OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 6 de maio de 2012

Óculos que enganam o cérebro ajudam pessoa a comer menos

Pesquisadores estão recorrendo à ilusão de ótica para ajudar na dieta

por Redação Galileu

Editora Globo
Com esses óculos, os alimentos parecem 50% maiores // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail
Dificuldades para “fechar a boca”? Não se preocupe, se depender dos japoneses você vai conseguir sucesso na dieta sem nem precisar fazer sacrifícios. A Universidade de Tóquio está se especializando no uso de truques de ilusão de ótica para ajudar as pessoas a comerem menos.

O invento consiste, na verdade, em uma variedade de óculos capazes, cada um a sua maneira, de enganar a percepção da comida na mente e, dessa maneira, diminuir o apetite.

Um dos dispositivos possui lente de aumento e consegue ampliar a imagem do alimento para que ele pareça 50% maior do que seu tamanho original. O resultado disso é que quem estiver usando esses óculos vai acreditar que está comendo um pouco mais do que realmente está.

Editora Globo
Truque faz o cérebro pensar que está comendo algo maior do que realmente é // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail

Outro invento parece um pouco mais engraçado, mas os pesquisadores garantem que funciona. Um par de óculos azuis são responsáveis por deixar tudo, inclusive a comida, azul. Além de o azul acalmar os desejos do cérebro, a alteração de cor acaba por deixar o alimento menos atraente.
Editora Globo
O azul consegue acalmar as vontades da mente // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail
Um pouco mais complexo, outro par de óculos vem com dispositivos de cheiro e TV acoplados. A ideia é que, quando o usuário tiver que comer um prato light, por exemplo, ele pode escolher enxergar na tela do óculos um maravilhoso prato de lasanha. O cheirinho da lasanha vai também ser sentido, fazendo com que o cérebro pense que ela de fato está ali.

Editora Globo
Imagem e cheiro de alimento conseguem alterar a percepção do cérebro // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail
Os protótipos já estão sendo testados pela equipe do professor Michitaka Hirose, da Universidade de Tóquio. De acordo com ele, até agora os estudos mostraram que os voluntários que participam do estudo diminuíram consideravelmente a quantidade de comida que ingerem.


Via Daily Mail 
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI302998-17770,00.html


Óculos inteligentes ajudam a emagrecer

Aparelho criado por pesquisadores japoneses aumenta a imagem dos alimentos e engana o cérebro, fazendo-o acreditar que você já comeu o suficiente



20
Share
 


Ideia Jovem
Emagrecer
Pesquisadores da Universidade de Tóquio (Japão) desenvolveram óculos que ajudam a emagrecer. Segundo o jornal japonês Daily Yomiuri, a maior publicação do País na língua inglesa, o aparelho faz com que os alimentos pareçam maiores e, assim, "engana" seu cérebro ao fazê-lo acreditar que você já comeu o suficiente.

Os óculos são ligados a um computador, que processa a imagem da comida e a aumenta, em tempo real, em até 50%. O interessante é que apenas os alimentos se tornam maiores, enquanto que o prato, mesa e talheres se mantêm no tamanho normal.

O equipamento foi testado em 12 homens e mulheres, de 20 a 30 anos. No primeiro teste, os óculos foram programados para aumentar a comida em 50% e resultaram em 9,3% menos ingestão de alimentos. No segundo caso, os óculos diminuíram os alimentos em 33% e o grupo consumiu 15% mais comida do que o normal.
 http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/oculos-inteligentes-te-ajuda-a-emagrecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário