OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um arco íris de cores em seu prato!

Um arco íris de cores em seu prato!

Conheça as vantagens da alimentação colorida e monte pratos mais atrativos e nutritivos.
 
Devemos ter uma alimentação colorida para fornecer ao nosso organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Cada cor é responsável por uma propriedade nutricional diferente e é justamente por esse motivo, que todos os alimentos são importantes ao nosso corpo.  De acordo com a cor do alimento, percebemos a existência de compostos benéficos, por exemplo:

Os alimentos brancos, como a couve-flor, a batata, o arroz e a banana constituem fonte de cálcio e potássio e são imprescindíveis para a formação e manutenção dos ossos e funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Os alimentos vermelhos, como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho contêm licopeno que atua como antioxidante, neutralizando os radicais livres e protegendo o coração. Também são fontes de vitamina C.

Os alimentos amarelos ou alaranjados contém carotenóides presentes nos alimentos como o mamão, melão, cenoura, manga, laranja, damasco, pêssego e abóbora que tem atividade antioxidante e anticancerígena. Também possuem vitaminas A e C, que ajudam a manter o sistema nervoso saudável, protegem o coração e a visão.

Os alimentos azulados e arroxeados, tais como uva, ameixa, amora, beterraba, berinjela e repolho roxo possuem atividade antioxidante, retardando o envelhecimento.

Os verdes, como abacate, brócolis, chuchu, kiwi, limão, pepino, vagem e os folhosos em geral, contém clorofila, ferro e vitamina A agindo na desintoxicação das células, protegendo contra anemia, com ação anticancerígena, inibindo o envelhecimento e protegendo o coração, cabelos e pele.

E os alimentos marrons, tais como aveia, nozes, castanhas e cereais integrais são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E, auxiliando no funcionamento do intestino e prevenindo doenças cardiovasculares.


Uma refeição completa deve ser composta por folhas diversas, pelo menos um tipo de legume colorido (cenoura, beterraba, chuchu, quiabo, vagem), um tipo de cereal ou tubérculo (arroz integral, trigo, milho, pão integral, batata, inhame, mandioca), um tipo de leguminosa (feijão, grão de bico, lentilha ou ervilhas) e uma proteína (carne, peixe, frango, ovo ou soja).

Além disso, é essencial evitar a monotonia das cores. Caso já tenha consumido um alimento de determinada cor, esforce-se para consumir um alimento de outra cor.

Dessa forma, conhecendo as vantagens das cores de cada alimento, podemos escolher melhor nossas refeições, montando uma alimentação mais balanceada, saudável e mais atrativa.

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Nenhum comentário:

Postar um comentário