OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Meu bebê obeso?

Meu bebê obeso?

Dia 11 de outubro! Estou participando da postagem coletiva para alertar sobre o problema da obesidade.
É importante ressaltar que esta postagem não vem acompanhada de receitas ou truques milagrosos. Ela tem o objetivo explicar de modo simples se seu bebê tem características de estar com o peso inadequado para a idade (sobrepeso ou obeso).

Você deve estar se perguntando. Bebê? Muitas pessoas acham que só adultos e adolescentes apresentam problemas com obesidade. Na verdade este é um problema que pode começar na primeira infância. Você já deve ter visto bebês muito fofinhos. São lindos e a primeira vista. Mas observe se este bebê é só fofinho ou se está muito pesado para a idade.
Muitos pais não fazem o acompanhamento adequado no primeiro ano de vida do bebê. E alguns acrescentam, por conta própria, farinhas e outros alimentos. Não sabem que isso pode levar a diversos problemas.
Quando suspeitar se seu bebê está obeso? A vovó, a titia, a vizinha dizem que ele está lindo!? Verifique a caderneta de vacinação do seu filho ela tem uns gráficos como estes (gráfico peso x idade).
Veja em qual curva ele está. Como saber? Muito simples veja as curvas abaixo. (Este gráfico é para meninas.)



Você deve ver se o peso do seu bebê está acima da linha indicada com P97. Bebês com peso superior ou nesta esta linha devem ser avaliados pelo médico pois estão com peso inadequado.
Caso a sua tabela não esteja marcada você mesma, em casa, pode fazer isso. Veja como:
Primeiro pegue os pesos do seu bebê para cada mês. Marque assim: no 1 mês suponhamos que ele tenha pesado 4,100g. Na linha horizontal você tem a idade e na vertical o peso. Marque o mês 1 e acompanhe até o peso de 4,1g. Observe que vai cair na quarta  linha que corresponde a P50 (o que é bom). Com 2 meses suponhamos que ele esteja com 5,000g.  Você vai fazer a mesma coisa. É muito simples. 

Este é para meninos. É só fazer a mesma coisa. 



Qualquer dúvida pergunte para o seu pediatra ou coloque aqui como comentário.


O mais importante: pessoas obesas ou com sobre peso merecem nosso respeito e nosso apoio. Incentive o esforço e dê seu carinho. Isso também ajuda no processo. Evite que seu filho ou filha coloque apelidos depreciativos nos coleguinhas. Isso torna a "batalha" muito mais difícil.


Ensine que carinho, respeito, consideração podem ser o início de uma grande e bela amizade! Afinal o "vírus" da amizade vale ouro!


Beijinhos para todos vocês com muito carinho.




Obs: os gráficos são ilustrativos. Use o da caderneta de vacinação de seu bebê ou sua criança. E observe se está usando o de menino para o menino e o de menina para as meninas. Existem algumas variações.




Mais beneficios do leite materno

07/11/2010
São inúmeros os benefícios do aleitamento materno. Apesar de conhecidíssimos agora mais uma notícia: o conteúdo de nitritos e nitratos no leite materno contribui para o desenvolvimento adequado dos sistemas gastrintestinal, imune e cardiovascular. E mais, em artigo publicado no dia 19 de outubro no Breastfeeding Medicine, cientistas mostraram que os níveis destas substâncias varia afim de acomodar as diferentes necessidades dos bebês. 
Nitratos são parte da alimentação normal (veja artigo anterior sobre o suco de beterraba). Quando você ingere vegetais ricos em nitratos as bactérias do trato digestório os convertem em nitritos, substância que auxilia a produção de óxido nítrico. Este mantém a pressão sanguínea normal, combate infecções e dá suporte ao sistema nervoso, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. No estudo observou-se que no colostro (leite  produzido nos 3 primeiros dias do nascimento) a quantidade de nitrato é maior, compensando a pequena quantidade de bactérias probióticas que colonizam o trato digestório. Quando o número de bactérias aumenta a quantidade de nitrato no leite diminui. Ainda assim a quantidade de nitratos nesta fase é superior àquelas encontradas no leite de vaca e nos leites maternizados (em lata e aprópriados para bebês). Já quando o leite maternizado é contaminado com nitrato ou nitrito demais o bebê pode sofrer com pouca oxigenação (ver síndrome do bebê azul)! Ou seja, amamente pelo menos até os 6 meses de vida, este é o melhor leite para seu filho.
Fonte: Norman G. Hord, Janine S. Ghannam, Harsha K. Garg, Pamela D. Berens, Nathan S. Bryan. Nitrate and Nitrite Content of Human, Formula, Bovine, and Soy Milks: Implications for Dietary Nitrite and Nitrate RecommendationsBreastfeeding Medicine, 2010.
Andreia Torres
Nutricionista
CRN 1685-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário