OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 14 de janeiro de 2012

Aproveite as festas de final de ano sem culpa

Aproveite as festas de final de ano sem culpa

Com algumas mudanças em seu hábito, você aproveitará a festa sem prejudicar sua dieta
 
O final de ano está chegando e acompanhado de muitas comemorações, como as confraternizações do trabalho, cursos, academia, além da ceia de Natal e Ano Novo. Vamos combinar que esse não é o melhor momento de iniciar uma dieta, mas também não precisamos exagerar e comermos tudo o que tiver pela frente, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como você pode aproveitar as festas sem que isso traga peso na consciência, ou o pior: na balança! Confira:
- Fracione sua alimentação, tomando o cuidado para não ficar mais de 4 horas sem se alimentar. É fundamental realizar antes um lanche saudável, para não chegar com muita fome na festa. Frutas, iogurte, cereal integral, suco, gelatina diet são boas opções;
- Se você for preparar algum prato para levar à festa, procure substituir alguns ingredientes, deixando a preparação mais light. Por exemplo, substitua o creme de leite por iogurte light, a manteiga e temperos prontos por ervas e limão;
- Dispense as entradas como pães, pastelzinho, queijos, amendoim;
- Sente-se à mesa, coma devagar, mastigando bem todos os alimentos, apreciando e prestando atenção no que está comendo;
- Inicie as refeições com um prato grande de salada, que irão lhe garantir saciedade;
- Prefira as preparações assadas ou grelhadas, evitando as frituras;
- Evite carnes gordurosas, como leitão e costela. Aves (peru, frango, chester) sem pele, peixes, lombo de porco magro são boas escolhas para prato principal.
- Como acompanhamento, os legumes cozidos, além de arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos são excelentes alternativas;
- Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação, intercale com água, sucos ou refrigerante light;
- Para sobremesa invista nas frutas da época, que são ricas em vitaminas e minerais, além de possuírem poucas calorias. Ameixa, abacaxi, manga, melancia, melão, uva e pêssego são ótimas opções;
- Não deixe de comer seu prato predileto, mas se for uma opção mais calórica, pegue uma porção menor.
As preparações típicas dessas festas são realmente deliciosas, mas tente desviar a atenção da comida e aproveite essa ocasião para desfrutar da companhia de sua família e amigos. Que tal fazer o ano de 2012, um ano de sucesso em sua reeducação alimentar? Pode contar conosco para essa conquista!
Gabriela Mendes Taveiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Nenhum comentário:

Postar um comentário