quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Segundo o dicionário Houaiss, motivação é um “conjunto de processos que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento próprias da atividade individual”. E motivar é “dar motivo a; causar, provocar, ocasionar, determinar a motivação de; estimular, impulsionar”.
Quantas vezes queremos muito eliminar os quilos a mais que temos, independente de quantos, e não conseguimos porque nos falta motivação?
Motivação é um motivo para a ação. Para agirmos, para fazermos qualquer mudança em nós e em nossa vida, por menor que seja, deve primeiro, antes de tudo, existir um motivo dentro de nós mesmos para isso. Se esse motivo é forte, a motivação para realizar algo provavelmente será na mesma proporção e os resultados conquistados como conseqüência também. Se é fraco, teremos pouca motivação e provavelmente não iremos alcançar nosso objetivo.
Quais motivos você tem hoje para emagrecer? Liste-os, se quiser.
Quais motivos você tem hoje para permanecer acima do peso? Liste-os também.
Digo para fazer uma lista, porque assim exterioriza e facilita a visualização de algo que está em seu interior. Temos de fazer uma reflexão antes para depois colocar no papel e esse processo é bastante produtivo porque nos traz informações que muitas vezes ficando somente no pensamento perdemos ou não prestamos atenção.
Você já parou para pensar que é necessário ter motivação para engordar? E continuar a tê-la para permanecer gordo? É preciso que você tenha motivo (ou motivos) para comer a mais do que necessita e dessa forma repetir os mesmos hábitos por dias, meses e anos.
O que está por trás do comer a mais? O que o sustenta? O que motiva você e o que o impulsiona a comer além do que o seu corpo precisa?
Antes de saber como ter motivação para emagrecer, experimente descobrir o que tem motivado você a permanecer acima do peso e use esse conhecimento sobre si mesmo a seu favor para assim atingir o seu objetivo de eliminar os quilos a mais.
Desejo-lhe boas descobertas. Se quiser me contar a respeito, é só me escrever: rderoberta@gmail.com.
Forte abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário