OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 2 de março de 2012

Morando sozinho

Morando sozinho

Alimentar-se bem quando se mora sozinho pode parecer difícil e cozinhar pode ser chato e frustrante. Mas não dá só pra comer "besteira" ou coisas compradas prontas e também não dá pra sair todos os dias para comer fora.

A dica é planejar o cardápio e também as idas ao mercado. Vá as compras uma vez por semana e faça pequenas compras de produtos perecíveis para não passar a semana inteira comendo o mesmo menu.

Seguem algumas dicas para facilitar a alimentação de quem mora sozinho:

1. Pequenas porções
Compre pequenas porções ou se desejar compre grandes porções e congele em porções menores. Vale para pães, tortas, carnes, molhos, queijos, frios, etc;

2. Massa
É pratico e não estraga. Basta cozinhar a porção que irá consumir. O resto fica na no armário para a próxima vez. O toque final fica por conta do molho que pode ser variado e ainda pode ser comprado pronto;

3. Ovos
Práticos e possibilitam diversas formas de preparo. Frito, cozido, omeletes, mexido, benedict etc, etc, etc...

4. Pacotes de Salada Pronta
São muito úteis. É só abrir o pacote, temperar e pronto de novo. O tempero pode ser pronto também!

5. Alimentos Congelados.
Na seção de congelados existe muita variedade de alimentos prontos e em pacotes individuais. Só testando para saber o que é bom!

6. Sucos, leite, iogurtes, sorvete, refrigerante e tudo mais que pode ser vendido individualmente ou congelado e que quebra um galhão na hora da fome.

7. Arroz e feijão.
Depois de cozinhar o feijão, congele em pequenas porções e retire apenas o que for consumir no dia. O arroz pode ser pré-refogado em alho e azeite e guardado por até três dias na geladeira. Na hora de cozinhar é só ferver a água, colocar sal e despejá-lo na panela.

8. Legumes
Existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento. Ela é bem simples: lave bem os legumes e corte os talos. Mergulhe os vegetais em água fervente por alguns segundos e coloque-os em água gelada em seguida para evitar que cozinhem com o calor. Leve os legumes ao congelador em sacos plásticos, Retire todo o ar da embalagem para não ficarem com textura áspera e sem sabor. Na hora de preparar os legumes congelados, basta cozinhá-los e depois servir.

9. Batatas
Você pode congelar batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe e amasse como purê. Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas cruas, lave, descasque e corte em cubos. Mergulhe em água fervente por 5 minutos e resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.

10. Cozinhe porções dobradas.
Cozinhando o dobro da porção que será utilizada é possível guardar a parte da porção que sobrou no freezer  para consumir em outra oportunidade. Funciona bem com carne moída, frango refogado, carne refogada ou cozida, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário