OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Oração Do Emagrecimento

Oração Do Emagrecimento


Deus criou todos os alimentos como fonte de vida,não como meio de escravidão.
Senhor meu Deus, obrigado pela minha vidae pelo corpo que o Senhor me deu.
Obrigado pela saúde e pelas coisas boas da vida.Com a Tua ajuda,
quero ter sabedoria edomínio próprio para com minha alimentação.
Deus, tire de mim toda ansiedade,insatisfação, 
medos ou fobias que muitas vezesme levam a refugiar-me no comer exagerado.
Ajuda-me a ter o peso ideal para com minha altura.
Arranque de mim todo o descontrole emocional e alimentar.
Pai, eu quero ter um corpo sadio e uma mente equilibrada 
para que o Senhor habite em mime que eu possa refletir 
o Teu Santo Espirito através da minha vida.
Liberte-me de toda obesidade, de todo descontrole hormonal,
equilibre o meu metabolismo e abençoe todo meu ser.
Amém!!!











Vou assumir um compromisso de emagrecer pela minha familia, minha saúde e principalmente por Deus, pois sei que ele não se agrada desta cituação.

 
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Lucas 21:34
Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos. Provérbios 23:21
Eu tenho consciencia deste mal,  e que o tenho “alimentado”. Mas não quero mais isto para minha vida, e com minha fé em Cristo ao meu lado dando-me a mão no momento em que venha a vaçilar eu posso vencer este mal.Amém!
Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço. Salmos 119:165 

 http://biologicamentecristao.blogspot.com/2011/07/vou-assumir-um-compromisso-de-emagrecer.html


O PECADO DA GLUTONARIA

            Antes de iniciarmos o nosso estudo sobre Glutonaria vamos conhecer o significado desta palavra nos dicionários da língua portuguesa:
Glutonaria - Qualidade de glutão; gula, voracidade, edacidade, que come com avidez.
Gula - Excesso na comida e na bebida. [Cf. glutonaria].   
- Apego excessivo a boas iguarias.
Avidez      - Desejo ardente, imoderado, veemente, de alguma coisa.
                                  - Ansiedade, sofreguidão.
                                  - Cobiça, ambição.
            A palavra do Senhor na carta aos Romanos, Capítulo 14, versículo 17, nos exorta dizendo: O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
E nos versículos 20 e 21 adverti: Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
O hábito de comer em demasia é algo que desagrada a Deus, verdadeira abominação ao Senhor. O ajuntamento em festas onde predominam a comilança e a bebedeira é algo aborrecedor aos olhos de Deus.
Não estamos referindo somente às festas mundanas, mas do procedimento dos povos que se dizendo crentes no Evangelho de Cristo as praticam, principalmente a festa familiar, e também os alvoroços que se fazem hoje nas igrejas para angariar fundos, usando o nome do Senhor Jesus. Pecado duplamente premeditado. O Reino de Deus não é comida nem bebida...
Em I Coríntios 6.12, diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
            Evangelho de Mateus 4.3, 4: E, chegando-se a Ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Jesus, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
A palavra de Deus nos assegura que aquele que cumprir todo mandamento e pecar num só ponto, tornou-se culpado por todos e mesmo assim, muitos procuram ignorar a palavra, fazem chacota, verdadeiro escárnio dos mandamentos do Senhor, mas Ele nos alerta para que não venhamos a recair no pecado da gula, porque é pecado de morte.
Ele afirma que os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como outro, porque o nosso corpo veio do pó e para o pó voltará, mas temos um espírito imortal, o qual, no grande e terrível dia do Senhor, prestará conta de todos os nossos atos, e cada um será julgado segundo as suas obras.
            Na carta aos Romanos 13.13, palavra exorta: Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
            Lamentavelmente muitos, na hora da angústia, ao invés de buscar o livramento em Deus acabam se entregam às drogas, vícios, à bebedeira, outros procuraram preencher o vazio da alma a comerem em demasia em conseqüência da ansiedade e opressões que o inimigo as submetem. Convém-nos salientar, que todo desejo à prática do pecado é uma inspiração demoníaca.  
Isso é coisa muito séria, satanás freqüentemente vem nos incitando à prática do pecado, mas a palavra do Senhor diz: Resista ao diabo e ele fugirá de vós. Resisti-lo com jejum, oração, e súplicas com ação de graça.   
Caso o irmão esteja passando por problemas semelhante a esse, eis uma forte razão e uma grande oportunidade para se apegar verdadeiramente a Cristo e se libertar de todo sofrimento.  Quando abrimos o nosso coração, Jesus nos transforma, e onde Ele habita, não há espaço para depressão, tristeza e nem dor, porque os anjos do Senhor acampam ao seu redor e nenhum mal chegará a sua tenda, e o amor de Deus que excede a todo entendimento preencherá o vazio que há em seu coração, e o seu prazer não está mais na comida, nem na bebida e em coisa alguma deste mundo, mas em servir ao Senhor, e Deus irá saciar a fome e a sede do espírito.
Mateus 11.28 disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
            Em I Coríntios 8.8 a palavra diz: Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta.
            E no Evangelho de Lucas 221.34, disse Jesus: Olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
            A palavra nos alerta que a inveja, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes, acerca das quais, o Senhor vos declara como já antes disse que, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.  E ninguém seja fornicário ou profano, como Esaú, que, por um prato de manjar, trocou à benção e o direito a primogenitura.
            A palavra diz que no tempo passado, fizemos a vontade da carne, andando como os gentios, em dissoluções, concupiscências, obras maléficas, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; mas hoje, somos servos do Deus vivo, temos um compromisso com o Altíssimo, e não podemos mais andar segundo a concupiscência da carne, mas na sabedoria do Espírito e na obediência da palavra de Deus.
  Após a multiplicação dos pães (Evangelho de João 6.1 a 15), disse Jesus à multidão dos que os seguia (João 6.26 e 27): Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.
Jesus censurou aqueles que o seguiam para receber apenas o alimento material, como muitos hoje, buscam a Jesus esperando receber apenas as prosperidades materiais, deixando assim, em segundo plano a graça, ignorando o sacrifício de Cristo na cruz para que tenhamos a remissão dos pecados e a oferta da vida eterna.
E ainda no Evangelho de João 6 48 e 57, Jesus nos dá a certeza que o pão que sacia a fome do nosso corpo físico, não possui virtude alguma, porem, Ele é o alimento espiritual e dará vida eterna para aquele que o amam e vive pela sua graça, porque verdadeiramente, Jesus é o Pão da vida. Vejamos:
Eu sou o pão da vida; assim, quem de mim se alimenta, também por mim viverá.
A BSTINÊNCIA DE DANIEL DO VINHO E DO MANJAR DO REI
No livro de Daniel, Capítulo 1 do versículo 1 ao 9, na era que o rei Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou; Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus.
E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.   Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
Eis o exemplo e o testemunho do homem que tinha compromisso com Deus. Quem não gostaria de participar do banquete que ao rei é servido e tomar da mesma porção do vinho que pela majestade é degustado?  Daniel e os seus companheiros, ungidos com a sabedoria que Deus lhes havia ofertado, recusaram a receber o mesmo tratamento dado ao rei, optaram em se alimentar com legumes e a tomar água em lugar do vinho, para não se contaminarem, e foram por Deus agraciados:
Daniel 1.17 - Ora, a esses quatro jovens, Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos.
A preocupação de Daniel, não era contaminar a carne, mas o espírito e as virtudes que de Deus haviam recebido, coisas que muitos não tem olhos espirituais para ver, e quando tem essa percepção, acabam por desprezar a palavra, e buscam o prazer na comida e na bebida, nas coisas deste mundo, desprezando a santificação e a purificação da alma para a vinda do Senhor Jesus. Esquecem que o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria do Espírito Santo.
O TERRÍVEL ACONTECIMENTO COM OS FILHOS DE JÓ
No livro de Jó, Capítulo 1.1 a 19 diz: - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal.
E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito,
Estando ainda este falando (mensageiro de Jó) veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.
            Jó, homem temente a Deus, sabedor que os seus filhos praticavam atos desagradáveis aos olhos do Senhor pelas festas, e muita comida e bebida, ao turno dos dias dos banquetes dos filhos Jó, se levantava de madrugada, e os santificava, oferecendo a Deus, holocaustos e sacrifícios segundo o número de cada um dos seus filhos.
Porem, Jó possuía temor a Deus pelos seus filhos, pela abundância de seus pecados, no que acabou acontecendo aquilo que ele vislumbrava.
Ocorrido a tragédia em torno de si, disse: O que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu (Jó 3.25).
Na carta aos Hebreus 13.9, a palavra do Senhor diz: Bom é que o coração se fortifique com a graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
http://cristoeaverdade.net/ESTUDOS/PECADO_DA_GLUTONARIA.html

http://biologicamentecristao.blogspot.com/2011/07/o-pecado-da-glutonaria-o-pecado-da.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário