Lanches saudáveis para a escola
Escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho também dentro de casa.
A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória.
Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café-da-manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.
O lanche na escola deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária, já que logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refeição como o almoço ou jantar, dependendo do horário de estudo. Contudo, ser simples não significa ser incompleta em termos nutricionais.
O lanche deve incluir um alimento do grupo dos pães, que engloba além destes, bolos simples, torradas e cereais. Além desse grupo, deve também incluir um alimento do grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.
O ideal seria incluir também um alimento do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo infantil.
Como exemplo, pode ser citada a maçã, que representa uma fruta que não sofre deterioração se mantida fora da geladeira durante o período em que a criança está na escola, e caso seja consumida com casca contribui para o aporte de fibras da alimentação infantil, além de fornecer vitamina B6 (importante no metabolismo geral e essencial para o crescimento normal).
Além da maçã outras frutas podem ser levadas sem problemas como a banana fonte de vitamina B1, B3, B6 e potássio, a goiaba que contém vitamina B1, B2, B3, vitamina C (aumenta a resistência às infecções) e fibras, a mexerica, entre tantas outras.
Chocolates, balas e doces não são proibidos na alimentação da criança, mas deve ser evitado o consumo diário e em excesso desses alimentos, já que normalmente aportam açúcares e gordura em grande quantidade.
Sugere-se que quando consumidos, esses alimentos devam ser combinados com outros mais nutritivos, como um suco de fruta natural ou um sanduíche leve.A crença de que todo sanduíche é ruim não está correta.
Alguns podem ser bem balanceados quando os ingredientes são combinados da forma correta. Como exemplo pode-se citar um sanduíche feito com pão (preferencialmente integral, fonte de fibras), uma fatia de queijo (que oferecerá proteína e cálcio) e alface que oferece fibras, vitaminas e minerais variados.
O lanche escolar saudável pode ser esquematizado conforme os exemplos apresentados no quadro a seguir. Cabe destacar que na montagem deste, a criatividade contribui muito para estimular a criança a consumi-lo adequadamente e evitar a monotonia do cardápio. Envolvê-la na decisão e até mesmo no preparo de seu próprio lanche, com auxílio dos pais ou responsáveis, contribui para a educação nutricional do mesmo.
Muitas crianças optam por comprarem seus lanches nas lanchonetes da escola. Para que a criança possa fazer uma opção saudável, é necessária a colaboração por parte tanto da cantina escolar, com o oferecimento dessas opções, como da própria escola, adotando programas de educação nutricional, que ensinem a criança a tomar suas próprias decisões quanto a sua alimentação.
É necessário que a criança tenha autonomia para decidir o que é certo ou errado sobre sua alimentação, e portanto a simples proibição de alimentos na escola não significa que a criança tenha compreendido e incorporado hábitos alimentares saudáveis e desejáveis para um melhor estilo de vida.Luana Caroline dos Santos e Natacha Toral Nutricionistas
Dicas de lanches saudáveis para as crianças
Pode não parecer muito fácil preparar uma lancheira saudável para seu filho levar na escola. Substituir aquelas guloseimas que eles adoram como bolacha recheada, salgadinho e bolo industrializado, chocolate, refrigerantes por sucos de frutas naturais, pães integrais com queijo branco e frutas é uma tarefa bem difícil mesmo.
Mas, essa difícil, mas simples atitude vai ajudar seu filho a ficar longe de doenças como diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer e a obesidade, que está afetando cada vez mais as crianças e jovens de nosso país.
É claro que a maioria das crianças ainda prefere as guloseimas a uma alimentação mais saudável, mas esse hábito tem que partir dos pais. Converse com a criança e aconselhe-a a manter hábitos mais saudáveis, deixando ciente de todos os problemas que a má alimentação pode causar. Aí comece a preparar todos os dias um lancheira saudável para seu pequeno, veja algumas opções saudáveis e saborosas para incluir no lanche do seu filho.
Sempre coloque uma fruta, e para dar mais vontade de comer prepare num pote várias frutas coloridas picadas, exemplo: mamão, abacaxi, morango melão e outros. Ou se preferir uma fruta inteira mesmo. Os bolos industrializados de qualquer tipo devem ser esquecidos, dando lugar aos bolos simples, caseiros como de fubá ou de cenoura é uma ótima opção.
Em relação aos pães, o melhor é o pão de forma com grãos integrais, mas se preferir o pão francês sem miolo também é uma opção. Pode recheá-los com atum desfiado, azeite ricota e uma folha de alface ou uma fatia de lagarto, ou mesmo peito de frango desfiado com tomate, alface ou cenoura crua ralada, queijo fresco também é uma boa. Retire os refrigerantes e dê lugar aos deliciosos sucos de frutas naturais, varie o sabor a cada dia para a criança não enjoar.
Anotou aí essas dicas? Com certeza seu filho vai adorar, ele pode achar ruim no começo, mas ao ver essas delicias fresquinhas na lancheira não vai ter como negar que é um lanche muito gostoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário