Vegetarianos: vamos melhorar a dieta?

- Sódio. O brasileiro típico consome mais sal do que o necessário. Vegetarianos tendem a consumir menos porém se o consumo de alimentos industrializados é grande (com batata fraita, sopas industrializadas, nozes e castanhas salgadas, pizzas, biscoitos e outros alimentos preparados), a quantidade de sódio continuará acima do recomendado. O sódio em excesso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e aumenta a perda de cálcio.
- Açúcar. Você pode se surpreender com a quantidade de açúcar consumida por alguns vegetarianos. Biscoitos doces, chocolates, açúcar (e também mel, melado, rapadura) no suco, no chá e em outros alimentos aumenta a glicemia, o peso, o risco de doenças como diabetes, câncer e problemas no coração.
- Alimentos refinados. Troque-os pelos integrais, mais ricos em fibra, zinco, magnésio, ferro e outros minerais. Importantíssimo para os vegetarianos!
- Melhore o consumo de gorduras boas. Gorduras saturadas e hidrogenadas devem ser reduzidas. As mesmas estão presentes no óleo de palma, de coco, na manteiga e nos alimentos industrializados. Substitua-as por óleo de canola, azeite, nozes, castanhas, sementes, abacate, açaí... Evite também as frituras.
- Aumente o consumo de vegetais verde escuros: este grupo é rico em antioxidantes, ferro e magnésio, contém poucas calorias, açúcar e sódio.
- Varie ao máximo frutas e verduras. Tente incluir todos os dias frutas cítricas (laranja, tangerina, kiwi, morango etc) pois são ricas em vitamina C. Também faça pratos bem coloridos para garantir o consumo de ferro e cálcio. O ideal é consumir pelo menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente. Se você não consegue procure um nutricionista para averiguar a necessidade de suplementação.
- Compre alimentos fortificados com B12. Esta vitamina essencial está presente em alimentos de origem animal e em algas. Existem, contudo, cereais (como aveia) e leite de soja fortificados.
- Não esqueça dos exercícios. Um programa de exercícios é parte importante de uma vida saudável. Apesar disso não ser novidade, alguns estudos mostram que tanto vegetarianos quanto não vegetarianos exercitam-se menos do que deveriam. A atividade física é essencial para a manutenção dos ossos e musculatura fortes, para melhoria da flexibilidade e equilíbrio e para a prevenção de doenças. Faça seu check-up e comece já!
Vida desregrada dobra o risco de derrames
Pessoas com estilos de vida desregrados tem o risco de derrame dobrado em comparação àqueles que se alimentam melhor, bebem pouco, não fumam e praticam atividade física regular. Estudo publicado no dia 19 de fevereiro no British Medical Journal envolvendo 20.040 indivíduos com idades entre 40 e 79 anos, que foram acompanhados por 11,5 anos mostrou que o risco aumenta linearmente quanto mais são os hábitos de vida inapropriados.Alimentação mediterrânea previne prejuízos cognitivos na terceira idade
Mais um estudo sobre a relação da dieta mediterrânea e a saúde foi publicado este mês na revista arquivos de neurologia. Esta pesquisa mais recente mostrou que uma alimentação rica em frutas, verduras, peixes, cereais integrais e azeite previne problemas cognitivos comuns durante o envelhecimento. Estudos prévios já haviam demonstrado uma relação entre a dieta mediterrânea e um menor risco de Alzheimer. Na dieta mediterrânea o consumo de laticinínios, gordura saturada e carne vermelha é pequeno e o consumo de álcool é moderado, o que contribui para menores níveis de colesterol plasmático, glicemia e inflamação.Referência: Nikolaos Scarmeas; Yaakov Stern; Richard Mayeux; Jennifer J. Manly; Nicole Schupf; Jose A. Luchsinger. Mediterranean Diet and Mild Cognitive Impairment. Arch Neurol., 2009; 66 (2): 216-225.
Fonte da imagem: http://www.mediterraneanmeals.com/images/pyramid.jpg
O que é uma porção?

Uma dieta saudável requer moderação: comer de tudo em pequena quantidade.
Mas o que conta como uma porção? Dê uma olhada na tabela ao lado e não se perca.
Para porções de outros alimentos consulte o guia alimentar para a população brasileira, na página do ministério da saúde:
http://nutricao.saude.gov.br/documentos/guia_alimentar_conteudo.pdf
Loira ou morena?
Não importa. Você tem sua própria genética, seu estilo, suas preferências. Não precisa copiar ninguém para se sentir bem e bela. Entre no site de qualquer revista de moda ou de esporte. Todo mês uma mulher diferente estampa a capa. Às vezes são baixinhas, às vezes são altas, às vezes loiras, outras morenas, de cabelos curtos, médios, longos, jovens, maduras... O Brasil tem uma diversidade enorme e todas podem ser bonitas ao seu modo. Não tente se encaixar em um padrão que não é o seu, isto só causará mais estresse o que leva ao envelhecimento precoce. O comum em todas as mulheres das capas são os cuidados com elas mesmas. Todas fazem atividade física, todas cuidam da alimentação. E nenhuma está 100% satisfeita com sua aparência. Ou seja, são mulheres normais, talvez com mais dinheiro para massagens, cremes caros e academias badaladas. Mas você não precisa de um personal trainer para começar a caminhar no parque ou malhar. Então, deixe as desculpas de lado e mude sua vida ao seu modo, valorizando o que você tem de melhor.Uma sessão de exercício já melhora o metabolismo de pessoas com excesso de peso
Pesquisadores da Universidade de Michigan examinaram o efeito do exercício no acúmulo de gordura em um novo estudo com mulheres obesas. Após uma única sessão de exercício foi observado:Pequenas mudanças fazem muita diferença
A edição de dezembro do Journal of the American Dietetic Association apresenta estudos que focam nos hábitos alimentares dos americanos. Os artigos apontam que os alimentos do tipo fast food continuam sendo muito mais populares do que opções saudáveis. De acordo com algumas destas pesquisas o principal motivo da popularidade dos primeiros é a praticidade e a rapidez. Apesar de alguns entrevistados terem relatado o consumo de cardápios saudáveis nestes estabelecimentos, a verdade é que as lanchonetes e cadeias de fast food oferecem opções mais calóricas do que aquelas geralmente preparadas em casa. Um outro estudo mostrou que modificações pequenas no alimentação diária trazem um grande benefício em termos de saúde se analizarmos a longo prazo. Por exemplo, trocando uma carne por outra com menos gordura, um refrigerante por um suco e um doce por uma fruta ou iogurte desnatado trás ao final de uma semana um ganho em termos de consumo de nutrientes e em redução de gordura.Já comece a se preparar para as festas de fim de ano
O final de ano está chegando. Esta época é uma das favoritas do ano já que além dos feriados é o momento para se renovar votos e esperanças. Porém, nas reuniões com familiares e amigos pode-se chegar a engordar entre meio até cinco após as festas de natal e ano novo. Se este é o seu caso já comece a se preparar para que o estrago não seja geral. Se você não fez os exercícios físicos que havia prometido na virada de 2007 para 2008 comece agora. Vá ao seu médico, faça seu check-up anual (principalmente se já tiver passado dos 30) e comece a se exercitar e comer de forma mais saudável. Como ainda falta mais de um mês para o natal ainda dá tempo de perder entre 2 a 4 kg até lá. Esta perda lenta, gradual e saudável pode ser benéfica, fazendo-o alcançar um peso mais compatível com sua altura, reduzindo a pressão arterial e os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose sanguíneos. Emagrecendo você também se sentirá mais motivado a continuar se cuidando em 2009. Quanto às festas, tente restringir o consumo excessivo de alimentos ao dia de natal e ao ano novo para não jogar seu esforço deste último mês todo fora. Não quer fazer dieta neste finalzinho de ano? Tudo bem, mas tenha como objetivo não ganhar peso extra já que para a maioria das pessoas é mais difícil perder do que ganhar! Inclua também mais alimentos saudáveis em seu cardápio como frutas, verduras, cereais integrais e castanhas. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e fibras importantíssimos para nossa saúde. Selecionando melhor seus alimentos você previnirá doenças e se manterá jovem por mais tempo. Você não precisa ficar longe das suas guloseimas 100% do tempo, porém escolhas mais saudáveis beneficiarão sua saúde, o deixarão mais disposto e pronto para as novas resoluções de ano novo. E caso você tenha algum poder sobre o cardápio durante as festas sugira a substituição das frituras por alimentos assados, grelhados ou cozidos e inclua também uma salada colorida de entrada e frutas de época para a sobremesa.Caminhadas reduzem a vontade por chocolate

Ameixas secas diminuem acúmulo de gordura nas artérias

Não comeu a salada? Então beba-a!

Cereais integrais diminuem risco de ataques cardíacos

Ponha mais folhosos verde escuros em sua mesa

Ganho de peso saudável na gestação

A quantidade ideal de chocolate

Chá verde melhora a recuperação após o exercício físico

Manjericão protege contra o envelhecimento
Muitas especiarias contém substâncias antioxidantes capazes de nos proteger contra o envelhecimento. Na última conferência britânica de farmacêuticos, em Manchester, o manjericão foi um dos astros. A planta é nativa da índia sendo muito utilizada na culinária em todo o mundo.O extrato da planta tem sido estudado sendo efetivo na eliminação de radicais livres prejudiciais ao organismo. Os mesmos em excesso contribuem para o desenvolvimento do câncer, e pode danificar órgãos como coração, fígado e cérebro. Pesquisadores liderados pelo Dr. Vaibhav Shinde, da Faculdade Poona de Farmácia, na Índia, tem conduzido experimentos que comprovam a capacidade antioxidante e protetora contra o envelhecimento do manjericão validando seu uso tradicional na culinária.
Nutrição é chave para vida saudável, aprendizagem e memória
Para saber mais: Troen AM, Shea-Budgell M, Shukitt-Hale B, Smith DE, Selhub J, Rosenberg IH. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2008 (Aug. 26); 105 (34): 12474-12479. "B-vitamin deficiency causes hyperhomocysteinemia and vascular cognitive impairment in mice."
Principais fontes:
- ácido fólico: carnes, vegetais verde escuros, cereais integrais e feijões.
- B12: alimentos de origem animal.
- B6: cereais integrais, carnes, frutas e verduras.
Devo reaquecer o peixe para uma segunda refeição?
Sim, todo alimento que tenha sido preparado em outro horário e refrigerado ou congelado deve ser reaquecido antes de ser consumido. Porém, para que o peixe (ou qualquer outro alimento) tenha um nível de contaminação insignificante todo o processo anterior deve ser feito com cuidado. O peixe pode, por exemplo, ter sido contaminado durante o preparo (uso de panos de prato sujos, má lavagem das mãos etc) pela bactéria Staphylococcus aureus. É impossível saber, sem exames microbiológicos, se o alimento está contaminado já que esta e muitas outras bactérias não modificam o sabor, odor, ou aparência dos produtos. Ou seja, podem parecer bons quando na verdade são perigosos. Neste caso não adianta reaquecer, fritar, congelar... Por isto se tiver dúvidas:http://andreiatorres.blogspot.com/search/label/vida%20saud%C3%A1vel
http://saude.ig.com.br/bemestar/pare+de+contar+calorias/n1237631360783.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário