se da saúde. O auto-cuidado deve ser o foco para uma dieta bem sucedida.
Desejo sucesso para quem quer emagrecer e uma boa saúde a todos!
[Autora: Isis Moreirã]
Você está passando por uma fase da sua vida em que acabou de realizar uma prova, visando alguma realização pessoal? Como, por exemplo, prestando vestibular, mudança de emprego ou um teste na empresa para subir de cargo. Leia essas dicas:
1. Respire fundo, afinal nada que fizer agora poderá mudar o resultado que está por vir.
2. Lembre-se que se o resultado for a aprovação, você atingiu o seu resultado e, caso contrario, ao invés de arranjar culpados, procure focar nas soluções.
3. Seus resultados atuais são frutos daquilo que você fez nos últimos anos. Se não está feliz com eles, você pode mudar e fazer diferente.
4. Cuidado para não ficar se culpando por não ter atingindo o resultado desejado de imediato. Ao invés disso, pense que ainda existem outras possibilidades.
5. Determine para você mesmo que independente do resultado, você pode ainda realizar aquilo que tanto deseja. Use este tempo para praticar mais.
6. A aprovação é sinal que você fez as coisas corretamente. A reprovação é sinal que você ainda não fez as coisas certas.
7. Sintonize o melhor de você e continue construindo a sua vida. Com ou sem esta realização, ela vai continuar e outras oportunidades novas surgiram.
Dicas motivacionais para pessoas que tentam emagrecer, realizam ou já realizaram inúmeras dietas e não conseguem chegar ao seu peso ideal:
1. Defina um objetivo a ser atingido (quanto você deseja pesar)
2. Estabeleça uma meta (em quanto tempo)
3. Você acredita que é capaz de atingir esse resultado? Você não será capaz de realizar aquilo que não acredita.
4. Você sabe quais serão as vantagens em atingir seus objetivos. Cuidado com as expectativas. Lembre-se: você está emagrecendo para ser mais saudável, não para receber mais elogios.
5. Consegue se imaginar com o peso desejado? Exercite a visualização. Nosso cérebro não consegue realizar aquilo que não consegue conceber.
6. Crie a visão de um futuro irresistível estando magro. Quais são as coisas que você poderá fazer com mais satisfação e alegria?
7. Verifique o que falhou nas suas outras dietas. O que fez com que você desistisse, e porque agora será diferente.
8. Ao invés de arranjar culpado, encontre um caminho, faça parte da solução.
9. Lembre-se: O que causa obesidade não é apenas o que você come e, sim, porque você come.
10. Quando estiver na frente do próximo prato de comida, seja doce ou salgado, pergunte-se: estou comendo comida ou frustração.
11. Verifique se está comendo porque sente fome, com culpa ou por carência afetiva.
12. Na sua próxima refeição, pergunta-se quem está no comando, você ou a comida.
13. Coma para viver, evite viver para comer. Comer é uma grande fonte de satisfação e prazer. Quando essa relação de prazer se torna um mecanismo para compensar nossas carências e frustrações criamos uma relação perigosa com a comida.
14. Mais que emagrecer o maior desafio é manter-se magro. Treine sua mente para aceitar essa imagem.
15. Tome a decisão de assumir o controle da sua vida e, ouse fazer da sua vida, uma vida extraordinária.
Como Emagrecer – Motivação e Mentalidade
Ter sucesso em qualquer programa de emagrecimento requer mais do que o seguimento das regras nutricionais, requer estar no estado de espírito certo. Todas as nossas acções são governadas pelos nossos pensamentos. Se é verdade que os pensamentos criam a realidade, então é obrigatório criar um ambiente que vai apoiar um plano de refeições que garante o sucesso para emagrecer rápido. Limpe a Sua Mente
Para ter sucesso no emagrecimento você têm de limpar a sua mente de todas as informações e exageros dos media. Isto quer dizer que não deve acreditar em tudo o que ouve dos chamados “especialistas” em saúde e nutrição que aparecem na televisão, na rádio, nos livros e especialmente nas revistas.
Esqueça todas as dietas que já experimentou e lembre-se que o que ensinamos aqui é diferente das dietas milagrosas para emagrecer, o programa que ensinamos aqui vai ajudar você a perder peso de forma permanente enquanto melhora a sua saúde em geral. Se os velhos hábitos lhe trazem à mesma situação – excesso de peso, falta de saúde e infelicidade – então tem de mudar a forma como enfrenta o problema.
Acredite no Que Faz
Para ter sucesso a emagrecer você precisa de acreditar em você mesma. Pode mudar os hábitos. Pode sentir-se bem. Pode mudar o estado da sua saúde e do seu peso.
Esqueça todas as dietas que já tentou. Este é um dia novo e uma nova forma de encarar as coisas. Desta vez o objectivo é a saúde em geral.
Quando você começa a fazer uma mudança de estilo de vida, vai encontrar pessoas que tentam sabotar os seus hábitos saudáveis para se sentirem melhores. Você sabe das pessoas de quem estou a falar – aquelas que dizem, “Oh, só um não te vai fazer mal.” ou dizem “Comer assim não é maneira de viver.” Vamos lá ver: sentir-se mal todos os dias, por a saúde em risco ao por quilos de gordura no corpo, não ter a capacidade de pegar nos filhos ou nos netos e evitar certas actividades por ter limitações físicas ligadas à obesidade é que não é forma de viver. Você deve acreditar na sua nova forma de viver e naquilo que está a fazer por si própria… e não deixe que ninguém diga o contrário.
Eliminar Pensamentos Negativos
Tal como acreditar nos seus objectivos é muito importante libertar-se dos pensamentos negativos. Se você já pensou “Mas o que é que adianta? Eu vou ganhar o peso de volta à mesma!”. Pare logo ai! Você já acabou com o jogo das dietas para emagrecer. Esses pensamentos negativos são pensamentos da pessoa que você era antigamente, não são os pensamentos de pessoa nova que você é, mais saudável e mais positiva.
No momento que você estiver a pensar, “Eu sei que vou falhar,” deve dizer “Eu sei que posso mudar os meus hábitos alimentares e a minha vida com sucesso!”.
Se você repetir esta frase pelo menos 5 vezes por dia ou utiliza essa frase para substituir qualquer pensamento negativo, eu garanto que você se vai começar a sentir mais positiva e mais confiante sobre os seus esforços de conseguir ter um estilo de vida novo.
Comprometa-se a Fazer o Trabalho
Pense no maior objectivo que já conseguiu alcançar. O que é que foi preciso para atingir esse objectivo? Meses de horas extra para conseguir uma promoção no trabalho? Horas a ajudar o seu filho a aprender alguma habilidade nova? Anos de treino para ter sucesso num desporto ou num hobby? Atingir um objectivo requer muito trabalho, compromisso e dedicação. Atingir os seus objectivos de saúde e de estilo de vida requer trabalho. Mas através de experiências anteriores você sabe que pelos resultados vale a pena.
Criar Objectivos e Afirmações Positivas
Antes de começar a implementar as dicas de alimentação e de estilo de vida que falamos aqui, escolha 3 afirmações que lhe ajudam a sentir-se melhor. Repita estas afirmações pelo menos 5 vezes por dia – não precisa de dizer alto, basta dizer as frases no pensamento – talvez de manhã enquanto escova o cabelo, no carro enquanto vai para o trabalho, à tarde enquanto vai para casa e à noite antes de ir dormir. Quanto mais vezes disser, melhor. Estas afirmações vão fazer você sentir-se melhor e assim fica motivada para manter os seus novo hábitos alimentares.
Imagine como se vai sentir bem quando diz afirmações como estas ao longo do dia:
- Eu sou uma pessoa confiante, disciplinada e consigo atingir qualquer objectivo.
- Comer alimentos frescos e completos faz-me sentir melhor e ficar mais bonita.
- Amo a minha vida, cada dia é uma bênção.
A melhor forma de escolher as suas afirmações é escolher 3 ou mais objectivos e depois torna-os em afirmações positivas. Por exemplo, se um dos seus objectivos é ter mais tempo para fazer exercício, então uma das suas afirmações positivas pode ser “Eu tenho tempo suficiente no meu dia para tratar da minha saúde.”
Escolha três objectivos pessoais importantes e crie três afirmações positivas para si. Depois de escolher essas afirmações, deve escrevê-las num cartão e andar sempre com esse cartão.
O meu cartão de afirmações está na minha carteira. Eu não mostro o meu a ninguém, mas quando eu tenho pensamentos negativos durante o dia, pego no cartão e repito as minhas afirmações as vezes que forem necessárias para sair dessa mentalidade negativa.
Eu também repito as minhas afirmações quando acordo e antes de me deitar. Desta forma, eu começo e acabo o meu dia com uma sensação positiva e inspirada.
Acredite quando lhe digo que sem as afirmações positivas a minha jornada para a boa saúde não teria sido possível. Isto foi o que me ajudou a mim e a milhares de pessoas a atingir os seus objectivos.
por Nutricionista Mônica Araújo Espinheira - CRN5 2377
Atualmente uma parcela considerável da população possui o objetivo de perder peso, seja por estar insatisfeita com o seu corpo, ou até mesmo para melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo o aparecimento de doenças que estão associadas com um peso elevado, como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, doenças ortopédicas dentre outras.
Para isto realizam dietas por conta própria, sem acompanhamento de um
nutricionista, e acabam comprometendo o seu estado de saúde, pois limitam muito o consumo de determinados alimentos o que acarreta em carência de nutrientes essenciais ao nosso organismo.
Desta forma, emagreça de forma saudável, com as dez dicas listadas abaixo:
1. Tenha uma alimentação balanceada e variada consumindo os alimentos de todos os grupos alimentares: grupo dos cereais, pães, tubérculos; grupo das frutas; grupo das verduras e hortaliças; grupo do leite e derivados; grupo das leguminosas; grupo das carnes; grupo dos doces e gorduras. Lembre-se sempre que cada grupo destes fornece nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Não elimine nenhum dos alimentos dos grupos citados;
2. É importante, que você analise a qualidade dos alimentos que está consumindo. Ou seja, prefira sempre os alimentos preparados de forma cozida, assada ou grelhada. Nada de fritura!
3. Faça uso de cereais integrais, como farelo de aveia, fibra de trigo, linhaça, gergelim, dentre outros, em preparações como vitaminas de frutas, iogurtes, sucos de frutas ou até mesmo sobre as próprias frutas. Estes cereais integrais, possuem boa quantidade de fibras, que são essenciais para quem quer perder peso, pois estimulam a saciedade, controlando o consumo alimentar;
4. Faça uso de leite e derivados magros. Dê preferência ao uso de leite e iogurte desnatado ou light e prefira queijos do tipo ricota e minas frescal. Estes alimentos possuem menor quantidade de gordura, desta forma você consome estes alimentos que são fontes de proteínas para o nosso organismo, sem estar consumindo muita quantidade de gordura;
5. Realize de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã (desjejum), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nos lanches dê preferência ao consumo de frutas, caso esteja na rua ou no trabalho prefira as frutas de fácil transporte como maçã, pêra, tangerina, laranja, banana, ameixa fresca, dentre outras;
6. No almoço, capriche no consumo de saladas, principalmente as cruas, pois estas exigem mais mastigação, estimulando a saciedade. Prefira o consumo da salada antes das outras preparações. Varie bastante no tipo de salada consumida.
7. Beba bastante líquido durante o dia. Faça a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia entre as refeições. Lembre-se que a sede é um dos primeiros sintomas de desidratação, portanto beba água antes de sentir sede.
8. Se movimente! Para perder peso, é necessário que o seu organismo aumente o gasto de energia, e isto pode ser alcançado através da prática de alguma atividade física. Procure um profissional especializado que possa estar te indicando o tipo de atividade física adequada para você.
9. Não coma com pressa. Realize uma mastigação adequada, corte os alimentos em pequenas porções e mastigue-os bastante, esta prática melhora a sensação de saciedade, porque o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite;
10. Não verifique o seu peso diariamente, mas sim semanalmente. Se pesar várias vezes cria uma ansiedade, que pode aumentar o seu consumo alimentar.
Siga estas dicas e boa sorte!
http://www.anutricionista.com/10-dicas-para-emagrecer-de-forma-saudavel.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário