OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quando emagrecer é apenas uma promessa

Quando emagrecer é apenas uma promessa

Quando emagrecer é apenas uma promessa

É sempre a mesma história, quando se tem a necessidade de emagrecer aliada à vontade, dificilmente a voz da consciência deixará em paz quem quer que seja. Esta voz interior vai martelando os pensamentos e enquanto não tomarmos uma atitude, ela não sossegará.
Publicidade


Vários sentimentos e sensações acompanham este momento crucial. Desde os mais nobres até os mais miseráveis e pungentes. O humor, o sono, a produtividade, a alegria ficam no vai e vem, oscilando entre um estágio e outro. Quando realmente há a decisão, uma certa descontração e relaxamento acontecem.

As forças ficam concentradas no planejamento desta nova fase e na decisão de qual será o método de emagrecimento. Decidido por um determinado método, uma nova fase, promissora e inquietante, se inicia.

Não é raro que neste momento toda aquela carga de boa intenção mingue e tudo que era esperança, força de vontade, expectativa positiva comece a deixar espaço para sentimentos negativos, dúvidas, questionamentos e medos. Não é nada fácil encarar um planejamento alimentar.

Geralmente temos uma certa noção do que acontecerá... Emagrecer é o objetivo, então persegui-lo é a atitude. Infelizmente não existe nenhum método altamente capacitado e eficaz de emagrecimento que fique apenas na intenção. O que acaba acontecendo são promessas e, promessas são formulações apaziguadoras do inconsciente. Prometer fica em um nível muito superficial do comportamento humano. É apenas uma das armadilhas que a emoção de cada um prepara. Promessas estão no campo dos sentimentos a espera de uma entidade divina e providencial.

Quando nos prometemos algo, inconscientemente já estamos nos preparando para o pior, para o inusitado. Como se estivesse fora do alcance da verdadeira realização. Prometer fica sob o julgo de uma possível obrigação que ainda virá e, portanto, se uma promessa for "quebrada" não acontecerá nada de tão ruim. Apenas uma certa sensação de fracasso e uma ponta de frustração que será perdoada...

Quem promete remete ao mais nobre dos sentimentos: o perdão. Não cumprir o prometido é até certo ponto heróico. Sabe-se lá o que poderá acontecer...

De todo o transtorno e em meio a tantas elaborações confusas e traumáticas basta prometer novamente. E deixar para depois.

Sugiro então uma outra atitude quando o assunto for emagrecimento. Nada de promessas. Assuma um compromisso! Esta atitude é mais adequada e muito mais clara e objetiva. É uma atitude positiva! Um compromisso exige altivez, determinação, maturidade e certeza naquilo que se quer. Assumir um compromisso demonstra decisão e firmeza emocional para enfrentar toda e qualquer situação. Existem papéis de atuação bem definidos. Existem direitos e deveres. Existe uma troca de interesses. Quando há compromisso existe responsabilidade. Envolve a essência humana. Envolve o caráter. E envolver caráter é muito sério e muito mais "pesado" do que uma simples e inocente promessa. Pensem nisto.

promessa: s.f. ato ou efeito de prometer;afirmativa que se dará ou fará alguma coisa; compromisso oral ou escrito de realizar um ato ou contrair uma obrigação; etc.

Dicionário Houhaiss da Língua Portuguesa
Por:
Sonia Cristina Camargo Bessa
Formada em Psicologia pela FMU, atua há 13 anos na área de Clínica do Emagrecimento. Especialista em Terapia Reichiana (Bioenergética e Linguagem Corporal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário