OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 5 de maio de 2012

Tire suas dúvidas sobre higienização! Água sanitária ou Vinagre?Qual usar?

Tire suas dúvidas sobre higienização! Água sanitária ou Vinagre?Qual usar?
Qui, 25 de Agosto de 2011 22:43
Alvejante ou água sanitária?

Como geralmente ficam lado a lado nos supermercados, os alvejantes e as águas sanitárias podem parecer o mesmo produto para o consumidor. Mas fique atento, pois ambos têm funções e composições específicas. O princípio ativo do alvejante não é necessariamente o cloro, ao contrário da água sanitária. Além disso, o primeiro tem agente corante e odorizador. Portanto, somente a água sanitária é ideal para promover a higienização de vegetais crus. Não use alvejante jamais!!!



Vinagre não resolve:

Atenção! Apesar de ser uma receita passada de mãe para filha, deixar a salada imersa numa solução de água com vinagre pode não promover a higienização. Não há evidências científicas de que o vinagre tenha uma ação eficaz na eliminação de qualquer tipo de bactéria. Evite usá-lo. Além disso, a solução de água sanitária sai muito mais barato do que a de vinagre. E também tem um custo menor em relação às soluções de hipoclorito de sódio, vendidas nos supermercados. O efeito do vinagre é bacteriostático, ou seja, ele só paralisa o micro-organismo.


Na hora da compra, opte por águas sanitárias de marcas reconhecidas no mercado. Observe, na embalagem, se o produto tem registro no Ministério da Saúde.

Aprenda a fazer a higienização:

Lembre-se de que frutas, como maçãs, pêras e laranjas, podem ser lavadas com auxílio de esponja e detergente neutro, a fim de reduzir os resíduos de agrotóxicos e maximizar a ação da solução de água sanitária no momento da higienização.


Para higienizar vegetais que serão consumidos crus, siga as instruções:

- Lave o alimento em água corrente e retire as impurezas, como terra, areia e argila e partes danificadas da hortaliça;
- Retire cascas, sementes, talos, raízes e outras partes indesejáveis ou não comestíveis;
- Coloque o produto imerso em água sanitária diluída em água por 15 minutos. A proporção deve ser de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
- Por fim, após a imersão, enxágue o alimento em água potável por duas ou três vezes.


Não gosto de falar marcas, mas para comprar um produto seguro é necessário ter no rótulo a indicação de higienização de alimentos.

Um exemplo clássico é a Qboa, que tem no rótulo escrito que pode ser utilizado para higienização! Por isso fique atento! Só comprem esses produtos com essa especificação, que é autorizada pelo Ministério da saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário