OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Comer fora de casa e emagrecer?

Nesta última semana, na hora do almoço, todo dia um pensamento martelava a minha cabeça, o que eu vou comer, sem engordar??? Trabalhando no centro de São Paulo as opções são várias, a maioria de lanchonetes e restaurantes self-service. No meio de tantas opções é bem difícil manter o foco. Mas usando um pouco de bom senso, pode-se sim ter uma ótima alimentação fora de casa e ainda emagrecer.



Self-service

O self-service é a primeira opção dos trabalhadores, tem uma grande variedade de comida, e ela é caseira e já está pronta.
  •  A regra número um é não pular o buffet de saladas, encha pelo menos metade do prato com uma porção de saladas e legumes refogados. Esses pratos são cheios de fibras e vitaminas, ou seja, saciam e são cheios de nutrientes. Na hora de temperar a sua salada evite os molhos, a maioria deles é cheio de calorias, opte pelo sal, limão e vinagre. O azeite é um ótimo alimento, mas cheio de calorias, procure colocar apenas uma colher deste óleo na sua salada.
  • As saladas e os legumes são nutritivos, mas não devem preencher todo o prato. Lembre-se que você ainda tem metade do dia para frente. Por isso você vai precisar de energia, traduzindo carboidratos, coloque apenas uma porção no seu prato, arroz, massas e batatas são as opções mais comuns. Se optar pela massa, prefira aquelas sem recheio, em vez disso, coloque aquelas com molho de tomate ou ao alho e óleo. Evite os molhos cremosos, como o branco e de queijo.
  • Agora é hora da proteína, opte sempre pelo peixe e frango grelhado. Carne vermelha pode ser consumida, mas sempre escolha as carnes magras, sem molho, assadas e grelhadas.
Não caia na armadilha
  • Os pratos desses lugares costumam ser bem maiores que aqueles de casa, isso  nos faz comer mais. Lembre-se disso, se achar que seu prato está vazio, é só impressão.
  • Antes de entrar na fila do buffet, olhe as opções e escolha o que vai comer. Pegar um pouquinho de tudo é maior armadilha desses lugares.
  • Como destacado acima, evite os molhos.
  • As sobremesas, são tentadoras mas evite-as. Se quiser comer algo mais doce invista nas frutas, como morango, maça, abacaxi e kiwi. Se o restaurante não oferece frutas, opte pela porção pequena de gelatina.
  • Evite os líquidos durante o almoço pois esses interferem no processo digestivo. Se não resistir opte pela água e os refrigerantes 0kcal. Procure dividir.

Fast-food


Os combos são as maiores armadilhas das redes de fast-food


Refeição saborosa, rápida e barata. Por isso a tentação de comer nesses lugares. Evite comer nessas lanchonetes, mas se for parar em alguma, aí vai algumas dicas.
  • Não compre os combos, além de um lanche normalmente gorduroso, esses são acompanhados de batatas fritas e refrigerantes. Pior combinação possível a sua dieta. Por isso opte sempre pelo lanche e apenas o lanche.
  • Escolheu o lanche, então escolha o pequeno ou com a carne grelhada.
  • O fator positivo destes lugares é que eles costumam ter escondido em algum lugar, os valores nutricionais, sempre os consulte. Mesmo as saladas destes lugares podem esconder armadilhas.
  • Sobremesa: algumas redes já oferecem frutas e iogurtes desnatados, uma boa pedida.
  • Coma devagar, as redes de fast-food são cheias e barulhentas. Se puder, leve a comida para um lugar tranquilo e coma com os amigos. Sozinho, sempre se come mais rápido.
Espero que aproveitem essas dicas e emagreçam com saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário