OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Oleaginosas que nos favorecem






Oleaginosas que nos favorecem
Nozes - GNU Free Documentation license
Não é de agora que as oleaginosas despertam interesse da comunidade científica e do público leigo. Trabalho de revisão na literatura científica publicado no The Journal of Nutrition, de setembro, confirma que o consumo de oleaginosas (nozes, castanhas e outras) afeta positivamente o perfil lipídico (níveis de gorduras no sangue) e reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
A revisão incluiu a análise de 415 publicações científicas mais 23 estudos sobre oleaginosas. Os resultados dos estudos que avaliaram o consumo de 3 amêndoas (50-100 g/dia), 2 amendoins (35-68 g/dia), 1 noz pecã (72 g/dia) e 4 nozes (40-84 g/dia), mostraram diminuições no colesterol total entre 2 e 16% e no LDL, entre 2 e 19%, comparado com os indivíduos que consumiram dietas controle. O consumo de noz macadâmia (50-100 g/dia) produziu resultados menos convincentes.

A conclusão deste trabalho de revisão é que o consumo de 50-100 gramas (1.5-3.5 porções) de oleaginosas, 5 vezes por semana, fazendo parte de uma dieta saudável e equilibrada, com conteúdo de lipídios totais (ricos em ácidos graxos mono e/ou poliinsaturados) de 35%, pode reduzir significativamente o colesterol total e o LDL colesterol (colesterol ruim).

Por este motivo, as oleaginosas estão na categoria de alimentos funcionais. A American Dietetic Association recomenda um consumo diário de 30 a 60 gramas para a redução dos riscos das doenças de coração.
MAIS BENEFÍCIOS AINDA...

Os hábitos alimentares são passados de geração para geração, entretanto, o estilo de vida atual mudou muito em relação ao de nossos avós e até de nossos pais. As facilidades da vida moderna levam a um menor gasto de energia, a agricultura lança mão de agrotóxicos, os bois deixaram de pastar para comerem rações e recebem hormônios para se desenvolverem. Além disso, inalamos diariamente vários metais tóxicos presentes na atmosfera, fruto da poluição das grandes cidades. Todo o estilo de vida mudou ao longo dos anos e muitas pessoas não tomam consciência disso. Nossa alimentação deve se adaptar e acompanhar essa carga de corpos estranhos que ingerimos e, na maioria das vezes, nem sabemos. Os alimentos que escolhemos devem trabalhar a nosso favor, promovendo saúde e garantindo que os nutrientes cheguem dentro de nossas células para desempenharem suas funções.

Para eliminar o “lixo orgânico” (detoxificação hepática) precisamos de matéria-prima, ou seja, nutrientes essenciais presentes em determinados alimentos. As oleaginosas fazem parte deste rol de alimentos que trabalham a nosso favor. Além de fornecerem gorduras de ótima qualidade (ácidos graxos monoinssaturados) e vitamina E, elas possuem quantidades concentradas de zinco, cobre, manganês, magnésio, selênio e cálcio, minerais essenciais no processo de detoxificação hepática, entre outras funções. Entretanto, é preciso ficar atento porque algumas pessoas podem apresentar alergia às oleaginosas.

O VALOR CALÓRICO POR 50 GRAMAS

Amêndoas = 294
Amendoim = 285
Castanha de Caju = 284
Castanha do Pará = 328 (1 unidade fornece a quantidade de selênio que precisamos por dia)
Noz macadâmia = 351
Nozes = 325
Pistache = 303 



Nenhum comentário:

Postar um comentário