OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Hábitos não saudáveis

Seis Hábitos Que Você Deve Cortar Da Sua Vida



Seis Hábitos Que Você Deve Cortar Da Sua Vida

Comer é muuuuuuuuuito bom!!! Todo mundo concorda comigo, não é?! É um prazer incomparável… Porém, qual é a mulher que não se olha no espelho e pensa: “Preciso perder uns três quilinhos…”?

Ou seja, vivemos em meio a dietas… Das mais convencionais às mais malucas! O que muita gente não sabe é que alguns hábitos nossos ás vezes encarados como atitudes inocentes, podem prejudicar e muito os resultados que esperamos. Ou seja, cortamos inúmeros alimentos do nosso prato, mas não vemos as mudanças nos números acusados na balança.Assim, a Nutricionista Karina Gallerani, do “Portal Minha Vida” lista as seis principais ocasiões que atrapalham o sucesso da dieta que seguimos. Veja e siga as dicas da profissional:
NÃO “PULE” REFEIÇÕES!
Quem fica sem comer por muito tempo, achando que assim emagrecerá mais rápido está completamente enganado. Ao diminuir o número de refeições, a sua fome acumula e você exagera na hora em que vai comer. Segundo a profissional, uma boa dieta deve seguir o seguinte parâmetro: alimente-se a cada 4 horas, impreterivelmente. Comendo em vários horários você não corre o risco de comer exageradamente apenas em uma.
NÃO ASSISTA TELEVISÃO ENQUANTO VOCÊ COME!
Esse hábito super comum é um péssimo aliado na perda de gordurinhas. Enquanto você assiste televisão, fica mais distraído, facilitando os excessos. Em outras palavras, você perde a noção do que e o quanto está comendo. Além disso, nessa atitude o seu metabolismo diminui o ritmo, favorecendo o acúmulo de gordura.
NÃO CONSUMA EM EXECESSO OS DITOS “CARBOIDRATOS SIMPLES”!
Balas, doces, chocolates, pães e bolos feitos com farinha de trigo são delícias altamente perigosas. Como são digeridos rapidamente e elevam os níveis de açúcar no sangue, o corpo precisa produzir mais insulina para restabelecer os níveis de açúcar. Fazendo isso, manda uma mensagem para o cérebro e para estômago de que não foi saciada a fome. Assim, cria-se um ciclo vicioso: você come, mas continua com fome. Assim, volta a comer, comer e comer… Já viu o resultado, né?!
NÃO ABUSE DOS RESTAURANTES ONDE VOCÊ PAGA PARA COMER A VONTADE!
Quando você vai a restaurantes em que se paga um preço fixo pela refeição, fica-se com aquela impressão: tenho que comer tudo o que estou pagando.. Mas, se sua meta é emagrecer, esqueça isso! Coma até se sentir satisfeito, não importa se sobrou um pouco de comida no prato. É feio estragar comida, mas mais feio ainda são aquelas gorduras “pulando” para fora da sua calça…. Concorda?!
NÃO COMA MUITO RÁPIDO!
Sei que no mundo atual o tempo sempre é curto, para tudo! Procuramos de inúmeras formas não perder tempo, ou seja, fazê-lo render… Mas, mastigar mal prejudica e muito a digestão. Além disso, ao comer rápido demais o cérebro não acompanha o processo, demorando a enviar o sinal de saciedade.
NÃO BELISQUE!
Lembra do que a nutricionista falou na primeira dica? Tem tudo a ver com esta. A pessoa que não obedece ao cronograma de alimentar-se de quatro em quatro horas, cria o hábito de querer “beliscar” algo o tempo inteiro. Também pode-se evitar o ato de belsicar tendo uma alimentação mais saudável durante as refeições, escolhendo alimentos que saciem de verdade o nosso organismo, oferecendo os nutrientes necessários a nossa rotina. E outra, evite deixar próximo a você alimentos como chocolates, balas, salgadinhos e petiços, afinal, ninguém é de ferro, né?!
http://www.arreganho.com/seis-habitos-que-voce-deve-cortar-da-sua-vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário