OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Quer emagrecer? Faça Lanchinhos!

Quer emagrecer? Faça Lanchinhos!

Barras de Cereais, as melhores amigas!
 Produzidas a partir da compactação de frutas desidratadas e de cereais como aveia, trigo, soja, milho e arroz, as barras de cereais fazem parte do dia a dia de muita gente devido à sua praticidade.

Podemos deixá-la na gaveta do trabalho, na bolsa ou no carro, ideal para a correria do dia-a-dia.

barra de cereal é uma ótima alternativa para quem busca uma alimentação saudável nos lanches ou até na substituição da sobremesa, pois é uma ótima fonte de energia.

Períodos acima de 3 horas de jejum induzem o organismo a poupar energia, dificultando inclusive o emagrecimento e prejudicando o metabolismo. Para não ficar em jejum entre as principais refeições, a barra de cereal é uma ótima opção de lanche.

Por serem feitas de cereais, as barras possuem carboidratos - fontes energéticas para atividades físicas e mentais, vitaminas e minerais essenciais.

Para quem faz dieta de baixas calorias e deseja saciar a necessidade de comer um doce, esse alimento também é uma boa opção. Além de tudo, também ajuda a regular o intestino, contribuindo para o seu funcionamento.

Tipos: Existe uma grande variedade de barras de cereais no mercado, temos que optar pela que mais se adéqua a nossa necessidade. São elas:

Barras energéticas:
 ideais para o consumo antes, durante ou após a atividade física. Compostas principalmente por carboidratos de cadeia longa, possuem cerca de 280kcal. Algumas marcas de barras energéticas são ENERGY BAR, NUTRISPORT e TRIO SPORT.

Barras de Cereais Fibrosas: são ricas em fibras que ajudam na saciedade e regulam o trânsito intestinal. Compostas principalmente por carboidratos de rápida absorção, possuem cerca de 100kcal. Algumas marcas de barras fibrosas são NUTRY e TRIO.

Barras de Cereais Light: 
possuem cerca de 30 calorias a menos que a barrinha normal. Algumas marcas de barras light são NESTON Light, TAEQ Light, TRIO Light,  NUTRY Light.

Barras de Cereais Dietéticas:
 são adoçadas com sucralose, possuem cerca de 30 calorias menos que a barrinha normal e podem ser consumidas por diabéticos.

Barras de Cereias Protéicas:  
ideais para o consumo após a atividade física para a recuperação muscular.

Barras de Cereais com Soja: 
contém a proteína da soja, com aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz, sendo importante para o organismo.
Hoje já podem ser encontradas barras de cereais orgânicas e sem glúten.
Algo comum entre as barrinhas de cereais é que saciam a fome e suprem a vontade do consumo do docinho entre as refeições, aproveite!

Lanche: antes e depois da malhação

LanchesOpções para você levar na mochila da academia e comer antes e depois da malhação

Por Eliane Contreras

Lanches pró-músculos

Exercício principal: musculação

Estas sugestões são ideais para você comer até uma hora antes do treino - garantindo energia para o exercício. E até uma hora depois, para recuperar o pique e poupar os músculos.

Se você malha...

...Ao acordar

Antes: 1 pão francês com 1 col. (sobremesa) de cream cheese light + 1 suco de uva diluído em água (evite as opções concentradas).

Depois: 1 sanduíche (pão sírio com ricota temperada) + 1 suco de melancia.

...No meio da manhã

Antes: 1 barra de cereais (evite a versão light que, por ser livre de açúcar, demora mais para fornecer energia).

Depois: 1 copo de leite desnatado com achocolatado + 5 biscoitos simples.

...Na hora do almoço

Antes: 5 biscoitos de água e sal + 1 copo de suco de fruta diluído em água.

Depois: (almoço) 1 prato (raso) de massa com molho à bolonhesa + 1 prato (sobremesa) de salada (alface, cenoura, kani) + 1 pêssego.

...No meio da tarde

Antes: 1 fatia de bolo sem recheio nem cobertura.

Depois: 1 sanduíche de pão integral com frango desfiado, ricota e rúcula + 1 suco de laranja.

...No final da tarde

Antes: 1 maçã.

Depois: 1 iogurte desnatado com 1 banana picada, aveia e mel, se a aula terminar até uma hora e meia antes do jantar.

...À noite

Antes: 5 torradas + 1 suco de melão.

Depois: 1 vitamina de leite desnatado batido com mamão e aveia, se o treino terminar até uma hora e meia antes do jantar.

http://boaforma.abril.com.br/dieta/pro-musculos/lanche-antes-depois-malhacao-488340.shtml

Lanchinhos para emagrecer!

Você sabia que ficar longos períodos sem comer tem o mesmo efeito de devorar um montão de comida, ou seja, quilos a mais na balança. Por isso, petiscar entre as refeições não é proibido, desde que seja algo saudável, é claro!
Pesquisadores indicam que comer uma vez entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e o jantar e na ceia (três horas depois do jantar). Isso acontece porque, se você deixa para comer só quando sente necessidade, está propensa a comer mais, já que acaba compensando o tempo que o organismo ficou sem nada. Para essa regra, veja algumas sugestões de alimentos rápidos para essas situações:
  1. barrinha de cereais, sem chocolate.
  2. torradas de água e sal, no máximo cinco e sem patê, margarina ou requeijão
  3. sucos de frutas
  4. frutas
  5. queijo branco, três fatias magras
  6. amêndoas, 10 por dia, no máximo
Referências:
Pesquisas do Instituto Americano do Controle de Registro Nacional do Peso
http://nutricaoemfoco.wordpress.com/2010/10/11/lanchinhos-para-emagrecer/

5 dicas de lanches saudáveis

lanche saudavelImagine a seguinte situação: Você está no trabalho, ou se deslocando de um canto para outro e, de repente, bate aquela fome. Na pressa, você pega um pão de queijo, ou um salgado na birosca mais próxima.
As vezes você está num lugar que parece que não tem nada melhor pra comer. O que fazer?
Aqui vão dicas de lanchinhos pra se ter sempre a mão.
  1. Se você é abençoado, e no seu trabalho tem uma geladeira pra guardar os lanches, meio caminho andado. Leve iogurte, sucos, água de coco, até um sanduíche de pão integral, com salada e aquele peito de frango grelhado que sobrou do jantar de ontem. E ainda cabe uma fruta, para comer no meio da tarde.
  2. Se você não tem geladeira, o mundo ainda não está perdido. Maçãs, pêras e goiabas são frutas mais rígidas, que podem ser levadas na bolsa, na pasta, na mochila, pra qualquer lugar e não precisam de refrigeração.
  3. Frutas secas, como banana passa, uva passa, damasco, ameixa, tâmara, também podem ser levadas, não amassam e resistem bem ao calor, alem de serem ótimas para matar aquela vontade de comer doces que aparece algumas horas depois do almoço.
  4. Castanhas, amêndoas e nozes também são saudáveis, mas cuidado se você está tentando perder peso, pois são mais calóricas. Sabe o que fica ótimo? Separe em saquinhos, daqueles de fazer sacolé, uma misturinha de damascos, ameixas, castanhas do pará e amêndoas. São pequenos, leves, discretos, e saudáveis.
  5. Falta de tempo não é mais desculpa. Você pode encontrar no mercado aquelas caixinhas de sucos de frutas, sucos com soja (todos em versão light) e água de coco. Tenha sempre uma próximo de você.
http://emagrecimentoesaudeblog.com.br/lanches-saudaveis/ 

Lanche Magro Emagrece

Tem muita gente que não gosta de jantar, e será que pode trocar a refeição do jantar por um lanchinho?
É claro que pode, se o lanchinho for magro, basta voce usar ingredientes saudáveis para preparar o lanche.
Voce pode montar um lanche super saudavel, com pão integral, folhas de alface e tomate, uma bife de file de frango grelhado ou peito de peru, que seu lanchinho fica delicioso e saudavel.

Conheça seis lanchinhos gostosos e que não estragam a dieta 

Para matar a fome sem sair da dieta, revista americana sugeriu até pudim dietético. Na busca pelo emagrecimento, muitas pessoas passam a comer algo bem leve durante a noite e, pouco antes de dormir, estão com fome novamente e acabam atacando a geladeira, pondo a dieta a perder.

A revista norte-americana Shape fez uma lista com alguns alimentos que são saudáveis e que podem ser bons aliados para quando bater aquela fominha fora de hora, principalmente quando o sono está prestes a chegar.
lancheQueijo cottage: com poucos carboidratos e muita proteína, é uma ótima opção de ceia e mesmo a versão integral do queijo contem menos de 6 g de gordura por meio pote, ajudando a dar saciedade e evitando a gula. Dê preferência aos queijos probióticos e saiba que pode consumir até 2/3 do pote pequeno por noite.
Romã com iogurte natural: rico em proteínas e com pouco carboidrato, os iogurtes naturais têm vantagens nutricionais excelentes pra quem quer perder peso. A adição de sementes de romã traz um sabor único e estimulante e a fruta ainda é rica em antioxidantes. A porção ideal é de 2/3 do pote de iogurte com sementes de ¼ de romã.
Para matar a fome sem sair da dieta, revista americana sugeriu até pudim dietético. Foto: Getty ImagesChocolate meio amargo orgânico: sem glúten e com 70% de cacau, o chocolate meio amargo orgânico ajuda a satisfazer a vontade de comer doces e ainda tem oxidantes que ajudam a baixar a pressão e melhoram a circulação. A porção é de no máximo cinco quadradinhos pequenos.
Pistaches: ricos em nutrientes, são ótimos lanchinhos que ainda colaboram com a saciedade, aumentam as chances de perder peso e reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Porção ideal de 30 g.
Sorvete de chocolate com amendoim: feito com 3 colheres (sopa) de chocolate em pó protéico, ¼ xícara (chá) de linhaça e ½ xícara (chá) de manteiga de amendoim misturadas e congeladas, é altamente protéico e rico em fibras, além de matar a vontade de comer doce.
Pudim diet de chocolate: para prepará-lo, basta seguir as instruções da embalagem do pacote de pudim dietético de chocolate, trocando o leite por achocolatado light pronto. Mata a vontade de comer doce sem afetar a dieta.
http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5384292-EI16559,00-Conheca+seis+lanchinhos+gostosos+e+que+nao+estragam+a+dieta.html
6 LANCHINHOS GOSTOSOS QUE NÃO ESTRAGAM A DIETA:



1 - Pudim diet de chocolate: para prepará-lo, basta seguir as instruções da embalagem do pacote de pudim dietético de chocolate, trocando o leite por achocolatado light pronto. Mata a vontade de comer doce sem afetar a dieta

2 - Romã com iogurte natural:> rico em proteínas e com pouco carboidrato, os iogurtes naturais têm vantagens nutricionais excelentes pra quem quer perder peso. A adição de sementes de romã traz um sabor único e estimulante e a fruta ainda é rica em antioxidantes

3 - Queijo cottage: com poucos carboidratos e muita proteína, é uma ótima opção de ceia e mesmo a versão integral do queijo contem menos de 6 g de gordura por meio pote, ajudando a dar saciedade e evitando a gula

4 - Sorvete de chocolate com amendoim: misture e congele 3 colheres (sopa) de chocolate em pó protéico, ¼ xícara (chá) de linhaça e ½ xícara (chá) de manteiga de amendoim. Altamente protéico e rico em fibras, esse sorvete mata a vontade de comer doce

5 - Chocolate meio amargo orgânico: sem glúten e com 70% de cacau, ajuda a satisfazer a vontade de comer doces e ainda tem oxidantes que ajudam a baixar a pressão e melhoram a circulação

6 - Pistaches: ricos em nutrientes, são ótimos lanchinhos que ainda colaboram com a saciedade, aumentam as chances de perder peso e reduzem o risco de doenças cardiovasculares
http://www.amoravida.com.br/artigos/curiosidades/?noticia=142&titulo=6%20LANCHINHOS%20GOSTOSOS%20QUE%20N%C3O%20ESTRAGAM%20A%20DIETA:
FONTE: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5384292-EI16559,00-Conheca+seis+lanchinhos+gostosos+e+que+nao+estragam+a+dieta.html#tphotos





Intervale suas refeições com lanches de até 200 calorias

12 deliciosas opções para você rechear as horas que intercalam os pratos principais





por Minha Vida
Para não chegar ao estágio em que você sente seu estômago nas costas, é preciso incluir lanches entre suas refeições principais. Com a participação deles entre os pratos, você nunca chega faminto à próxima refeição. A necessidade, porém, pode somar muitas calorias à dieta, se você não souber em quais alimentos apostar para rechear os intervalos entre as refeições.


lanche - foto Getty ImagesA responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, com a colaboração da nutricionista da consultoria RG Nutri, Andréa Andrade, lista abaixo, exemplos de lanches ideais, montados com alimentos comuns do dia-a-dia e que somam poucas calorias. Além de apresentarem menos de 200 calorias, estes lanches contêm alimentos fáceis de serem encontrados nos supermercados e são super práticos, podendo ser consumidos em casa ou no escritório, garante Roberta, dando a dica.
Opção 1: com 163 calorias
1 unidade de queijo tipo Polenguinho tradicional
1 fatia de pão de forma integral
1 unidade de kiwi


Análise da nutricionista do Minha Vida: Nesta opção de lanche, temos um derivado do leite, um cereal e uma fruta, participantes importantes desse tipo de refeição. Como derivado do leite, o Polenguinho fornece cálcio, mineral de destaque na saúde dos ossos. O pão integral e a fruta oferecem fibras, colaboradoras no funcionamento do intestino. 

Opção 2 - com 153 calorias
1 pote (100 g) de iogurte com 0% de gordura
½ unidade de mamão papaya médio
1 colher de sopa de granola


Análise da nutricionista do Minha Vida: O iogurte com baixa quantidade de gorduras apresenta uma quantidade menor de calorias, possibilitando a ingestão de outros alimentos. A inclusão do mamão papaya e da granola aumenta o consumo de fibras, nutriente que aumenta a motilidade intestinal e a saciedade, retardando a sensação de fome .
Opção 3: com 160 calorias
1 unidade de leite fermentado tipo Yakult
1 unidade de torrada tradicional
1 unidade grande de pêssego


Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite fermentado contém lactobacilos, microorganismos que equilibram a flora intestinal e regularizam a função do intestino. Já a torrada e o pêssego ajudam a fornecer uma quantidade adequada de calorias para o lanche intermediário ficar completo. Além disso, eles também contribuem para o bom funcionamento do intestino.
Opção 4: com 156 calorias
1 barrinha de cereais
½ unidade média de mamão papaya


Análise da nutricionista do Minha Vida: A combinação fornece boas doses de carboidratos e fibras, garantindo energia e ajudando no funcionamento do intestino. 




 
Opção 5: com 163 calorias
1 caixinha de suco de maracujá
1 unidade de torrada tradicional
1 colher de chá de geleia com sabor de sua preferência


Análise da nutricionista do Minha Vida: O suco de caixinha é uma boa alternativa para quem não tem como preparar um suco natural. No mercado, você ainda encontra uma grande variedade de sabores, além das versões light e à base de soja. A torrada fornece fibras e carboidratos, enquanto a geleia dá um sabor doce ao lanche.



Opção 6: com 150 calorias
2 fatias de pão de forma integral
2 fatias de peito de peru
1 lata de chá light tipo Nestea do sabor de sua preferência


Análise da nutricionista do Minha Vida: O chá light é outra boa alternativa para quem vive a correria do dia-a-dia. Como ele contém baixíssima quantidade calórica, dá para ser acompanhado com um sanduíche simples. A combinação de pão integral e peito de peru fornecem fibras e proteínas ao organismo .

Opção 7: com 164 calorias
4 unidades de biscoito salgado
2 colheres de chá de geléia do sabor de sua preferência
1 unidade grande de ameixa fresca


Análise da nutricionista do Minha Vida: O biscoito é boa fonte de carboidratos, responsáveis por gerar energia para o corpo. A geléia pode ainda, ser substituída pelo requeijão, caso você prefira um lanche salgado. A ameixa é uma fruta com baixa quantidade calórica e rica em fibras, o que auxilia na regularização da função intestinal.

Opção 8: com 154 calorias
1 unidade média de pão de queijo
1 unidade média de maçã


Análise da nutricionista do Minha Vida: Uma alimentação equilibrada permite a ingestão de todos os alimentos. Por isso, o pão de queijo pode fazer parte do cardápio, contanto que não seja consumido freqüentemente. Uma unidade média por semana é a quantidade ideal. A maça, por sua vez, fornece vitaminas, minerais e fibras, nutrientes importantes para o organismo.
Opção 9: com 130 calorias
2 torradas light
2 colheres de sopa de cream cheese light
1 xícara de chá de chá verde sem açúcar


Análise da nutricionista do Minha Vida: A torrada light fornece carboidratos, fonte de energia para o organismo, bem como fibras, substância importante para o bom funcionamento intestinal. Como derivado do leite, o cream cheese oferece um nutriente essencial para a saúde dos ossos, o cálcio. O chá verde completa o lanche saudável, apresentando substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular.

Opção 10: com 194 calorias
1 fatia de pão integral light
1 fatia de ricota
3 fatias de peito de peru
1 copo de suco de maracujá com adoçante


Análise da nutricionista do Minha Vida: A combinação do pão integral, fornecedor de carboidratos e fibras, com a ricota e o peito de peru, ricos em proteínas é perfeita. Além de dar energia a quem o consome, o lanche oferece proteínas, nutriente envolvido em diversas funções do organismo, como a renovação celular. O suco de maracujá oferece vitaminas e minerais, colaborando para atingir a meta destes nutrientes.

Opção 11: com 180 kcal
1 copo de leite desnatado batido com 5 morangos
2 unidades de biscoito integral com gergelim


Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite desnatado é fonte de cálcio, além de fornecer uma baixa quantidade de calorias e gorduras, colaborando para uma alimentação saudável. O morango e o biscoito são fontes de fibras, nutriente responsável pela regulação do intestino . 

Opção 12: com 188 kcal
1 xícara de chá de leite desnatado
½ xícara de chá de cereal matinal tipo Sucrilhos
½ banana nanica picada


Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite é um ótimo aliado de quem quer prevenir a osteoporose, já que é fonte de cálcio, mineral responsável pela saúde dos ossos. O cereal matinal se responsabiliza pelo fornecimento de energia para o corpo, enquanto a banana apresenta uma série de vitaminas e minerais .

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/2264-intervale-suas-refeicoes-com-lanches-de-ate-200-calorias.htm


Faça lanches e emagreça!

Descubra os benefícios do fracionamento das refeições.


O fracionamento das refeições é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de contribuir para o emagrecimento.  Fazer intervalos muito grandes entre as refeições faz com que a quantidade de nutrientes no organismo fique restrita e o metabolismo passa a economizar energia para conseguir desempenhar suas funções.


Além disso, quando você não realiza os lanches entre as refeições principais, a fome fica acumulada, o que fará com que você abuse na próxima refeição.


É importante ressaltar, que realizar os lanches, não significa beliscar. Essa atitude faz com que se perca a noção da quantidade de alimentos consumida, prejudicando o emagrecimento. Por isso, é fundamental estipular os horários das refeições e sempre incluir os lanches.


Além dos horários das refeições, você deve atentar-se a qualidade dos alimentos ingeridos. Frutas, barras de cereais, iogurtes light, leite fermentado, pães integrais, torradas, cereais e sucos são ótimas opções de lanches com poucas calorias e práticos, podendo ser consumidos até mesmo durante a jornada de trabalho.


As frutas assim como o pão integral, as barras de cereal, as torradas integrais e os cereais, são fontes de carboidrato que fornece energia para o organismo, e fibras que aumentam a sensação de saciedade. Além do mais estes nutrientes contribuem para o bom funcionamento do intestino.


Já o iogurte light e o leite fermentado, são fontes de proteína, que auxilia na renovação celular.


Dessa forma, os lanches intermediários ajudam que você tenha uma alimentação balanceada e saudável!


Lembre-se: você deve fracionar sua alimentação, tomando cuidado para não ficar mais de 4 horas sem se alimentar. O ideal é que sua alimentação seja dividida da seguinte forma: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.


Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089
http://www.dietaesaude.com.br/14191/Faca-lanches-e-emagreca?utm_source=news_ds&utm_medium=conteudo&utm_campaign=290027

Nenhum comentário:

Postar um comentário