OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 5 de maio de 2012

Casos de Sucesso

 "Emagreci e virei capa de revista”

 
Juliana chegou aos 92 quilos e emagreceu 34 quilos em um ano e seis meses

Nunca fui magrinha – sempre oscilei entre 70 e 75 quilos –, mas fazia o tipo gordinha charmosa: mesmo brigando com a balança, estava sempre arrumada, não ficava sem namorado e tinha uma vida social legal (apesar de evitar programas como praia e piscina, para não ter que colocar biquíni). Meus pais e meu irmão são magros, só comem coisas saudáveis e sempre fizeram atividade física, enquanto eu caía de boca no chocolate e nos salgadinhos de pacote, entrava e saía da academia e experimentava todo tipo de dieta para ver se entrava na linha. Passei dos limites no período em que morei em Nova York, nos Estados Unidos, entre 2005 e 2007. Como estudava e trabalhava, não tinha tempo nem pique para cozinhar e acabava comendo só fast food e comida congelada, além de beliscar o dia inteiro. Para piorar, fazia muito frio (o que me levava a comer mais ainda) e não tinha ninguém que me chamasse a atenção para fechar a boca, como minha família fazia quando eu estava no Brasil. Quando cheguei aos 80 quilos, comecei a frequentar academia (fazia musculação e caminhada na esteira), mas ia só de vez em quando. No fundo, acabei entrando na onda dos americanos de desencanar do corpo e da saúde. Eu sabia que estava acima do peso, mas, como era todo mundo gordo, não percebia o quanto. Menos de dois anos depois de chegar aos Estados Unidos, estava pesando 92 quilos. De volta ao Brasil, meu pai quase não me reconheceu quando foi me pegar no aeroporto – eu acenava, mas ele não percebia que era eu – e, ali mesmo, disse que eu precisava emagrecer.


Cansada de não caber nas minhas roupas e de ver a cara de espanto das pessoas diante de quanto eu tinha engordado, resolvi entrar na academia e fechar a boca. Nos primeiros cinco meses, malhava três horas por dia, entre esteira e aula de spinning, jump e boxe. Depois de secar vários quilos (não subia na balança de propósito), acrescentei a musculação a a fim de enrijecer e definir a musculatura. Cortei doce e comida gordurosa e passei a fazer lanchinhos entre as refeições principais, que ganharam mais legume, verdura e carne magra. Também troquei arroz, pão e macarrão brancos por integrais. Se pensava em sair da dieta, meu namorado, que é supersaudável, me lembrava que não valia a pena colocar meu esforço a perder por um pedaço de chocolate. A primeira vez que me pesei, um ano e quatro meses depois de começar a dieta e a academia, estava com 62 quilos. Em mais dois meses, cheguei aos 58, mas me sentia magra demais para a minha altura. Hoje estou feliz com 65 quilos, pois sei que parte deles são músculos que ganhei treinando. Até minha pele melhorou! Com pouca gordura na dieta, a oleosidade e a acne diminuíram bastante. Depois da transformação, fui convidada para dar entrevista e ser capa de uma revista na cidade onde moro, Ribeirão Preto. Adorei a experiência: além de levantar minha autoestima, consegui mostrar para as mulheres que vivem brigando com o peso que o prazer de emagrecer é maior do que o de comer sem parar.

Leia mais: http://saudevida-emagrecer.webnode.com.br/news/emagreci-e-virei-capa-de-revista/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

 

 


 

Emagreci 10kg e virei matéria de capa de revista

Apos Emagrecer 10kg sai na revista viva mais e verei matéria de capa
http://mamaeboaforma.blogspot.com.br/2012/04/emagreci-10kg-e-virei-materia-de-capa.html 






Nenhum comentário:

Postar um comentário