OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ganho de peso – inevitável com a idade?

Ganho de peso – inevitável com a idade?


O ganho de peso é inevitável com o aumento da idade? Pode parecer assim quando seu peso continua aumentando enquanto você faz dieta e até mesmo exercícios físicos. Realmente, um estudo recente sugere que um grande número de escolhas com relação ao seu estilo de vida – e não apenas a quantidade de calorias que você ingere – influencia seu peso à medida que você envelhece.

O ganho de peso é inevitável com o aumento da idade?
O estudo analisou mais de 100 mil homens e mulheres com boa saúde e não obesos. Seu peso, sua dieta e seus hábitos foram avaliados por até 20 anos. Os quilos pareceram sempre aumentar, com um ganho de peso médio de pouco menos de um quilo a cada quatro anos.

Apesar da maioria das pessoas acreditarem no “mito do metabolismo” como o responsável pelo ganho de peso com o passar da idade, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a queda no metabolismo tem um papel pequeno no ganho de peso relacionado ao envelhecimento. 

Hormônios em mulheres tem um papel um pouco mais significativo, mas o que surpreendeu os pesquisadores foi que alguns alimentos específicos estavam independentemente associados ao ganho de peso gradual com o passar do tempo:
• Salgadinhos;
• Batatas;
• Carne vermelha;
• Carnes processadas (como presunto e linguiças);
• Refrigerantes;
• Sucos de frutas;
• Carboidratos refinados (massas, bolos e tudo o mais feito com farinha branca);
• Bebidas alcoólicas;

Por outro lado, um maior consumo de outros alimentos – vegetais, nozes, frutas inteiras e grãos integrais – estavam relacionados a um ganho de peso menor. Os pesquisadores constataram que com o passar dos anos, as pessoas passam a adquirir hábitos alimentares cada vez piores, se exercitar menos e ingerir maiores porções de alimentos altamente calóricos.

Calorias líquidas tiveram um peso grande. Bebidas alcoólicas e sucos de frutas estavam associados a um ganho de peso pequeno, porém gradual. Bebidas açucaradas foram um grande contribuinte para o aumento de peso. Refrigerantes diet foram identificados como “perigosos” pois muitas pesquisas já relacionaram refrigerantes (e outros produtos) diet com fibromialgia, esclerose múltipla e outros problemas de saúde. Mas para quem ainda se importa só com a circunferência da cintura e não com a própria saúde, aqui vai um aviso dos pesquisadores: adoçantes, incluindo os que estão nos produtos diet, afetam uma área do cérebro que estimula o apetite e como consequência, a pessoa que consome produtos diet para emagrecer, acaba engordando, pois come mais! 

O estilo de vida também influenciou o ganho de peso. Não surpreendentemente, atividades físicas foram importantes no controle do peso, bem como um tempo limitado em frente à TV. O sono também contou. O ganho de peso foi menor em pessoas que dormiam de seis a oito horas por noite e maior naqueles que dormiam menos de seis ou mais de oito horas.

Agora, respondendo a fatídica pergunta: é possível evitar o ganho de peso que parece acompanhar a idade?
A resposta é sim! Mulheres tem um desafio a mais ao administrar os hormônios que saem do controle no período da menopausa, mas ainda assim é possível manter o corpo firme e bonito. O segredo é não cair nas armadilhas que abordamos nesse artigo como começar a consumir cada vez mais alimentos altamente calóricos como batatas, carnes vermelhas e processadas, refrigerantes (mesmo diet) e sucos de frutas, dormir cada vez menos, parar de exercitar-se e virar uma “batata de sofá” que só levanta a bunda da frente da TV pra pegar comida na geladeira ou uma pizza na porta! São esses hábitos que as pessoas adquirem com a idade e que são responsáveis pelo gradual ganho de peso. 

Habitue-se a exercitar-se regularmente, mesmo que já esteja no peso ideal. Evite refrigerantes (mesmo os diet) e sucos de frutas (sucos de frutas contêm muito açúcar que é absorvido rapidamente na corrente sanguínea, por isso, apesar de relativamente saudáveis, eles fazem você engordar). Evite carnes processadas como presunto e linguiças e reduza bastante o consumo de carne vermelha. Os melhores tipos de carne são peixe, frango e peru, pois contém muito menos gordura, hormônios e aditivos químicos do que a carne de boi, porco e carneiro. 

Adicione fibras em sua dieta. Um cereal matinal rico em fibras como All Bran já é suficiente para muita gente como “acelerador” dos processos digestivos que auxiliam tanto na perda de peso, quando na manutenção da saúde em geral. Feijão, um item básico na cozinha brasileira, é extremamente positivo como fonte de fibras e proteínas. 

Vegetais devem ser preferíveis com relação a frutas. Frutas podem ser saudáveis, mas contêm uma quantidade muito grande de açúcar. É preciso consumir frutas sempre em moderação e tendo consciência de quantas calorias estão sendo consumidas. Se você já está no peso ideal, você pode consumir frutas com mais liberdade, mas sempre prestando atenção no pequeno, mas gradual ganho de peso que pode ocorrer quando você não mantém a rédea curta em sua dieta. Não caia na armadilha de acreditar que só porque frutas são saudáveis, que o açúcar das frutas é natural, que não tem problema. Tem sim! Seu corpo trata qualquer tipo de açúcar da mesma forma!
Alguma dessas descobertas surpreende você? Motiva você a mudar? Se sim, como?
por Jennifer Nelson e Katherine Zeratsky

Nenhum comentário:

Postar um comentário