OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Fernando perdeu 12 quilos e vive feliz sem restrições à mesa

Fernando perdeu 12 quilos e vive feliz sem restrições à mesa

Com o Dieta e Saúde, ele aprendeu a emagrecer sem levar uma rotina chata

Por Minha Vida 

"Eu evitava gorduras e tentava comer menos doces. Mesmo assim, continuava engordando. Não entendia por que isso acontecia", afirma Fernando Andrade, 48 anos. Ele nunca achou que comesse mal e duvidava que uma dieta conseguisse reverter o ganho de peso, que dava sinais na barriga e limitava a escolha das roupas.

Até que, ao marcar 87 quilos na balança, decidiu interromper a escalada da obesidade. Valeu a pena: em dois meses de dieta, 12 quilos foram eliminados. A escolha da internet veio pela praticidade. "Encontrei o Dieta e Saúde e resolvi experimentar, mesmo desconfiando da proposta. Nunca imaginei que dava para emagrecer comendo de tudo", diz Fernando. "Todos os dias, eu anotava no contador de pontos o que comia".

"Dava um pouco de trabalho, mas era o único jeito que tinha de me controlar: com a ferramenta, descobri que comia muito no almoço e passava horas sem comer nada, por exemplo". Apenas a regulação dos intervalos entre as refeições já foi suficiente para trazer resultados. "Em uma semana, as calças ficaram mais largas e percebi que estava emagrecendo". "Era desse incentivo que eu precisava para adotar, de uma vez por todas, as orientações relacionadas à alimentação", conta o assinante Dieta e Saúde.
"Para emagrecer, precisa ter força de vontade e confiar nas nutricionistas. No blog, encontrei ânimo para não desistir".
Fernando diz que a adesão ao sistema de pontos foi muito fácil. "Ele não proíbe os alimentos, apenas indica a dosagem certa deles para cada dia. Fui aprendendo a selecionar melhor o que comer, equilibrar a quantidade de cada refeição e dos lanches", afirma. "Eu me acostumei fazer refeições menores e a controlar o consumo de líquidos junto da comida".

Mais mudanças
Os dias sedentários também ficaram para trás. "Com as ferramentas que o site oferece, passei a dar importância maior aos exercícios. A recomendação ganha um sentido prático, porque posso comer mais se faço atividade física, sem sofrer com o aumento de medidas".

Produzir textos novos para o blog e trocar experiências com outros assinantes aceleraram a conquista da meta. "Encontrei motivação e mais apoio para nunca desistir. À medida que ajudava outras pessoas eu estava sendo ajudado, é muito bom conversar com gente preocupada em eliminar peso e obrigada a lidar com as mesmas dificuldades minhas". 
Fernando- antes
Graças ao apoio da comunidade Dieta e Saúde, até os deslizes perdem importância. "Às vezes, é difícil manter a dieta dos pontos, as tentações são grandes. Nessa situação, o controle semanal ajuda a superar as falhas mais rapidamente.

Cada dia é um recomeço e as mensagens nos blogs reforçam isso", diz Fernando. "Na terceira semana, meu peso começou a despencar. Perdia de um a dois quilos a cada sete dias. E já comecei a contagem regressiva, sabia que dali a pouco conquistaria o meu objetivo", lembra.

"Vi que daria certo mesmo e minha meta era agora questão de tempo, comecei a contagem regressiva". As roupas começaram a entrar com mais facilidade e, após um mês de dieta, Fernando já era parado pelos amigos, surpreendidos com as mudanças na forma física dele. 
Fernando- depois
Para o verão, as expectativas são boas. "Ano passado, não aproveitei, tinha vergonha de mim. Não gostava em tirar a camisa, mesmo na praia. Desta vez, vou aproveitar, eu me sinto em paz e feliz com meu corpo. Mudei de manequim 48/50 para 44/46. Camisas que eram G não me servem mais, estão grandes e folgadas. Comprei modelos novos, tamanho P", afirma.

"Recomendo o Dieta e Saúde para quem deseja emagrecer. O site reúne dicas e o melhor apoio para quem quer chegar ao peso ideal. É uma mudança que melhora a autoestima, a disposição e a alegria de viver", finaliza Fernando.

Barreiras difíceis

Fernando relembra os três piores momentos da dieta e conta como superou cada um deles.

Isso não vai dar certo: é duro ouvir as pessoas dizendo que sua dieta é bobagem. Mas fui adiante, porque precisava de ajuda e vi que o Dieta e Saúde poderia me dar este apoio.

Dia de festa: outra dificuldade é se controlar nas comemorações. No começo foi complicado, mas fui aprendendo a selecionar o que comer no meio de tanta variedade.

Fome noturna: à noite, demoro a ir me deitar e preciso controlar a vontade de comer, maior do que a fome nessas horas. Passei a evitar bolachinhas porque dava vontade de não parar. Troquei os biscoitos por um chá e uma fruta. E passei a jantar melhor para não ficar beliscando comidas compulsivamente. 

Fernando Andrade
Idade: 48 anos
Estatura: 1,71 m
Peso inicial: 87 Kg (03/07/2009)
Peso atual: 75 Kg (está no programa de manutenção)
Eliminou: 12 Kg
Atingiu o objetivo de 75 kg em 11/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário