OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 8 de julho de 2012

As Melhores Formas De Se Motivar

É praticamente impossível estar motivado todos os dias da sua vida, no entanto há formas de se motivar a longo prazo. Aqui ficam algumas dicas para se motivar.

Motivar Diariamente

Uma das autoridades de desenvolvimento pessoal e motivação, Zig Ziglar, é o autor de uma das frases de motivação mais interessantes.
‘A motivação é como tomar banho, é preciso fazê-lo diariamente para não desaparecer ao fim de algum tempo. ‘
É verdade que a motivação não dura muito tempo, por isso precisa de ser renovada diariamente. É normal, porque é assim que a nossa mente funciona. Por isso, para se manter motivado a longo prazo, precisa de trabalhar nisso todos os dias.

Ter Uma Visão a Longo Prazo

A motivação vem da palavra motivo, ou seja, é preciso ter uma razão para agir de determinada forma. Se não tiver objectivos para perseguir, dificilmente se sentirá motivado.
É preciso criar objectivos ambiciosos, que o façam querer sair da cama de manhã, porque só assim conseguirá sentir-se motivado na maior parte dos dias. Obviamente que existem dias em que se sente pior, mais cansado, mais fraco, mas com a motivação a funcionar bem, esses serão dias excepcionalmente raros.
Crie um plano e uma estratégia e coloque mãos à obra.

Motivar Com  Paixão

A motivação não é mais do que uma emoção, por isso quando consegue associar esse sentimento na sua mente, conseguirá motivar-se muito mais.
Se gosta de trabalhar com aviões, não irá sentir-se bem a trabalhar num escritório. Poderá até desempenhar um bom trabalho, mas não sairá motivado de casa todas as manhãs.
Você sabe melhor do que ninguém aquilo que o motiva, por isso crie um plano para começar a trabalhar em temas que adora. A motivação será automática. 

Dicas Para Motivação Pessoal 

Para conseguir uma maior motivação pessoal para enfrentar os obstáculos que a vida lhe apresenta, aqui ficam algumas dicas para o ajudar.
Aqui ficam outras formas de se motivar.

Trabalhar Arduamente

Pode aproveitar a motivação para trabalhar de forma mais intensa e assim atingir melhores resultados. Depois funciona como bola de neve, porque os resultados ainda o motivarão mais e quererá atingir objectivos ainda mais ambiciosos.
Todos estes factores funcionam melhor em conjunto do que isolados. Por exemplo, se quer ganhar mais dinheiro e consegue os primeiros euros, fica motivado para conseguir ganhar ainda mais. Se quer perder alguns quilos de peso, perde alguns gramas e motiva-se ainda mais.

Estudar Bom Material De Motivação

O mercado da auto ajuda é muito grande, existem livros de auto ajuda para praticamente tudo o que possa imaginar. Embora possa encontrar muitos autores fracos, a verdade é que existem autores muito bons que podem realmente mudar a sua vida em poucos dias.
Compre livros de motivação, compre livros áudio de motivação, leia bons sites de auto ajuda. Muitas vezes, ler uma história de sucesso de outra pessoa é suficiente para ganhar motivação pessoal para tentar algo mais na sua vida.

Aproveitar o Balanço Da Motivação Pessoal

Às vezes está com vontade de fazer grandes coisas e outras vezes não, é assim que funciona a vida e é assim que funciona o nosso corpo.
Nos dias em que não está para aí virado, pode descansar, relaxar, mas não deixe que esses dias sejam o normal na sua vida. Sempre que se sinta com motivação, aproveito o balanço que dá à sua vida e comece a criar objectivos e a conseguir atingi-los.
Quanto mais conseguir, mais quererá melhorar e mais motivação pessoal terá para viver uma vida de qualidade.
A motivação pessoal é essencial para conseguir ser muito feliz, porque só através da obtenção daquilo que deseja é que poderá ter um sentimento de felicidade que não existirá de outra forma.

Motivação

A motivação é uma força particular. 

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:

- Auto-realização
- Auto-estima
- Sociais
- Segurança
- Fisiológicas

Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.

Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores:

Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.

Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário