OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 7 de março de 2012

QUEM PERSEVERA ATÉ O FIM, ALCANÇA A VITÓRIA

 



QUEM PERSEVERA ATÉ O FIM, ALCANÇA A VITÓRIA


"Em qualquer empreendimento, quando se chega ao ponto crucial a maioria das pessoas se deixa desanimar e desiste de se esforçar. É nesse ponto que você precisa continuar se esforçando, mantendo firme o objetivo inicial, pois a trajetória final é que define a vitória ou o fracasso. Quem segue com perseverança a trajetória final alcança infalivelmente a vitória e o sucesso."
Livro: Mensagens de Luz - Seicho no Ie
http://amanovasconquistas.blogspot.com/2008/11/motivos-para-emagrecer.html 

Como emagrecer entendendo o que está acontecendo com você

Colabore!

Você tem problemas de excesso de peso? Já tentou 1001 receitas para emagrecer e não conseguiu êxito duradouro? Então você precisa saber o real motivo do excesso de peso e parar de ser enganado, ou de se deixar enganar.

Você tem que ler uma opinião super sensata e real sobre como o excesso de peso deve ser lidado por quem tem esse problema: Leia esse artigo aqui: Quem escreveu é a Liliana, autora do blog Chá de Hortelã, o qual acompanho já a algum tempo. Ela é médica e sabe do que está falando.

Não sou gordo mas vejo casos assim na família. Vejo a tortura mental que a pessoa vive. Ela se meteu em uma prisão e não sabe como sair dela. Ou sabe e não se comprometeu o suficiente consigo mesma para assumir uma nova postura de vida. Sou da opinião de que não dá para querer emagrecer e fazer comidinha gostosa todos os dias. É uma opção de vida. É como o alcólatra ou o viciado. Só uma decisão firme e um comprometimento que mudará seus hábitos de vida é que resolverão o problema.

Comprometimento! É uma palavra que tenho usado bastante ultimamente. Creio que se pudesse resumir a receita do sucesso em uma única palavra, seria esta.

Outra dica quando o assunto é saúde do corpo e da mente é ler os livros da Cristina Cairo. Ela é outra pessoa cuja linha de pensamento considero interessante. Depois que você compreende que todo desequilíbrio no corpo é resultado direto de suas emoções e do modo como você lida consigo mesmo e com o mundo, nunca mais verá o que chamamos de “doença” do mesmo modo.

 É um ponto de vista adiantado, na minha opinião. É de origem oriental e vem num momento em que a sociedade ocidental vive um cientificismo cego que quer explicar tudo mas nem tudo consegue resolver em termos práticos e efetivos.

A mente definitivamente ainda tem muitos segredos que levarão anos para serem compreendidos e disseminados para a população poder fazer um bom uso deles. Enquanto os cientistas não chegam lá, podemos entender e se adaptar melhor à esta vida louca usando de uma sabedoria já antiga, cada vez mais disponível e sempre necessária.
Está dada a dica.
http://www.ronaud.com/saude/como-emagrecer-entendendo-o-que-esta-acontecendo-com-voce/

Nenhum comentário:

Postar um comentário