Veja aqui alguns trechos da matéria:
Tanto faz se a base da dieta é o carboidrato, a proteína ou a gordura. O maior estudo sobre o assunto concluiu que todas se equivalem no emagrecimento a curto prazo e na recuperação do peso a longo prazo. Para a balnça o que interessa é quantas calorias o limento tem.
Comer menos para o estômago diminuir e "pedir menos comida" é besteira. o que engorda é beliscar ítens de alta concentração de energia e ir acumulando calorias. O estômago só cresce de verdade em obesos que comem enormes quantidades de comida.
Suco natural não ajuda e ainda pode atrapalhar. Líquidos (exceto água), não tem suas calorias computadas devidamente pelo organismo. Seu corpo não tem a mesma capacidade de saciedade com líquidos e sólidos.
Carboidrato a noite engorda! Não há fundamento científico nessa afirmação. O que vale é o balanço das calorias ingeridas e queimadas nas 24 horas anteriores.
Comer de 3 em 3 horas emagrece. Dependendo do que você como pode até engordar!
Pois é, como eu sempre disse ( e está na revista!) emagrecer é simples, mas não é fácil. É uma questão de matemática. Se você gastar mais do que ingere vai emagrecer, mas o processo para ser duradouro tem que ser lento, não existe milagre. Quando você corta calorias radicalmente seu organismo não sabe diferenciar entre a falta de alimento para consumir ou a atitude voluntária de uma dieta, entra em estado de alerta e começa a poupar energia.
Fisiologicamente falando quando seu estoque de gordura armazenada é atacado bruscamente, através de uma dieta rígida, a lipase (enzima que regula o armazenamento de gordura), fica super ativada e ainda a leptina (hormônio da saciedade) diminui e a grelina (hormônio da fome) aumenta. A consequência, você quer comer mais e mais.
Agora compre a revista, leia a matéria na íntegra, faça um mural com ela e olhe par ele toda vez que decidir começar mais uma dieta infalível!
http://infobeso.blogspot.com.br/2009/05/farca-das-dietas.html
O que é real nas discussões sobre Dieta
Segue as discussões mais relevantes apresentadas pela revista.
Tem a dieta de Beverly Hills: só fruta por 10 dias e a silhueta da Victoria Beckham garantida. E a do tipo sanguíneo: carne liberada para quem tem tipo O, o suposto sangue dos caçadores ancestrais. Tem a do Dr. Atkins: controla carboidratos, libera geral proteínas e gorduras. Tem também da sopa
, da lua, do arroz, do alfabeto, das cores.
A base da dieta faz a diferença – MITO
Ajuda a comer menos nas refeições. Mas daí a acelerar o metabolismo vai uma distância. Para a OMS, não há evidências de que fracionar as refeições diminua o risco de engordar. Ao contrário: o hábito faz com que você perca o controle nas refeições intermediárias.
A Dieta de Atkins, por exemplo. Seu pulo-de-gato seria um processo chamado cetose, que ocorre quando o corpo não tem seu combustível preferido, a glicose, e é forçado a se manter basicamente convertendo as reservas de gordura em energia. De brinde, a cetose ainda libera cetonas, substâncias que tirariam o apetite. Mas estudos já mostraram que essa excreção de claorias pode ser muito baixa, cerca de 100 por dia. O fato é que a Dieta de Atkins costuma emagrecer rápido no começo porque boa parte do peso que se perde é músculo e água – sem falar que o cardápio é muito monótono. Outro equívoco de Atkins e seus derivados é dizer que carboidratos não dão saciedade, apenas gorduras e proteínas.
Remédio para emagrecer funciona – MITO
Além de efeitos colaterais como, irritação, insônia, taquicardia, quando você para de tomar o remédio, o apetite aumenta. Outro caso são os remédios irresponsavelmente prescritos que causam disfunções na tireoide, glândula que regula o metabolismo.
Carboidrato não sacia – MITO
Não. Todos os alimentos dão saciedade”, diz Mancini. Os carboidratos têm sido vilanizados porque se conclui que os do tiposimples (pão e arroz branco, batata, açúcar) desiquilibram o organismo. Mas bata consumi-los com moderação.
O carboidrato é o principal combustível do corpo. Suas sobras são estocadas em pequena quantidade e transformadas em glicogênio. Como o glicogênio retém água, e isso ocupa espaço, é mais vantajoso para o corpo se livrar do carboidrato e armazenar outro nutriente: a gordura. Ela é armazenada desidratada, ou seja, tem mais calorias em menos espaço e, na prática, pode ser estocada sem limite. Eis o porquê de aquele pneuzinho crescer devagar, mas sempre.
#FicaDica
Acompanhe o Fórum que a Revista SuperInteressante realizou sobre isso.
Fonte das Imagens: Figura 1 ; Figura 2
NOTA DEZ para teu post, amiga, parabéns ! Beijo, boa semana.
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirFiz um curso no final da semana passada, com uma grande especialista em nutrição, Dra Gerusa Dreyer, agoraprocurarei postar as indormações que eu aprendi com ela. Abraço, Tety Mendonça