OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 27 de agosto de 2011

Dicas para emagrecer com saúde

ALIMENTOS ENERGÉTICOS
São responsáveis pelo fornecimento de calorias, energias, tais como: cereais em grãos, doces, massas, raízes e óleos.
O ideal é que o consumo desse tipo de alimento seja ponderado. Dois tipos de alimentos desse grupo em cada refeição é o essencial. Evite-os em grandes quantidades, pois são ricos em gorduras, hidratos de carbono ou açúcar. Estes fornecem energia para desenvolvimento todo tipo de atividade fundamentais como pensar, trabalhar, andar, correr e falar. Quando o organismo fica muito tempo sem receber este tipo de alimento fica desmotivado, cansado, sonolento, preguiçoso, indisposto e todas as suas reações são lentas.
Alimentos Energéticos: pães, massas, gorduras, cereais
...................................................................................
ALIMENTOS CONSTRUTORES
Renovam os tecidos do organismo e repõem os danificados, os nutrientes que exercem esta função são as proteínas. Entre eles estão a soja e os demais tipos de feijões, incluindo lentilha, grão-de-bico, azeite, gérmen de trigo, leite e derivados, ovos, semente de abóbora entre outros Os alimentos Construtores fornecem proteínas em maior quantidade são elas as responsáveis pelo crescimento e na formação do corpo. Ex: sangue, músculos e órgãos, pele. Na fase adulta elas são responsáveis em continuar a manutenção do corpo, formando substâncias capazes de cicatrizar ferimentos, reparar fraturas dos ossos e defender o organismo das doenças.
Alimentos Construtores: carne, queijo, leite, iogurte, ovos, nozes.
...................................................................................

ALIMENTOS REGULADORES
Fornecem nutrientes, regulando o funcionamento do organismo, exemplos são as vitaminas, os minerais, celulose e água. Fazem parte deste grupo os seguintes: frutas, verduras, legumes. Na maioria dos casos é indicado que cada refeição tenha três tipos de alimento desse grupo. Contribuem para no combate contra infecções, colaboram na absorção e utilização de sais minerais, na proteção da pele, no metabolismo.

Alimentos reguladores: legumes, verduras e frutas
...................................................................................
Dicas para cozinhar ou assar sem óleo, banha, etc.

  1. Use vapor para cozinhar alimentos tenros,  como  a  carne  de  frango,  peixes,  ovos, frutas, verduras e legumes.  Carnes vermelhas precisam de uma rápida dourada  na grelha para disfarçar a aparência esbranquiçada.
  2. Quando o tempo de cozimento previsto for de 30 minutos,  coloque  2  litros de água  no recepiente inferior da panela/assadeira. Se for menos tempo, coloque apenas 1 e 1/2 litro.
  3. Considere que verduras e legumes fibrosos como abobrinha, vagem, soltam água. Portanto não exagere na quantidade de água adicionada ao cozimento.
  4. Cheque sempre a quantidade de água na panela  ou assadeira durante o preparo.  Ela  não  pode secar. Antes que isso aconteça, complete com mais água fervendo.
  5. Não mexa o alimento com garfo ou colher enquanto cozinha  ou assa para  que  ele  não  desmanche.
  6. Utilize fogo baixo e panela tampada. Desta forma economiza-se gás e evita-se que a preparação queime.
  7. Evite destampar a panela. Do contrário, o tempo de cozimento passa a ser maior.
Não desperdice a água do cozimento dos alimentos. Ela tem muitos nutrientes como sais minerais e vitaminas e pode ser reutilizada para cozinhar arroz, por exemplo.
...................................................................................
DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

O Verão é a estação que mais causa mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração dos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano. Com o calor não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.
Algumas pessoas se sentem indispostas para comer no verão devido à própria elevação da temperatura ambiente. Isto se deve, em alguns casos, a condutas inadequadas, como por exemplo, ficar sem se alimentar por muitas horas, recusar o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.
No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar a perda de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.
No verão ocorre uma diminuição do metabolismo, por isso a quantidade calórica deve ser reduzida, para não corrermos o risco de ganhar peso. Por outro lado, com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através de suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. Beber bastante água faz com que o organismo fique mais equilibrado e resistente. A quantidade mínima de água por dia deve ser de 2 litros ou 8 a 10 copos de 200ml cada um. Uma sugestão é tomar 1 a 2 copos ao levantar-se e o restante distribuidos nos intervalos das refeições (30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após para não prejudicar a absorção de nutrientes e causar má digestão).
Leve mais água às atividades externas (no campo ou na praia, por exemplo) e principalmente quando a caminhada for longa ou muito ensolarada. Beba pequenos goles a cada parada, mesmo não sentindo sede.
Evite bebidas muito geladas, pois a diferença de temperatura entre o organismo e o líquido pode ocasionar problemas de saúde como resfriados, dores de garganta e enxaquecas.
Os alimentos mais indicados são as frutas, legumes, verduras, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, peixes, queijos brancos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
Se for comer sanduíches, prefira os que são feitos com pães integrais, carnes magras (peito de peru ou de frango), queijos magros (ricota, cottage ou queijo branco) e sem maionese. As carnes magras possibilitam uma menor digestão evitando o desconforto abdominal com cólicas e gases. Evite os alimentos gordurosos, maionese, queijos amarelos, frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Prefira os picolés à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos.
O álcool “suga” a água das nossas células, causando a desidratação.
Os refrigerantes possuem cafeína, que aumenta a perda de água através da urina.
Petiscos servidos à beira da praia ou da piscina são ricos em gorduras poliinsaturadas e outras substâncias químicas como tiramina, nitritos e sulfitos, que causam prejuízos ao nosso organismo.
Nunca consumir alimentos perecíveis, por exemplo aqueles à base de carne, leite e ovos, que estejam  expostos à temperatura ambiente.
Atenção também com a higiene dos locais onde são preparados os alimentos, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
As crianças e os idosos merecem especial atenção com relação a hidratação e aos alimentos consumidos, em razão de sua maior fragilidade.     
Tomando estes cuidados, podemos aproveitar a estação mais alegre do ano com muito mais saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário