OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 24 de março de 2012

Como aproveitar o final de semana sem prejudicar sua dieta

Como aproveitar o final de semana sem prejudicar sua dieta

Aprenda a aproveitar o fim de semana sem se preocupar com a segunda feira.

Aos finais de semana é comum que ocorram mudanças em nossa rotina, o que pode interferir em nossa alimentação. Por isso, é importante saber se controlar para evitar exageros e acertar na escolha dos alimentos diante de tantas "tentações".
Confira as dicas abaixo, para que seu final de semana não se transforme em um bicho de sete cabeças:

Café da manhã na padaria:
Prefira sempre os sucos de frutas com sanduíche natural, geléias diet, salgados assados, iogurte desnatado, frutas com cereais. Evite os bolos recheados, folhados e salgados fritos. Cuidado com o tamanho das porções!

Happy hour:
Invista em petiscos de queijo branco, sanduíches de ricota e canapés de vegetais. E evite o amendoim, frituras (batata, mandioca) castanha de caju, carne seca ou salgadinhos. Cada 1ml de álcool possui 7 calorias, por isso, maneire na bebida alcoólica: beba no máximo, uma latinha de cerveja ou uma tulipa de chopp. Se possível, opte pelo suco natural ou pela água.

Restaurantes:
Em restaurante tipo self-service, primeiro, passe por todas as opções antes de escolher os alimentos, evitando exageros. Divida o prato em quatro partes, deixando uma parte para as saladas cruas, pois as fibras ajudam a saciar a fome com mais rapidez. Na hora de escolher o acompanhamento, escolha apenas uma opção de carboidrato (arroz, massa ou batata). Quanto ao prato principal, prefira sempre as carnes grelhadas ou assadas ao invés de milanesa ou parmegiana.
Os rodízios não são as melhores opções, pois perde-se a noção da quantidade de alimentos que está sendo ingerida. Mas, caso opte por esse sistema, lembre-se de parar de comer quando estiver satisfeito. Não precisa comer tudo só porque você está pagando, pois essa atitude certamente lhe causará arrependimento.
Se escolher um restaurante de massas, saiba que as melhores massas são as sem recheio, com molho simples de tomate (molho ao sugo). Molhos mais elaborados como o branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo.
Agora se a opção for à pizzaria, dê preferencia as menos calóricas, como escarola, rúcula, berinjela, abobrinha. Dispense os recheios acompanhados de queijos gordurosos, como catupiry e cheddar, além da borda recheada.

Sobremesas:
Opte sempre por frutas, mas se tiver vontade de comer um doce, escolha apenas uma opção e um pedaço pequeno. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

Sanduíches:
O fast-food deve ser evitado, pois os alimentos servidos são normalmente ricos em gordura. Porém, se for inevitável, prefira uma unidade de hambúrguer mais simples e dispense os acompanhamentos, como batata frita e sobremesa. Opte por suco ao invés de refrigerante.
Se a escolha for o hot dog, evite acompanhá-lo com purê de batata e batata palha. O pão com salsicha ao molho vinagrete ou molho de tomate é a melhor opção.


Desvie sua atenção da alimentação e aproveite o final de semana para praticar atividades de lazer que vão te ajudar na manutenção de um corpo saudável, como caminhar em um parque, nadar, andar de bicicleta, jogar vôlei, futebol, boliche, dançar, levar as crianças em parques de diversão.
Divirta-se com a família e amigos, aproveitando para gastar mais energia!


Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Preguiça do final de semana dobra as calorias da dieta

Calorias em excesso e poucos nutrientes põem todo o esforço anterior a perder

Por Minha Vida

Durante a semana, nada te faz cair em tentação e você segue o cardápio da dieta à risca. Tanto esforço e determinação, no entanto, não se aplicam aos sábados e domingos. Afinal, os dias de descanso sugerem que até a atenção debruçada sobre os alimentos merece uma folga. Os direitos que você dá a si mesmo, no entanto, podem resultar em muitas calorias e prejudicar a conquista do objetivo final.

Antes de tudo, é importante lembrar que sua meta de emagrecimento não precisa ser atingida à base de um menu com baixíssimas calorias, conforme explica a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Ao seguir um cardápio balanceado, você não sente tanta necessidade de extrapolar nos finais de semana. Conforme sexo, idade, estatura, peso e nível de atividade física, você deve seguir um cardápio especialmente voltado para o seu perfil. "Cada pessoa, de acordo com suas características particulares, apresenta uma determinada quantidade calórica para manter o peso" , afirma Roberta.
Já os interessados em emagrecer, precisam reduzir as calorias do cardápio que seguem para manter o peso. Ou seja, a quantidade de calorias indicada para a eliminação de peso está associada à quantidade calórica que a pessoa precisa para mantê-lo. "Obtendo essa necessidade calórica para a manutenção do peso, é feita uma restrição de calorias. Normalmente, há uma diminuição de 500 calorias diárias para iniciar a eliminação", exemplifica a especialista.

Ainda de acordo com a nutricionista, se uma pessoa precisa de 2.100 calorias para manutenção do peso, uma dieta de 1.600 calorias diárias será indicada para eliminar meio quilo por semana. Assim, derrubamos a idéia de que, para emagrecer, é necessário seguir uma alimentação altamente restrita, com 1.200 calorias ou menos , reforça. Ela afirma que alguns casos de grande excesso de peso pedem uma dieta mais restritiva, mas alerta que a restrição calórica deve ser gradual.
Escapulidas que somam muitas calorias


Mudar o cardápio aos finais de semana com a idéia de recompensa é uma atitude enganadora. Muita gente confunde variedade com excesso de calorias , alerta Roberta. Ela afirma que uma alimentação equilibrada engloba variedade de alimentos e sabores, deixando a monotonia de lado. Assim, você não precisa se esbaldar nos dias que encerram a semana.

Ao deixar toda a consciência do menu saudável de lado para se deliciar nos fins de semana, você acaba subestimando a importância que os alimentos têm para a sua saúde e, além disso, da influência deles no processo de emagrecimento. Optando por produtos refinados, ricos em gorduras, doces e bebidas alcoólicas, por exemplo, é de se esperar que o excesso de calorias ocorra , constata a especialista do Minha Vida.

Para provar que os deslizes não são nada convenientes ao seu projeto de emagrecimento, a nutricionista montou um cardápio com exemplos de alimentos que costumam fazer parte dos dias de folga de quem está de dieta. Confira o resultado excessivo de calorias.
Café da manhã
Café-da-manhã
- 1 unidade de pão francês
- 2 colheres (sobremesa) de manteiga
- 1 copo de leite integral
- 2 colheres (sopa) de achocolatado
Total: 525 calorias

Almoço
- 4 colheres (sopa) arroz branco
- 1 concha média de feijoada
- 2 colheres (sopa) de farofa
- 2 bolas de sorvete de morango
Total: 745 calorias

Jantar
- 1 pedaço de pizza de calabresa
- 1 pedaço de pizza de frango com catupiry
- 2 tulipas de chope
- 1 taça de mousse de limão
Total: 1.113 calorias

Total do dia: 2.383 calorias
Estragos além das calorias

Se os problemas girassem apenas em torno do excesso de calorias ingeridas, talvez seu maior prejuízo fosse ver o ponteiro da sua balança estagnado. O fato é que as escapadinhas de final de semana representam mais do que isso. Os exageros podem resultar em aumento do consumo de ingredientes perigosos à saúde.

Grandes quantidades de sal provocam acúmulo de líquidos no organismo e podem levar ao desenvolvimento de hipertensão. Já a gordura saturada, leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Produtos refinados são pobres em fibras (responsáveis pela sensação de saciedade) e de nutrientes, principalmente, vitaminas e minerais , aponta.

Roberta lembra também das bebidas alcoólicas que, além de calóricas, não oferecem nutrientes que justifiquem o consumo. A exceção fica por conta do vinho, quando consumido com moderação, como uma taça por refeição.  
Frutas
Outro ponto destacado por Roberta Stella sobre os prêmios calóricos diz respeito à repetição de tais excessos. Cometer um excesso pode ser a partida para retomar os velhos hábitos alimentares, levando ao ganho de peso novamente , frisa a especialista.

Para emagrecer com sucesso, a nutricionista garante que não é preciso exagerar na determinação. O segredo revelado por ela é variedade e bom senso. Faça escolhas inteligentes, simplifica. Se for à pizzaria no sábado à noite, opte por um pedaço de pizza da sua preferência.

Abaixo, ela dá mais exemplos de como você pode reduzir as calorias consumidas no final de semana, sem deixar seus programas favoritos de lado. 
Café-da-manhã
- 1 fatia de pão de forma integral light
- 1 pote de iogurte desnatado
- 2 colheres (sopa) de granola
Total: 214 calorias

Lanche da manhã
- 1 unidade de maçã
Total: 85 calorias

Almoço
- 2 colheres (sopa) cheias de arroz
- 1/2 concha de feijão
- 1 filé médio de peito de frango grelhado
- 2 colheres (sopa) de legumes cozidos
- salada de alface à vontade
- 1/2 unidade média de mamão papaya

Total: 335 calorias 
Lanche da tarde
- 1 unidade de barrinha de cereais
Total: 100 calorias

Jantar
- 1 copo de suco de abacaxi com adoçante
- 1 fatia de pizza de calabresa
Total: 434 calorias

Total do dia: 1.168 calorias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário