OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gordinho perde quase 60kg para poder brincar com a filha

Gordinho perde quase 60kg para poder brincar com a filha

Maira Moraes   @maira_moraes
“Papai, não sabia que você podia correr!”
Esta foi a forma como uma garotinha expressou sua felicidade ao brincar com seu pai. O motivo dessa reação? Preste atenção nesta história:
Chris Willis, que vive no condado de Cambridgeshire, leste da Inglaterra, era obeso mórbido e pesava 175kg. Isso fazia com que o pintor e decorador britânico de 47 anos tivesse que fazer longas pausas para subir as escadas ou caminhar poucos metros. Ele também carregava um inalador para tratar de uma asma induzida pela obesidade.
Sendo assim, Chris não era capaz de brincar com a pequena Sophie, sua filha de 10 anos. Para desespero do gordinho, a menina adora correr!
Gordices
Os 175kg de Chris eram mantidos com muita comida. Em média, o pintor britânico comia cinco fatias de torradas com manteiga no café da manhã, antes de um brunch completo como refeição matinal.
Depois disso, no almoço, se fartava com sanduíches, pacotes grandes de batatas fritas e pasteis. À tarde, era o momento de consumir um pacote inteiro de biscoitos.
No jantar, Chris se empanturrava com sorvete de curry e bebia mais de 2 litros de cerveja. Tudo isso antes de colocar pra dentro lanches beeeeem gordurosos durante toda a noite.
Total da comilança: 5 mil calorias por dia!
A dieta
Decidido a acompanhar o ritmo de Sophie, Chris entrou numa dieta. Abandonou o bacon e ovos fritos no café da manhã, além do fast-food e das tortas de carne de porco ao longo do dia. Adotou então uma dieta saudável e exercícios físicos.
O resultado dessa receita para emagrecer (tão conhecida de todos nós) foi a eliminação de mais de 30% do peso corporal em seis meses! Chris passou de 175kg para 118kg. Sua meta final é chegar aos 95kg.
Mas para ele, certamente, o mais importante é o orgulho de Sophie e sua alegria de poderem brincar juntos.
Detalhe: agora, pai e filha já cabem juntos dentro das roupas antigas de Chris. Sophie diz que se sente muito orgulhosa de Willis e não sabia que ele poderia correr.
E você? O que te faria encarar um regime desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário