OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 24 de março de 2012

Quer emagrecer? Então desapega!

Quer emagrecer? Então desapega!

Pare de se sentir vítima do mundo e reaja em busca de objetivos

Por Especialista 

Quando nos ressentimos, ou magoamos com alguém, significa que demos atenção demais aquilo que nos foi feito ou dito. Mas será que a intenção da pessoa foi realmente nos magoar?

Cada individuo tem enraizado em si valores e leis morais que julga completamente corretos, e que quando contrariados ou questionados, o fazem sentir raiva, culpa, ansiedade, medo e etc.

Por sermos únicos, cada pessoa sente o mesmo problema com intensidade diferente, que pode variar de acordo com os nossos registros internos. Para que esses registros sejam modificados, é necessário que busquemos o autoconhecimento e mudemos nossos pensamentos, palavras e atitudes.

Quando nos magoamos, sentimos auto-piedade e culpamos as outras pessoas pela nossa angústia e sofrimento, desejando inconscientemente sermos notados. As conseqüências de atitudes como essas podem ser a ansiedade e a carência. O hábito de beliscar comida o dia todo pode ser uma forma de aplacar o sentimento de ansiedade.


Toda vez que uma pessoa estiver engordando, ou tendo dificuldades para emagrecer, ela deve repensar em tudo o que tem vivenciado, se houve algum acontecimento marcante, ou se há um grande acúmulo de mágoas.

Problemas na tireóide podem significar o quanto a pessoa não se sente no direito de ser feliz. É como se o nosso corpo estivesse falando:  "Todos podem ser felizes, menos eu.

Outras pessoas podem desenvolver uma camada de gordura como forma de proteção do mundo ameaçador e aplacar a carência gerada pela falta de contato com o outro. A pessoa carente pode usar além da comida, o cigarro, a bebida, as drogas e os remédios como válvula de escape.

Então, comece a exercer uma auto-análise (se necessário, procure o auxilio profissional) e comece a devolver os problemas que os outros colocam no seu colo, as provocações e os insultos. Desapegue-se de tudo aquilo que não te pertence, e só faz mal para você. E principalmente, liberte-se dos fantasmas do passado para que você possa vivenciar um futuro de paz, felicidade e literalmente, leveza.

Milena Lhano é terapeuta floral, grafóloga e iridóloga

Para mais informações, entre em contato: (11) 2028-0500 / lhano@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário