OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

COMENDO FORA DE CASA

COMENDO FORA DE CASA


Mudar o estilo de vida (pra melhor),não significa ficar presa dentro de casa, comendo somente aquilo que preparamos. Podemos e devemos sair de vez em quando, apreciar lugares bonitos, companhias agradáveis e sabores diferentes. Sair pra passear e comer fora ,não significa esquecer a reeducação alimentar,e todo trabalho realizado.

Significa COROAR esse esforço da semana, e reafirmar que nós queremos nutrir o nosso corpo com o que há de melhor e mais saudável.Antes de fazerem o pedido, analizem com a razão , não com a emoção do momento, muito menos o apelo do local. Verifiquem bem o cardápio, sempre existe uma boa opção para nós.

Hoje, almocei com meus pais, minha irmã e filho em uma Hamburgueria de SP. No cardápio lanches 1000, batatinhas, polentas, anéis de cebola, e muito mais. Todos da mesa optaram por lanches. Meu prato foi salada de rúcula, tomate e mussarella, com um lindo e delicioso pedaço de atum grelhado( cá pra nós, eu saí ganhando com esse pedido).

Aproveitei o passeio, a companhia, mas não escorreguei, não me deixei levar pelo apelo do local (lanches, friturinhas e etc...). Mesmo hoje em dia(magra), prefiro continuar fazendo as escolhas certas.

Como emagrecer comendo fora de casa

por suzijp
Hoje em dia todos vivem em uma grande correria e quase nunca sobra tempo para nos dedicarmos a pratos gostosos e saudáveis em casa. Mas já existem maneiras de se contornar esse problema e sem gastar tanto em termos de tempo quanto de grana. A solução mais comum são os restaurantes por quilo, aonde pode-se sempre encontrar aliados da dieta como saladas e carnes.

Selecionamos algumas dicas para que possa manter-se em forma, mesmo não tendo tempo para se dedicar na cozinha. Mas tente encontrar um tempinho para fazer pelo menos caminhas.

Dicas para a correria

1- Comece bem o seu dia
O café da manhã é essencial, nesse horário ainda está em casa e prepare seu café da manhã com queijo, cafezinho, leite, pão ou bolacha integrais e leve na bolsa uma fruta, um iogurte, algo assim para driblar a fome até o horário do almoço.

2- Comece pelas verduras.
Normalmente começamos na parte quente do buffet, que tal começar pela parte de frios, muitas folhas verdes, legumes cozidos ou crus, no tempero, cuidado, evite excessos, pegue apenas 1 saquinho pequeno de sal.
3- Carnes e massas
depois de já ter enchido mais da metade do prato de vegetais e legumes, passe pelas carnes, prefira as carnes grelhadas, se tiver peixe melhor ainda, se não tiver esse opção um franguinho quase sempre tem, então escolha um pedaço e ótimo, quanto às massas….escolha apenas um tipo, ou arroz ou macarrão, ou batata, nunca coloque mais de uma opção e fique com 1 ou 2 colheres, assim só restará espaço para ou o feijão ou lentilha ou até soja se tiver. pronto, seu prato está cheio vai estar saciada até o jantar.
4- Controle as quantidades
Imagine uma cruz dividindo o prato em quatro partes: nas duas de cima, ajeite as folhas. Uma das partes de baixo fica para a proteína. E a outra, para o carboidrato.
5- Não se engasgue
Não precisa ficar sem beber nada, mas o melhor seria, antes de comer beber meio copo pequeno de água bem gelada e somente depois da refeição outro copo pequeno, ou chá, se o restaurante tiver essa opção, os sucos podem ser “para levar” seria uma opção para um lanche rápido.
6- Adoce a vida
Sobremesas…..muitos restaurantes tem a parte de doces, passe longe, a não ser que tenha muito sangue frio e escolha somente uma fruta, pode ser abacaxi, morango, laranja, evite banana e maçã, e nada de caldas.
7- Observe em sua volta
Antes de servir seu prato, observe, desfarçadamente, o prato de pessoas com o corpinho em dia, o que será que colocam no prato, pode ser uma boa opção pra aprender a saber se conter diante de tantas opções gostosas. Dificilmente alguém esbelto enche o prato de massas e omidas gordurosas.
8- Antes de sair para almoçar
Diminua o apetite com linhaça e feijão branco, se puder ingerir uma colher de chá de linhaça triturada meia hora antes do almoço dá a sensação de saciedade. Já o feijão branco(farinha ou cápsula) impede a absorção de açúcares e carboidratos.
9- Pegue o prato certo
Se o restaurante investir no tamanho GG, opte pelo de sobremesa. Quando sobra muito espaço, você tende a pensar que está comendo pouco.
10- Não tenha pressa
Sei que os minutos são poucos, mas gaste-os se dedicando ao que está comendo, preste atenção em cada garfada este momento precisa ser seu e da comida que come.
Se ame e se dedique e vai dar tudo certo. Nem pense em chegar em casa e atacar a geladeira. seja moderada, siga as regras do restaurante, faça um leite batido com frutas e Ração Humana, Saladas, ou até uma carninha magra. Escolha sempre os alimentos mais leves, pois vai dormir e não pode ficar acumulando energia, pois ela pode se tornar gordurinhas.
Mude seu estilo de vida e vai mudar seu corpo para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário