OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 18 de março de 2012

O que comer a noite para não engordar?

O que comer a noite para não engordar?


Quando o objetivo é emagrecer e se manter saudável, muitas pessoas decidem reduzir a quantidade dos alimentos, eliminar carboidratos das refeições, cortar o jantar, etc. Mas será que essas atitudes são corretas? Vai resolver o problema?
Quando se quer perder peso, deve-se sim diminuir a ingestão calórica principalmente à noite, mas, nada resolve cortar o arroz e o pão e substituir por sorvetes, frituras, bolos, bolachas recheadas ou qualquer outro alimento tão gorduroso quanto o carboidrato e pior, passar várias horas sem comer.
A alimentação noturna não é proibida. É fundamental, mas necessita ser feito de maneira certa. O ideal para o fim do dia é consumir alimentos com menor valor calórico, sem gordura, de fácil digestão, com menor teor de sódio e açúcar.
A hora ideal
O horário mais correto para que a última refeição seja realizada é cerca de duas horas antes de dormir, mas isso depende bastante do tipo de alimento consumido. Um copo de leite ou de suco natural ou de soja pode ser consumido até 30 minutos antes de dormir, pois é digerido rapidamente pelo organismo. Um prato com arroz, feijão, carne e legumes requer mais horas. Assim, ele deve ser consumido algumas horas antes do sono, pelo menos 2.
Dormir com o estômago cheio pode provocar desconfortos e prejuízo ao seu sono porque o metabolismo torna-se mais lento durante à noite. Portanto, não exagere nas porções.
Comer antes de dormir engorda: mito ou verdade?
Comer antes de dormir não engorda. Para engordar, basta consumir mais do que nosso corpo gasta. Isso é o suficiente para ganhar peso, mas também se ficar em jejum, o metabolismo fica lento e começa a estocar qualquer alimento em forma de gordura que você venha a consumir posteriormente. O controle é fundamental.
Mas o que devemos comer no jantar então?
Saladas cruas,
Sopa de frango com legumes,
Lentilha
Torradas,
Chá,
Queijo minas light,
Peito de peru,
Arroz integral com carnes magras e peixes grelhados,
Patê de atum (ao natural) ou de ervas feito com requeijãoou mionese light,
Macarrão integral com molhos a base de tomate (natural).
Substitua o pão francês por pães integrais.
E o que não comer?
Muitos já sabem que alimentos ricos em gordura e açúcar devem ser evitados se você quer manter a forma ou emagrecer.  E o que não comer:
Frituras,
Bolos com recheio,
Refrigerantes e sucos em pó,
Frutas em excesso, pois  elas também tem açúcar e carboidratos, que pode ser transformados em gordura se não praticar atividades físicas,
Queijos amarelos, pois são ricos em gordura,
Macarrão instantâneo, pois contém altos níveis de sódio, responsável pela retenção de líquidos,
Leite em excesso, pois o líquido fermenta no estômago, causando mal estar durante a noite.
E carboidratos, posso comer depois das 18 horas?
Os carboidratos são os macronutrientes responsáveis pelo fornecimento da maior parte da energia necessária ao organismo para a realização das atividades diárias e deve estar presente em todas as refeições. De acordo com a recomendação, de 50 a 60% das calorias diárias ingeridas devem ser provenientes de carboidratos.
São divididos em carboidratos simples:
Açúcar de mesa, das frutas, do leite e o mel,
Farinhas e refinados.
E carboidratos complexos:
Pães, massas, cereais, biscoitos, de preferência integrais, devido à maior saciedade,
Arroz integral, batata, mandioca, mandioquinha e milho.
E se for para escolher, opte pelo açúcar das frutas do que para os doces em geral e à noite prefira o consumo de carboidratos complexos, principalmente os mais ricos em fibras, para ter uma saciedade maior.
Se você se alimentou de forma saudável e equilibrada durante o dia, ou seja, fez pequenas refeições de 3 em 3 horas, mastigou devagar, preferiu alimentos e preparações com baixos teores de gorduras e açúcar, você não deve deixar de consumir o carboidrato na refeição do jantar.
Porém, é fundamental ressaltar que à noite a necessidade energética está reduzida e o excesso de carboidratos é convertido em triglicérides (um tipo de gordura). Então, moderação deve fazer parte da sua rotina alimentar.
Lembre-se que o importante é evitar os excessos durante todo o dia e praticar algum tipo de atividade física. Se o objetivo é emagrecer, faça os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, bike, jump e natação. Pratique 30 minutos pelo menos 4 vezes por semana, você irá observar que a ansiedade reduz, a disposição física aumenta o humor também e o peso, claro diminui.
Fonte: http://www.portalemforma.com.br/emagrecimento/9-coisas-que-voce-nunca-deve-comer-ou-beber-depois-da-9/15585

http://www.interne.com.br/informativo/index.php?option=com_content&view=article&id=1097 

Nenhum comentário:

Postar um comentário