OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 25 de fevereiro de 2012

Descubra os 10 Erros Cometidos por quem Quer Emagrecer!

Descubra os 10 Erros Cometidos por quem Quer Emagrecer!

por Nutricionista Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602

PesagemEm véspera de datas festivas como no final do ano, o desejo em perder alguns quilinhos é praticamente unânime, e notícias sobre nutrição circulam por toda parte,  como na TV, jornais, revistas e internet. Acredito que todos sabemos os passos básicos para uma alimentação saudável e perda de peso,  como aumentar o consumo de frutas, verduras,  grãos integrais, e por este motivo decidi comentar hoje sobre os principais erros cometidos por quem quer emagrecer.
1-) Confundir fome real com fome emocional (causada por ansiedade, tristeza, alegria, etc.). A fome real,  geralmente aparece após 3 horas de uma refeição, já a fome emocional vem a qualquer momento. A fome real vai aumentando de forma gradativa, diferente da fome emocional que vem de repente. A fome real pode ser temporariamente saciada com líquido, já a fome emocional não. Quando estamos com fome real qualquer alimento é bem aceito, já a fome emocional é bem seletiva.
2-) Fazer compras com fome: consequentemente a compra com itens supérfluos será maior.
3-) Fazer dietas restritivas: é muito comum, pacientes que desejam perder peso rapidamente para alguma festa ou viagem, procurarem este tipo de dieta, que consiste basicamente em consumir poucas calorias. Na grande maioria das vezes, a quantidade  calórica consumida é menor do que o metabolismo basal (quantidade mínima de calorias para um bom funcionamento do organismo). Esse tipo de dieta até pode provocar uma perda de peso inicialmente, mas o cumprimento dessa dieta não será por muito tempo e após esse período de privação ocorre o que chamamos de compulsão alimentar (consumo “descontrolado” de alimentos), que irão ocasionar o ganho de peso, muitas vezes superior ao peso inicial, além do mal estar que este tipo de dieta poderá ocasionar como tontura,  fraqueza, irritação, etc.
4-) Fazer dietas sem carboidrato: outro erro comum é a retirada de carboidratos da alimentação. Os carboidratos são fontes essenciais de energia para o corpo e devem representar cerca de 50-70% da nossa alimentação. O que muitos não entendem é que o carboidrato, assim como as proteínas e gorduras, não irão proporcionar o ganho de peso, mas sim a quantidade de calorias ingeridas a mais do que a necessidade diária.
5-) Comer rápido: além de ingerir mais alimentos (até que a fome seja saciada), a má mastigação prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes.
6-) Ficar longos períodos sem se alimentar: muitos ainda acham que é necessário ficar sem comer para perder peso. Realmente, se você ficar dias sem comer, alguns quilos poderão ser eliminados. Mas ficar longos períodos sem se alimentar, provoca uma queda no metabolismo a fim de poupar energia, já que não tem energia sendo ingerida; outra consequência, é o aumento da fome (e então, será necessária uma quantidade maior de alimentos para saciar esse longo período sem se alimentar).
7-) Achar que alimentos considerados saudáveis não engordam: os exemplos mais comumente ingeridos em grandes quantidades são: os azeites, o queijo branco, a granola e o pão integral. Mesmo alimentos saudáveis como os citados, tem calorias, e o excesso de calorias leva ao ganho de peso.
8-) Não estipular regras para o consumo de determinados alimentos: como doces, refrigerantes, frituras, petiscos somente aos finais de semana (lembrando que o final de semana é só sábado e domingo).
9-) Escolha alimentar inadequada: mesmo que em pequena quantidade alguns alimentos, principalmente as gorduras e o ácool tem um valor calórico maior, enquanto 1 grama de carboidrato ou proteína contém 4 kcal, as gorduras contém 9 kcal e o ácool 7 kcal. Portanto, um simples bolinho de queijo frito pode representar um alto valor calórico.
10-) Falta de força de vontade: primeiramente quem realmente deseja emagrecer não espera a segunda-feira chegar; e em segundo lugar, o seu objetivo deve ser maior do que a primeira festa ou evento que apareça.
E é claro, depois de todas estas falhas, responsabilizar os pais, o namorado(a) ou a nutricionista, pelo não sucesso e não cumprimento de um plano alimentar saudável.
Fonte:  ANutricionista.Com - Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602 - Nutricionista em Piracicaba.

Referências Bibliográficas:
Coutinho W.F., Monteiro J.B., Sichieri R. Recomendação de alimentação e Nutrição saudável para a população Brasileira. Arq Bras. Endocrinol. Metab. v44. n3, 2000.

Panza V.P., Coelho M.S., Pietro P.F., Assis M. Al.Al., Vasconcelos F. A.G. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Rev Nutri. v20, n6, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário