OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 17 de março de 2012

Obesidade na família

Obesidade na família

Pequenas atitudes no nosso dia a dia pode ser a prevenção

A obesidade é um problema de saúde pública, presente tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento e o aumento de sua incidência está distribuído em quase todas as raças e sexos, atingindo desde a população adulta até a infantil.

O aumento da ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares e o estilo de vida mais sedentário, contribuem para a ocorrência da obesidade. Dessa forma, percebemos a importância de uma alimentação balanceada, auxiliando na manutenção do peso, e assim, diminuindo os fatores de risco para determinadas doenças.

A família tem grande influência no desenvolvimento dos hábitos alimentares das crianças, por isso, a necessidade de incentivar práticas saudáveis desde a infância. É comum às crianças terem os pais como ?modelo?, sendo assim, irão seguir as escolhas alimentares das pessoas que as rodeiam, e por esse motivo, os pais devem tomar cuidado para não transmitir uma imagem errada sobre alimentação, por exemplo, dizer que não gosta de determinado alimento.

Além disso, durante as refeições, o ambiente deve ser tranquilo e sem brigas. É uma ótima oportunidade de conversar sobre como foi o dia de cada membro da família, para que possam se conhecer mais.

Crianças que se alimentam sozinhas ficam sem referências de uma alimentação adequada, e ficam mais propicias a comerem em frente à televisão, computador ou videogame, perdendo a noção da quantidade e do que está comendo.

É fundamental incorporar novos hábitos alimentares, tais como, a realização de 5 ou 6 refeições por dia, introdução de frutas, verduras e legumes na alimentação diária, diminuição da frequência e quantidade no consumo de guloseimas (biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes) e substituir as frituras por preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Porém, as mudanças devem ocorrer gradativamente, no entanto, devem abranger toda a família, pois não adianta fazer comida separada ou comprar alimentos específicos para um membro da família, pois essa atitude tornará mais difícil a adesão. Todos devem aderir à nova alimentação, e assim se beneficiar com as vantagens da alimentação saudável, que acarretará em satisfação com a imagem corporal, melhora na saúde e no desempenho físico!

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Nenhum comentário:

Postar um comentário