OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 21 de agosto de 2011

Se tem tendência para engordar, não relaxe nunca

                           quarta-feira, 9 de junho de 2010

 



Você já encarou todas as dietas do planeta — da sopa, do abacaxi, da lua, dos pontos... E após anos brigando com a balança chegou ao peso dos sonhos. Ao se olhar no espelho, grita: “Sou magra!” Devagar com o andor... “Quem foi gordo ou tem tendência para engordar irá manter a propensão. É só um gordo emagrecido”, diz Marco Antonio De Tommaso, psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. O endocrinologista Alfredo Halpern, professor da Universidade de São Paulo, faz eco na sentença. “As pessoas nascem com um corpo determinado pela genética. Não entender isso é violar e afrontar o organismo. Pior: o indivíduo pode provocar o reganho de peso.” Segundo ele, quando há essa predisposição, “forças engordativas” — substâncias e mecanismos do organismo, como metabolismo mais lento — entram em ação para engordá-la novamente. “Por isso, o controle de peso terá que ser feito para o resto da vida.”

Vire o jogo:
Se tem tendência para engordar, você só ficará magra caso tenha reeducado seus hábitos alimentares. Além de comer de forma saudável, é preciso manter o olho no tamanho das porções*, porque até mesmo os alimentos que fazem bem à saúde podem engordar se ingeridos de forma indiscriminada. Importante: quem fica que nem um ioiô cada vez terá mais problemas com a balança. “O efeito sanfona modifica o metabolismo. O organismo precisa permanecer durante dois anos no mesmo patamar para se acostumar e se manter nele. Ao afinar e engordar várias vezes num curto período, o corpo tende a retornar ao peso mais elevado”, esclarece a nutricionista Cintia Pettinati, especialista em nutrição esportiva e fisiologia do exercício e professora de educação física. Então, fique ligada: alcance o peso desejado e permita a adaptação do seu organismo ao novo patamar metabólico.





Balança sob controle

Aposte nestes três itens para permanecer com o peso conquistado sem sofrimento

1. SOJA
GRÃO SUPERPODEROSO

Além de ajudar a afinar com mais rapidez e facilidade, essa delícia também tem um papel importante na manutenção do peso. “Mas os resultados só aparecem se o consumo de 1 concha pequena por dia for regular e por tempo prolongado. Além disso, é claro que não adianta nada comer soja freqüentemente e continuar a ingerir outros alimentos com altas quantidades de gordura e caloria”, alerta Adriana. Fique atenta!
Frequentemente eu substituo a carne por PTS (proteína de soja texturizada). Podem acompanhar aqui que alguns meses eu já tenho usado várias vezes por semana. Aqui no Mercado Público de Porto Alegre tem uma banca macrobiótica que vende vários formatos de PST ('carne moída', 'bife', 'tirinhas pra strogonoff', etc.). Além disso, consumo leite de soja às vezes também em substituição ao leite desnatado.  Uso a soja por dois motivos: (1) ao contrário dos laticínios e carne vermelha ela não faz a gente reter líquidos e é mais facilmente digerível, (2) não sou lá muito carnívora e adoro preparar novidades com "carne de soja" (que eu conheci desde pequena nas merendas escolares da escola pública). Ajuda a manter o peso? Beleza!!! Não largo mais a soja!!!

2. FIBRAS
SACIEDADE GARANTIDA

Existem dois tipos de fibras na natureza: as insolúveis, que regularizam o trânsito intestinal, e as solúveis, que reduzem a fome e dificultam a digestão e a absorção de gorduras e carboidratos. Por isso, invista nelas aumentando o consumo de soja, maçã, cenoura, aveia, alho, banana, chicória e aspargos.
Folhas verdes e aveia sempre fizeram parte da minha RA. Banana também adoro. Alho então... meu tempero preferido!!! Dificuldade nenhuma em manter essas delícias no meu cardápio! Só a cenoura que eu dispenso. Talvez misturada ao arroz integral (que eu acho bem mais saboroso que o branco sem graça) e olhe lá.

3. ALIMENTOS MAGROS
MAIS COMIDA, MENOS CALORIAS

Escolha opções com baixos teores de gordura, principalmente as do tipo saturada, já que elas não apenas engordam como ajudam a aumentar o colesterol e os triglicérides. Sendo assim, vá de frutas, legumes, verduras e carnes magras, como peixe e frango. Quanto aos produtos diet e light, a nutricionista Adriana avisa: “A maioria deles prioriza a restrição calórica e tem deficiência de algumas vitaminas e minerais. Isso contribui para o efeito sanfona, porque a pessoa que os consome com freqüência acaba enjoando, voltando aos antigos hábitos alimentares e ganha peso novamente”.
Eu só consumo gordura em excesso quando cometo deslizes. Diariamente até acho que a gordura que eu consumo é pouca (e talvez seja o que atrapalha o meu intestino). A verdade é que eu tenho uma relação complicada com a gordura (8 ou 80). Ou me afundo num prato de batata frita, num bifão à milanesa, numa picanha com aquela capinha (hummmm); ou deleto do meu cardápio por inteiro e faço arroz, lentilha, feijão e taé bifes sem NADA de gordura.

Fonte: Corpo a Corpo



Os 10 mandamentos da manutenção do peso


1-Praticar exercícios físicos regularmente
Para manter-se magro, a dica é sempre praticar exercícios e encarar a ginástica como um hábito tão imprescindível quanto escovar os dentes.
Faço uma hora de academia pelo menos 3x por semana.

2- Pesar com frequência
Quem se pesa com freqüência sabe manejar melhor a alimentação e a atividade física. Mas não é preciso ir à balança depois de cada refeição. Os especialistas recomendam pesagens às sextas-feiras e aos domingos.
Subo à balança pelo menos 1 vez por semana (às vezes mais).

3- Não perder o controle nos fins de semana
A dieta deve ser de segunda a segunda. Tome cuidado com os fins de semana onde uma feijoada ou uma pizza enorme sempre entra no cardápio. Pode até ser mais liberal, mas é preciso ter limites. Andar de bicicleta ou fazer uma caminhada, ainda que leve, também ajuda a manter o controle das calorias.
Ai, não tô conseguindo manter a disciplina exata. Mas podem ter certeza que eu comeria muito mais se não estivesse de dieta!

4- Tomar café da manhã todos os dias
O café da manhã deve de ser reforçado. A primeira refeição do dia é muito importante e quem toma café da manhã tende a comer com mais freqüência e em porções menores, o que ajuda a manter o peso.
Acho importantísimo e fico frustrada quando não faço. Escrevi sobre isso esses dias, lembram?

5- Ingerir poucas calorias
Isso porque poucas calorias não quer dizer comer pouco. Só vai comer como passarinho quem escolher alimentos muito calóricos. Quem sabe selecionar bem o que come não passa fome.
Fazer as trocas inteligentes e as escolhas certas garantem que a gente jamais passe fome. Jamais!!!

6- Limitar o consumo de gordura
A gordura não está só naquele pedaço suculento de picanha ou na manteiga do pãozinho, mas nos sorvetes cremosos, no pão de queijo e no leite integral de todo dia.
Sorvetes e queijos é impossível largar. Chocolates também. O jeito é consumir com moderação e escolher os que contém mais fibras.

7- Evitar comer fora de casa – e preparar as próprias refeições
Ao fazerem as refeições em casa, as pessoas conseguem ter um controle maior sobre o que ingerem. Esse domínio aumenta quando elas preparam a própria comida.
Tenho levado a minha marmita sempre que dá. Ajuda a controlar o tamanho da porção e também os ingredientes do preparo.

8- Fazer cinco refeições diárias
O organismo “interpreta” um jejum prolongado como um sinal de alerta para economizar energia e, assim, manter as funções vitais. Portanto, faça intervalos de três ou quatro horas entre as refeições, para que o nível metabólico se mantenha equilibrado.
Faço 4 e não consigo fazer a quinta. Raramente como algo antes da academia.

9- Pensar em calorias
Não é necessário saber o valor calórico exato dos alimentos, o mais importante é ter uma boa idéia do que se come e de quanto se come.
É o famoso bom senso, né gurias? A gente sabe o que é melhor e o que é pior.

10- Eliminar o fast-food do cardápio
Combinar hambúrguer, batata frita e refrigerante na alimentação é algo devastador. Esses alimentos são ricos em carboidratos e muito calóricos. A pessoa se sente empanturrada assim que come, mas em uma hora já tem fome de novo.
Sinceramente, acho eliminar uma palavra muito forte. Tudo que é proibido é mais gostoso, desde os tempos da nossa infância. Na minha humilde opinião: o jeito é deixar essas coisinhas pra ocasiões MUITO especiais em que não há como substituir as fritas por salada e o refrigerante por água ou suco (ou refri light). No McDonald's dá pra substituir fritas por salada e escolher o que beber. Já fiz isso várias vezes e a salada Caesar deles é uma delícia!

Fonte: Saúde Plena
Abaixo, seguem algumas dicas que eu li na revista Women's Health


Pimenta vermelha (Caiena)
Bye-bye, excessos

Esse tipo de condimento possui capsaicina, substância que atua no cérebro, estimulando o processo de queima de gordura. Um estudo do Instituto Politécnico de Oxford, nos EUA, constatou que entre 3 e 4 g diários dessa pimenta aceleram em 20% o metabolismo. Ela também é digestiva e ativa a circulação. Uma alternativa para aqueles que não gostam do sabor é consumir o item manipulado, na forma de cápsulas. A restrição é para quem tem problemas de hemorroidas: a capsaicina irrita a parede das veias, provocando ardor.

Gengibre
Temperatura nas alturas

Estudos chineses e ingleses constataram que um pedaço diário do condimento (cerca de 5 cm) também acelera em 20% o metabolismo. O gingerol, um dos princípios ativos, aumenta a temperatura corporal e exige maior demanda de calorias do organismo. Segundo pesquisa da Universidade Joseph Fourier, na França, a canela também tem o mesmo efeito, graças ao aldeído cinâmico. A indicação diária é de até 2 colheres (sobremesa).

Pera
Fibra milagrosa

Uma pera média tem 6 g de pectina. Trata-se da fruta com a maior quantidade desse tipo de fibra — logo depois vem a maçã, com 3 g em uma unidade média. O consumo de apenas uma pera representa 12% da necessidade diária de fibras. E o que parece ser o mais importante: um estudo do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro mostrou que, por ser fibrosa e demorar mais para ser digerida, a pera ajuda a emagrecer. A pesquisa foi realizada com 411 voluntárias. O grupo que comeu até três peras ou maçãs diariamente, durante três meses, emagreceu mais que o outro, que substituiu as frutas por bolachas.

Cereal matinal e aveia
Fome zero

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos EUA, constatou que o consumo de uma tigela pequena de cereais integrais é capaz de diminuir o apetite nas refeições seguintes. Mais: um desjejum rico em fibras deixa o corpo menos sensível à ação da insulina, hormônio responsável por levar o açúcar para dentro da célula para que seja transformado em energia. Quanto mais insulina, maiores são as chances de o organismo estocar gordura. Existem, ainda, estudos que mostram que o café da manhã acelera em 20% o metabolismo. Sem o desjejum, o organismo recebe um sinal para diminuir o ritmo da produção de energia e estocar gordura.

sexta-feira, 11 de junho de 2010


Mitos e Verdades


1. Mito: alguns alimentos têm gordura zero
Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades. No preparo dos alimentos, evite ao máximo usar óleo, pois não é um tempero e não agrega nenhum sabor aos alimentos. Para se ter uma idéia, carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama, enquanto gorduras têm mais do que o dobro.

2. Mito: água quente em jejum queima gordura
Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína. Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

3. Verdade: é possível comer comida saudável em fast foods
Fast foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, sem gordura, preferencialmente e jamais fritos.

4. Verdade: para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia
Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

5. Mito: tudo que é natural é bom para a saúde
Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde. Alguns produtos vendidos na televisão sem orientação de um médico geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam. Verifique com seu médico antes de usar qualquer produto natural ou à base de ervas para emagrecimento. Você pode estar deixando de tratar-se adequadamente, subestimando os riscos.

6. Mito: comer à noite engorda
É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.

7. Mito: dietas da moda são ótimas para perder peso
Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas "dietas" geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos.

Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

8. Mito: carne vermelha é ruim para a saúde
Carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteína, ferro e zinco. O tamanho de uma porção de carne tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.

9. Verdade: comer e assistir TV engorda
Tente não lanchar enquanto estiver fazendo outras coisas como assistir televisão, jogar vídeo game ou usar o computador. Se você fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e provavelmente estará mais ciente de o quê e quanto está comendo.

10. Mito: posso comer tudo que quero e emagrecer
Para perder peso é necessário renunciar sim a alguns grupos de alimentos como doces, frituras, massas, etc. Após atingir o peso desejado, basta ter ciência que para manter o peso terá que adotar novos hábitos de vida.

Lembre-se que sem força de vontade não há resultado. Cada escolha é uma renúncia. Troque por exemplo bolachas, frituras, doces por cereais integrais, assados, frutas, alimentos lights, etc. Acima de tudo, encontre prazer em outras atividades que não a comida. 
http://bejustbe.blogspot.com/search/label/Meta



Nenhum comentário:

Postar um comentário