OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A gordura que faz bem à saúde - Ômega 3

A gordura que faz bem à saúde

Ômega 3 controla o colesterol e combate uma série de doenças.
Se você está acostumado a ouvir que comer gordura faz mal à saúde, talvez mereça rever alguns conceitos sobre sua alimentação. De acordo com a nutricionista Bruna Murta, o Ômega 3 é um tipo de gordura benéfica ao organismo, capaz de controlar o colesterol, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e combater a depressão. O óleo é encontrado principalmente na semente de linhaça e em peixes de água profunda, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavala.

"O ômega 3 é um óleo essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo. A substância é rica em gordura insaturada, responsável por manter nossas membranas celulares saudáveis. Por outro lado, os alimentos industrializados e de origem animal possuem muita gordura saturada e trans, que prejudicam o corpo e desencadeiam doenças", explica a especialista que trabalha na Rede Mundo Verde.

A responsável pela ação anti-inflamatória do óleo é uma substância chamada EPA, que auxilia no tratamento de doenças dessa natureza e da obesidade, reduzindo o inchaço corporal. A gordura ainda atua na prevenção e tratamento da depressão, contribui para a memória e acelera o processo de assimilação de informações, especialmente em crianças. "O Ômega 3 contém DHA, essencial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro", esclarece a nutricionista.

De acordo com a nutricionista, o Ômega 3 deve ser consumido diariamente, mas com moderação. Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar a substância. "Como todo óleo, ele fornece 9Kcal por grama. Portanto, é calórico e como todos os tipos de gordura", ensina.

Aliado do coração

Dentre os inúmeros benefícios do Ômega 3 está o combate ao colesterol. O óleo eleva os níveis de HDL, responsável por retirar do organismo o excesso de colesterol circulante, e evita a deposição de substâncias maléficas às paredes dos vasos sanguíneos, como o LDL. Além disso, essa gordura do bem regulariza os níveis da pressão arterial e tem importante papel na prevenção e no tratamento de diabetes, artrite, distúrbios de pele e até câncer. Neste último, o óleo inibe diretamente a proliferação celular de tumores.

A nutricionista Natalia Lautherbach reforça que todas as gorduras insaturadas possuem ações benéficas ao organismo. "Os Ômegas 7 e 9, por exemplo, também são aliados à saúde do coração e responsáveis por reduzir as taxas de colesterol sanguíneo. O primeiro é encontrado no óleo de macadâmia e tem propriedades rejuvenescedoras. Já o Ômega 9 está presente no azeite de oliva extravirgem, castanhas, nozes, amêndoas e abacate", lista.
http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/1255/a-gordura-que-faz-bem-a-saude 

Nenhum comentário:

Postar um comentário