OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 18 de março de 2012

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável


Para melhor entendimento de uma alimentação que possa trazer benefícios a saúde é preciso estabelecer alguns conceitos.
Primeiramente, você sabe a diferença entre nutrição e alimentação?

É muito comum as pessoas confundirem os conceitos desses dois temas. Na verdade, a alimentação é o simples ato voluntário de comer e acontece por nossa livre escolha.
Já a nutrição resulta do aproveitamento dos alimentos consumidos que são utilizados como energia e nutrientes nas células do organismo, envolvendo digestão, absorção e excreção.

 
Portanto frequentemente podemos escolher: os alimentos que comemos, as quantidades e sua distribuição em refeições por dia.

Para uma alimentação saudável ou equilibrada, devemos ter a consciência que o consumo de alimentos deve ser adequado as nossas necessidades biológicas e sociais diárias, de acordo com a fase de nossa vida. Além disso, os alimentos devem ser de fácil acesso, saborosos, de cores variadas e serem higienizados adequadamente para o consumo. Devemos sempre considerar, em nossas escolhas, o consumo de alimentos regionais.

O equilíbrio de nossa saúde depende de nutrientes que são fornecidos durante a alimentação, tais como: Carboidratos (açúcares), proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e sais minerais. Sem se esquecer da água em quantidades adequadas.
Nesse aspecto, o Ministério da Saúde recomenda Dez passos para uma alimentação Saudável, são eles:

1. Procurar realizar o café da manhã, almoço e jantar e ainda um pequeno lanche no meio da manhã e a tarde, sem pular refeições;

2. Consuma ao longo do dia, 6 porções do grupo dos cereais ( arroz, pães, milho, trigo, massas), batatas e raízes como mandioca, macaxeira, aipim. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches

4. A mistura de arroz e feijão nas refeições é uma combinação tipicamente brasileira e completa em termos de proteínas. Deverá ser consumida pelo menos cinco dias da semana.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atenta aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7. Evite os refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Além disso:
Mantenha uma grande variedade de alimentos em suas refeições;

Crie tempo para comer, não faça as suas refeições em pouco tempo, mastigue bem os alimentos.

Seguindo estas recomendações você terá uma alimentação mais saudável e mais bem estar.

Até breve,
Profa. Márcia Pimentel
http://www.mesasaude.com/2010/01/alimentacao-saudavel.html 





16-03-2011

Dieta colorida faz bem para a saúde



Um prato de comida que misture alimentos de diferentes cores chama atenção e pode fazer muito bem para a saúde.

Segundo um nutricionista norte-americano criador da chamada dieta das cores, basta comer pelo menos um alimento de cada grupo de cores por dia para emagrecer e manter o bem estar.

Brancos, laranjas, verdes, vermelhou e roxos. Cada grupo tem seus representantes mais importantes. Alho, cebola e pera, do grupo de alimentos brancos, ajudam a fortalecer os ossos e o sistema imunológico.

Cenoura, manga, abóbora e mamão, do grupo laranja, protegem a visão e a pele.

Verdes-escuros como brócolis, espinafre e couve dão energia.

Já os vermelhos e os roxos, como tomate, melancia, uva e morango combatem o câncer e o estresse.
Márcia Frankevicius, especialista em emagrecimento, afirma que os alimentos coloridos tem pigmentos e substâncias importantes.

Ela também dá dicas de como se alimentar durante o carnaval para poder curtir as festas sem nenhum problema.

fonte R7

http://guiamedicodabahia.com.br/dicas/138/dieta-colorida-faz-bem-para-a-sa%C3%BAde

Nenhum comentário:

Postar um comentário