Na hora do jogo, na ida ao cinema ou mesmo uma ida na pracinha, a pipoca pode ser encontrada em qualquer lugar e é um lanche prático e fácil. Muitos podem não acreditar, mas a pipoca pode ajudar e muito a saciar a fome e ainda melhor o intestino e até no controle de glicose no sangue.
Fibras amigas
Quando se fala em pipoca, conciliamos sempre um refrigerante como companheiro, mas de agora em diante, prefira chás e sucos zeros, H2O ou até suco natural, pois o refrigerante pode tirar um pouco do efeito positivo no intestino.
Além da ajuda ao intestino, a pipoca pode ajudar no controle de glicêmico, o que ajuda e muito a saciar a fome e assim torna-se um grande aliado da dieta.
Escolha bem sua pipoca
No supermercado, observe o formato e a cor dos grãos, que devem estar arredondados, feito pérolas, e com a coloração uniforme. Manchas esfumaçadas denunciam que o amido está mole, o que empobrece o alimento. Se optar pela pipoca para microondas pronta, prefira as livres de gorduras trans e com menos sódio. as lights são sempre ótimas opções.
Que tal preparar um lanche fácil.
Se não tem microondas, faça na panela em fogo bem baixo, mas sem usar óleo ou nenhum tipo de gordura.
E pronto, está pronto um lanche que rende muito e pode ser dividido em vários momentos de seu dia e que não passa de 160 calorias.
Estar de dieta não precisa ser tortura. Basta ser criativa!
PIPOCA ZERO GORDURA !!!
5 colheres(sopa) de água
2 colheres(sopa) de milho para pipoca
cubra a vasilha com papel filme e faça furos na superfície com a ponta de uma faca.
Pipoca Light - Atualização após muitas experiências
Acho que já deu pra perceber que gosto de pipoca.
Por um tempo, andei atrás de receitas de pipocas light, mais saudáveis e muito menos calóricas.
Testei uma receita em que se deixa o milho de molho por meia hora, coloca-se em um saco de papel (de padaria) e leva-se ao micro-ondas. Nada
Comprei uma pipoqueira elétrica da Arno, modelo Kids. Para resumo de uma conversa longa e dolorosa, tenho que abafar a face superior com um pano, ou o calor é suficiente para os milhos estourarem. E mesmo assim, sobram vários grãos que não estouram, e a tampa dela está começando a formar bolhas...!
Por minha experiência, dou um máximo de dois ou três meses de sobrevida, com limitações.
Por fim, fuçando a net, encontrei em um site, Beleza e Fitness, havia um post sobre uma nova pipoca light no mercado, e em um comentário, algumas dicas para fazer a tal pipoca:
- Uma tigela de vidro (a que você já vai usar para comer);
- Um ou dois punhados de pipoca (seca, pura, sem água ou gordura);
- Uma tampa com furos (não possuindo, cubra a tigela com filme de PVC e faça furinhos);
- Dois a quatro minutos de microondas na potência máxima.
Raiva de ter gasto R$ 149,00 no ralho da pipoqueira elétrica...
E uma extrema felicidade por ter conseguido descobrir a incrível e dificílima receita da pipoca light.
AMEI!!!
Na próxima Copa já tenho um petisco saudável... (não dava para não comentar, né?)
Em tempo: para os adeptos do VP, três xícaras desta pipoca têm 01 ponto, quantidade igual à de uma xícara da pipoca com gordura...
Se aquecer a tigela antes (por exemplo, se colocar um pouco de milho e estourar, e só então fazer uma quantidade maior), os grãoes de milho estouram em uma proporção absurdamente maior, em menos tempo, sem riscos de queimar)
http://historiadenina.blogspot.com/2010/07/pipoca-light-consegui.html
Pipoca Simples |
1/2 xícara de milho de pipoca
2 colheres de chá de sal
Milho de pipoca | | Sal |
- Acessórios próprios: Existem diferentes tipos de acessórios para preparar pipocas no microondas. Porém a maneira de proceder é quase sempre a mesma. Como na máquina de ar quente, não se deve colocar óleo. Basta apenas colocar a quantidade de milho de pipoca recomendada pelo fabricante, fechar e programar o microondas conforme as instruções. Depois disso é preciso somente salgá-la.
- Saquinho de papel: Use um saquinho de papel marrom para fazer a sua própria "pipoca de microondas". Para isso, use metade das medidas dos ingredientes recomendados acima. Abra o saquinho e coloque o milho de pipoca. Feche o saquinho, voltando ao seu formato original quando fechado, apertando para retirar o ar. Faça uma pequena dobra na parte superior e feche com um pedaço de fita adesiva crepe. Coloque-o deitado no microondas por 2 minutos na potência de 800W ou ajuste para preparo de pipoca se o seu microondas tiver essa função. Depois de pronto, retire do microondas e abra o saquinho com cuidado por causa do vapor que vai se formar.
Utensílios para ajudar no preparo
Colheres medidas | Xícaras medidas | |||||
Máquina de pipoca | Microondas | Acess. p/ microondas | Saco de papel | |||
Fita adesiva crepe | Tigela |
Adaptado de:
http://www.muitogostoso.com.br/informacao/view/Lanches/Biscoitos-e-Pipocas/Pipoca-Simples/
Olha só! Eu querendo comprar uma pipoqueira elétrica e descobri q já tenho uma: o microondas! Quer dizer q só o milho seco já vira uma pipoquinha branquinha? Vou testar! Obrigada pela dica!
ResponderExcluir