OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vá ao cinema sem afetar sua dieta Pipoca,

Vá ao cinema sem afetar sua dieta Pipoca, 

Publicado em 29/9/2009 por Minha Vida  

Pipoca, chocolate, balas e salgados assustam mais que filme de terror


Publicado em 29/9/2009 por Minha Vida
Quem vai ao cinema e está de dieta passa por um desafio e tanto na hora de escolher o que comer. Por ser um local dedicado ao lazer, os cinemas vendem pipocas, chocolates, balas, pão de queijo e, até, empanadinhos de frango. O que fazer para comer bem serm abrir mão da diversão? "A melhor atitude é tomar cuidado com o tamanho da porção que será ingerida. Dessa maneira, é possível controlar a quantidade de calorias que serão oferecidas pelos alimentos", afirma a chefe de nutrição Dieta e Saúde, Roberta Stella.

Confira as dicas abaixo:
Faça sua avaliação gratuita e comece já sua dieta. (Fazer minha avaliação gratuita) Faça sua avaliação gratuita e comece já sua dieta.
cinema - Foto Getty Images
Opte pelos tamanhos pequenos
 De acordo com a nutricionista do Dieta e Saúde Gabriela Mendes, 100 gramas de pipoca salgada tem em média 448 calorias e 14,50 gramas de gordura. Já um copo pequeno (300 ml) de refrigerante tem em média 120 calorias e o grande (750 ml) tem cerca de 300 calorias. "Sendo assim, se você não deseja acrescentar calorias a mais em sua alimentação, opte pelos tamanhos pequenos", completa.

pipoca - Foto Getty Images
Dispense a manteiga na pipoca
Quando adicionamos a manteiga na pipoca, a quantidade de calorias e de gordura aumenta ainda mais! "A manteiga possui gordura saturada e colesterol, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, por isso é bom evitá-la", diz a nutricionista Gabriela Mendes.
suco - Foto Getty Images
Prefira os sucos ou água
Os refrigerantes light e zero não possuem açúcar, mas contêm adoçantes artificiais, que em excesso podem prejudicar o organismo. "Esses produtos fornecem calorias vazias, ou seja, não fornecem nutrientes essenciais ao nosso organismo", afirma a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso, a melhor opção é o suco, que possui vitaminas e minerais, ou a água.

fast-food - Foto Getty Images
Evite o fast-food
Os alimentos servidos nos fast-food são ricos em gordura, por isso o ideal é evitá-los. Antes de escolher sua refeição, dê uma volta pela praça de alimentação, para conhecer todas as opções disponíveis. "Hoje em dia é possível encontrar alternativas bem saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutarias", aconselha a nutricionista Gabriela Mendes.
Se a vontade de atacar um fast-food for inevitável, prefira uma unidade de hambúrguer mais simples e dispense os acompanhamentos, como batata frita e sobremesa. "Se está com muita fome, tente chegar antes ao shopping para fazer uma opção mais saudável na praça de alimentação", aconselha a nutricionista Roberta Stella. 

hot dog - Foto Getty Images
Se for comer cachorro-quente, opte pelo simples
Um hot dog com apenas uma salsicha, pão e molho tem cerca de 290 calorias, enquanto um hot dog completo (pão, salsicha, purê de batata, maionese, mostarda, catchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha) pode chegar a 600 calorias. Se você acrescentar mais ingredientes - como cheddar, bacon ou mais uma salsicha - essa conta aumenta ainda mais. Por isso, opte sempre pelo simples.
confeitos - Foto Getty Images
Evite os pacotes de confeitos de chocolate
Ao optar por esse tipo de confeito você facilmente perde a noção da quantidade que estará sendo ingerida. Além disso, um pacote de 200 gramas de M&M?s possui 984 calorias e 44 gramas de gordura, o que é muita coisa! Por isso sempre escolha as barras menores e de preferência o meio amargo, que tem menos gorduras.
Cinema - foto Getty Images
Escolha somente um alimento e bebida
"Não consuma, por exemplo, pipoca e chocolate. Esses alimentos são muito calóricos e, por isso, deve-se ficar só com um", alerta a nutricionista Roberta Stella.
chocolate - Foto Getty Images
Se for escolher o chocolate, opte pela barrinha pequena
O chocolate também é calórico e possui quantidade de gordura significante. "Quanto maior a quantidade consumida, maior será a quantidade calórica", explica a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso a barra pequena é a mais aconselhada.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/10246-va-ao-cinema-sem-afetar-sua-dieta.htm?ordem=6#gal

Nenhum comentário:

Postar um comentário