Dieta para ganhar peso com saúde dispensa o excesso e gorduras
Engordar não significa comer bobagens ou abusar das frituras; monte o prato certo
Ganhar peso sem aumentar o teor de gordura do corpo é o ideal, mas tem de ter paciência. Às vezes, os resultados demoram a aparecer , afirma a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani. E as pessoas muito magras também devem se lembrar que o avanço da idade traz alterações que podem causar ganho de peso gradativo .
Abaixo, a especialista explica por que as atividades físicas são importantes para quem deseja ganhar peso e fala sobre os alimentos que aceleram este processo de forma saudável.
Dá para engordar de maneira saudável?
Sim. A dieta para quem quer engordar não foge da regra e precisa ser equilibrada com carboidratos, proteínas e fibras. E, diferente do que muita gente pensa, sem excesso de gorduras. Só a alimentação, no entanto, não faz milagres. É sempre necessário o acompanhamento de exercícios físicos, principalmente os de musculação. Os exercícios podem, inclusive, ajudar quem não tem fome, porque abrem o apetite.
Quem consegue engordar faz isso como, acumulando gordura?
Se a alimentação não for devidamente equilibrada, pode sim ocorrer o acúmulo de gordura. Mas o objetivo de quem quer ganhar peso deve ser o ganho de massa muscular, e não o aumento da porcentagem de gordura no corpo. Para isso, não adianta consumir mais alimento indiscriminadamente: as pessoas magras também podem ter altos níveis de colesterol. Para quem quer aumentar o peso, saudavelmente, o melhor mesmo é manter uma dieta de acordo com o seu estilo e praticar musculação.
Para engordar, é preciso comer mais ou mudar o tipo de alimento consumido?
Os dois. É preciso manter uma dieta hipercalórica e mudar o tipo de alimentação. Mas é importante não sair por aí comendo tudo o que vê pela frente. A regra de evitar alimentos ricos em calorias, mas com pouco valor nutritivo, permanece. Nada de abusos nos restaurantes fast-food, por exemplo. O indicado é consumir uma dieta que forneça os nutrientes apropriados para promover um ganho de peso saudável.
Que tipo de alimento deve-incluir na dieta?
Os alimentos ricos em carboidratos, como massas e pães, fornecem calorias para o ganho de peso. As gorduras também são ricas em calorias, porém podem elevar o colesterol ruim (LDL). Procure consumir as gorduras consideradas boas como as mono-insaturadas, (ômega-6 e ômega-3), contidas em nozes e peixes, pois estas elevam o bom colesterol (HDL) e são benéficas à saúde. Evite as gorduras consideradas ruins, como as trans-saturadas e saturadas, presentes em alimentos como frituras, salgadinhos, biscoitos recheados e manteiga. O consumo de proteínas (carnes magras e leguminosas) também é importante, porém é preciso certificar-se que não está havendo uma ingestão excessiva que possa sobrecarregar os rins e o fígado. Para que o organismo absorva melhor os alimentos consumidos, mastigue bem, isso favorece a digestão. Uma estratégia para aumentar sua capacidade de ingestão de alimentos é elevar gradativamente a quantidade das refeições para que a capacidade do estômago seja aumentada.
E quanto dá para engordar, por mês, com saúde?
O ganho de peso, assim como o emagrecimento, depende de variáveis individuais: sexo, idade, atividade física, peso e estatura e metabolismo. No entanto, recomenda-se o ganho de 1 quilo por semana.
É preciso tomar vitamina para engordar? As vitaminas valem para quem não engorda só com a dieta. Em geral, a suplementação é feita a partir de milkshakes hipercalóricos, bastante utilizados por praticantes de musculação e atletas em geral.
O que abre o apetite?
Uma boa estratégia é começar pelos alimentos líquidos: vitaminas batidas com leite ou sucos podem ser combinados com diferentes frutas e acrescidos de sorvete ou iogurte. Lembre-se de comer a cada duas ou três horas. A apresentação das refeições é muito importante para abrir o apetite: pratos atraentes, saborosos e variados aguçam o paladar. Utilize temperos e ervas para melhorar o sabor e aroma dos alimentos.
Depois de engordar, é difícil manter o peso? Para muitas pessoas, é muito fácil perder peso novamente. Por isso é fundamental manter a disciplina com os novos hábitos e dieta. Nunca pule os horários das refeições e sigas as porções conforme o plano alimentar. Adote também o planejamento: faça supermercado toda semana, com uma lista para evitar a compra de alimentos desnecessários. Além disso, crie um cardápio para os próximos sete dias e faça as compras pensando nele. Mantenha também um horário fixo para fazer seus exercícios e um diário dos padrões de alimentação e atividade física. Escreva não somente o que come, mas onde, quando e o que sentiu no momento. Assim, dá para analisar o que gerou fome e o que satisfez seu apetite.
Mesmo quem nasce com uma constituição mais magra consegue engordar?
Enquanto muitas pessoas têm problemas para emagrecer, outras precisam ganhar peso. Problemas metabólicos e fatores hereditários têm a ver com isso. Hábitos alimentares, desenvolvidos desde a primeira infância, também são condicionantes do ganho de peso, variando de acordo com o tipo de alimentação oferecida à criança desde o nascimento.
É importante ressaltar que um corpo magro não necessariamente significa que há uma boa reserva de tecido muscular e pouco tecido gorduroso. Há pessoas muito magras que têm um alto percentual de tecido gorduroso, em função do sedentarismo, hábitos alimentares incorretos e dos longos intervalos de tempo sem se alimentar.
Para quem se sente muito magro e quer ganhar peso, o melhor caminho é a prática de atividade física orientada para o ganho de massa muscular (ganhar peso em músculo, e não em gordura, para não comprometer a saúde). A alimentação adequada dá suporte ao ganho de peso sem provocar danos à saúde.
Quem tem mais dificuldade numa dieta de engorda: homens ou mulheres?
Homens e mulheres sentem os resultados dos exercícios físicos de forma diferenciada. Os homens têm mais tendência a ganhar massa muscular do que as mulheres. Eles têm concentrações hormonais superiores às delas e isso faz com que o ganho muscular seja proporcional a esta maior concentração. Fatores hereditários também determinam essa facilidade. Mas as mulheres também têm mais gordura entre as fibras musculares que os homens, o que faz com que elas tenham mais tendência a engordar. Essa maior quantidade de gordura também pode dificultar um pouco o ganho de massa muscular.
Dicas para ganhar peso com saúde:
1. Tente fazer de 5 a 6 refeições por dia. Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um lanche antes de dormir. O maior fracionamento permite você controlar melhor seu apetite;
2. Evite ficar mais de 3 horas sem comer nada;
3. Coma devagar e mastigue bens os alimentos. Isso favorece a digestão;
4. Prefira os carboidratos. Massas e pães são ótimas fontes energéticas. Prefira os pães integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras e vitaminas. Procure também incrementar os lanches com cereais integrais, farinha láctea e aveia;
5. Tome leite integral batido com leite em pó, além de frutas e suplementos instantâneos. Também é possível acrescentar mel, açúcar mascavo, groselha e cereais, como granola;
6. Não abuse do açúcar nem do chocolate, pelo alto teor de açúcares e gorduras;
7. Prefira frutas como abacate, manga e banana;
8. Adicione passas, castanhas ou torradas nas saladas, além de incrementar com molhos elaborados;
9. Aumente gradativamente a quantidade dos alimentos nas refeições, para estimular a capacidade de armazenamento do estômago;
10. Evite comer qualquer outro alimento, antes das refeições principais, isto pode afetar seu apetite;
11. Não faça grandes pratos coloque pouca quantidade no prato e repita;
12. Faça pratos bonitos, coloridos e atraentes (a aparência do alimento exerce muita influência sobre o apetite);
13. Consuma fibras, pois além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino, trazem entre outros benefícios a diminuição da absorção do colesterol;
14. Beba muita água durante o dia, no mínimo 8 copos;
15. Evite o consumo de frituras e, durante o preparo das refeições, prefira os óleos ricos em gordura poliinsaturada (como girassol, canola e milho). Usar azeite de oliva na salada é recomendável, pois ele é rico em gordura monoinsaturada; esses óleos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares;
16. Massas com molhos gordurosos e queijos amarelos não devem ser ingeridas com freqüência, mesmo por pessoas magras, pois podem aumentar o nível de colesterol do sangue;
17. Acrescente às carnes molhos preparados com queijo, batatas e legumes de um modo geral;
18. Utilizar grãos (ervilha, feijão, grão de bico, soja e milho verde) em saladas, cremes e sopas. Eles aumentam o teor protéico da alimentação e podem ser preparados das mais diferentes formas em várias refeições;
19. As sopas e purês poderão ser acrescidos de queijo ralado, requeijão, azeite, margarina e torradas;
20. Musculação também ajuda a ganhar peso, mas sempre com orientação e nunca de modo exagerado.
Alimentação saudável para engordar
As pessoas que buscam engordar procuram por alimentos calóricos e medicamentos, porém isso é errado, há métodos que engordam sem utilizar alimentos ricos em gordura ou açúcar, ou seja, você engorda com muita saúde e atinge seu objetivo. Veja algumas dicas para engordar com saúde:
• Priorize os alimentos saudáveis, recarregue o consumo de frutas, você não deve aumentar a quantidade de alimentos, porém é necessário o aumento da porção no prato de cada refeição, como por exemplo, aumentar uma colher a mais de arroz e de feijão;
• Dê valor ao carboidrato, este nutriente é muito importante para ganhar massa muscular e não gordura consuma-o através de pães integrais, arroz, batata, mandioca, entre outros;
• Consuma uma maçã, um copo de suco de laranja ou de limão antes de cada refeição;
• Mantenha uma rotina; desjejum, café da manhã, lanche da tarde, almoço, café da tarde, jantar e ceia.
• Evite se alimentar fora dos horários;
• Cuidado ao consumir alimentos ricos em açúcar e gordura, eles podem até te ajudar a engordar, porém não de forma saudável, estes alimentos aumentam as chances de você ganhar peso e muitas celulites e “pneuzinhos”;
• Adicione as refeições cereais, mel e farelos que abrem o apetite como granola e neston;
• Da mesma maneira que dietas de curto prazo para emagrecer não são eficazes, querer engordar rapidamente também não funcionará, tenha muita paciência para conquistar seu objetivo através de uma boa alimentação.
• Não deixe de consultar um nutricionista para indicar os melhores alimentos, para que favorece seu peso e sua saúde.
Priorize sua saúde, ganhando ou perdendo peso é importante suprir todas as necessidades do organismo, algumas pessoas que buscam engordar acreditam que consumindo tudo o que não é permitido em uma dieta hipocalórica, mas não é exatamente isto, é preciso saber o que os alimentos que serão incluídos em seu cardápio fornecerão ao seu organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário