OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estudar para emagrecer

Ler emagrece?

Ler emagrece?Ouvimos muitas pessoas dizerem que quando exercitamos somente a mente, ao fazermos a leitura acabamos emagrecendo, mas será que isso é realmente verdade? Um estudo realizado teve conclusão de que o ato de ler acaba gastando algumas calorias, entretanto quando se trata de livros de ação, sexo e suspense.

Quando se lê livros como os de ação a taxa média de calorias que são gastas acaba dobrando, isso se dá ao fato de que os livros ligados a esses temas provocam a produção de adrenalina, um hormônio que prepara o corpo para situações de estresse, reduzindo o apetite e queimando as calorias.

Quanto mais ler livros que contenham adrenalina mais emagrece, assim como o livro Código da Vinci, que queima cerca de 855 calorias, que equivale a uma barra de chocolate, o livro O Exorcista também é um deles, o livro O Iluminado, entre outros de aventura, suspense, ação, sexo tendo que ser livros que proporcionem a produção de adrenalina.

E é claro que todos nós sabemos que ler não é só excelente na perca de peso, mas como também para nosso desenvolvimento. Quem lê mais escreve melhor e aumenta seu vocabulário, se tornando uma pessoa que terá mais facilidade em desenvolver uma redação, por exemplo. Ler é tudo na vida da pessoa.



Fonte :
The American Dietetic Association's Complete Food & Nutrition Guide


Você esta pronto para perder peso?
Sua atitude lhe impede de obter sucesso?
Este teste poderá ajudá-lo (a) a saber se você necessita adequar suas atitudes antes de começar.
As respostas devem refletir como você realmente pensa e não como você gostaria de ser!

SEJA HONESTO COM VOCÊ MESMO, IMPRIMA O TESTE E ASSINALE CADA QUESTÃO COM (V) VERDADEIRO OU (F) FALSO.

1) Eu tenho pensado consideravelmente sobre meus hábitos alimentares e atividades físicas. E sei que preciso efetuar mudanças.

2) Eu sei que eu preciso fazer mudanças permanentes, e não provisórias em meus hábitos alimentares e atividades físicas.

3) Somente devo me sentir bem sucedido se perder a quantia pré-determinada de quilos.

4) Eu sei que o melhor é perder peso lentamente.

5) Eu estou pensando em emagrecer agora porque realmente eu quero, e não porque alguma outra pessoa esta me pressionando para fazer isto.

6) Eu acredito que emagrecendo eu resolveria outros problemas em minha vida.

7) Eu estou disposto e apto à incrementar minha atividade física regular.

8) Eu posso ser bem sucedido se não cometer deslizes.

9) Eu devo comprometer tempo e esforço para organizar semana por semana meu plano de alimentação e atividade física.

10) Uma vez que eu emagreça alguns quilos e alcance um patamar em que pare de emagrecer, eu me desmotivo em relação à minha capacidade de atingir meu objetivo

11) Eu desejo começar um programa de emagrecimento já, mesmo que minha vida esteja passando por mudanças às quais não estou adaptado.

AGORA VAMOS SOMAR OS PONTOS.

Atenção este teste não avalia sua necessidade ou desejo de emagrecer e sim suas chances de obter sucesso

Para as questões 1, 2, 4, 5, 7, 9.
Marque "1" para cada resposta verdadeira (v)
Marque "0" para cada resposta falsa (f)
Para as questões 3, 6, 8, 10, 11.
Marque "0" para cada resposta verdadeira (v)
Marque "1" para cada resposta falsa (f)

TOTALIZE SEUS PONTOS_________.
Se você obteve 4 ou menos pontos agora não é o momento certo para você emagrecer, você pode ser bem sucedido inicialmente, mas você não esta habilitado para manter o esforço necessário para atingir o objetivo. Primeiro reconsidere suas razões, para tentar mais tarde.

Se você obteve 5 a 7 pontos, você deve reavaliar suas razões para emagrecer e estudar as estratégias que você adotaria.

Se você obteve 8 pontos ou mais você tem provavelmente boas razões para emagrecer. E você esta consciente das etapas que necessita cumprir para atingir o sucesso, parabéns.

Como em todo e qualquer teste, as perguntas e respostas estão sujeitas á interpretações pessoais,tomando como exemplo a pergunta 4, qual a velocidade que significa lentamente? Portanto quando você faz este teste sozinho tem uma resposta genérica ilustrativa, se você quer uma resposta mais proxima de sua realidade, faça o teste sob a orientação de seu médico de confiança.

O teste mostra se você já esta em condições de obter sucesso, caso contrário é melhor aguardar momento mais oportuno. Neste caso entre em contato conosco pelo telefone (11) 6901-2647 para que possamos orientá-lo.

Um comentário:

  1. E quem vira a noite estudando,pensando, quebrando a cabeça com cálculos do curso de engenharia? o.O

    ResponderExcluir