OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 28 de agosto de 2011

Dá para diminuir as calorias e o sódio dos alimentos na hora do preparo

Aprenda como deixar a sua comida mais magra

Por Especialistas Publicado em 28/9/2010

Culinária saudável não significa que você tenha que se tornar um chef gourmet ou investir em utensílios de cozinha caros. Você pode usar as técnicas básicas de cozinha para preparar alimentos de forma saudável. Usando técnicas certas, você pode diminuir calorias indesejáveis, quantidade de gordura maléfica ao organismo, quantidade de sódio.

Assar
Além de pães e sobremesas, você pode assar aves, carnes magras, legumes e frutas. Para assar os alimentos, coloque em uma assadeira ou tigela de vidro e leve ao forno.

Você pode assar os alimentos cobertos com papel alumínio ou descobertos. Geralmente assar não requer que você adicione gordura dos alimentos. Mas se quiser você pode adicionar azeite, suco de laranja ou cerveja em carnes ou aves para dar um gosto diferente. Tente canela e cravo nas frutas.

Refogar
Coloque uma pequena quantidade de óleo de canola ou água e refogue primeiro os temperos, como alho, cebolas, ervas. Acrescente o ingrediente a ser refogado. Depois se quiser, cubra com uma pequena quantidade de líquido, como água ou caldo. Em algumas receitas, o líquido de cozimento é utilizado mais tarde para formar um molho saboroso rico em nutrientes. 
"Usando técnicas certas, você pode diminuir calorias indesejáveis, quantidade de gordura maléfica ao organismo, quantidade de sódio".
Grelhar
Grelhar os alimentos é colocá-los ao calor direto. Para grelhar ao ar livre, coloque os alimentos em uma grelha acima de uma cama de brasas de carvão. Se você tem uma grade interna, siga as instruções do fabricante. Ou você pode usar uma grelha em cima do fogão. Unte com óleo de canola e deixe esquentar bem antes de colocar o alimento.

Cozinhar no vapor
Prepare os alimentos (descasque, corte e tempere) e arrume-os em um cesto ou no recipiente do utensílio elétrico para cozinhar a vapor. Não deixe os alimentos muito apertadinhos para que o vapor circule.

-Adicione água na parte de baixo da panela (três a cinco dedos), a não ser quando o equipamento já têm a indicação do volume de líquido a ser adicionado. Essa água pode ser temperada com alho em rodelas, ervas, folha de louro, gengibre fatiado. Isso pode dar mais sabor à preparação. Cuidado para o alimento NÃO encostar na água!

-Deixe a água ferver primeiro. Então abaixe o fogo, encaixe o cesto com os alimentos.

-Feche bem a panela, para o vapor não sair. E não abra a panela durante o cozimento, a não ser que precise completar a água. -Deixe uma chaleira com água fervendo em "stand by" para o caso de precisar completar a água. Assim, você mantém a temperatura.

-Coloque os alimentos mais duros para cozinhar primeiro e vá adicionando os mais moles com o passar do tempo. Dessa maneira eles vão cozinhar por igual e nenhum alimento ficará muito duro ou muito mole! 

Utilizando ervas e especiarias
-Criar receitas utilizando especiarias e ervas é uma das melhores maneiras de adicionar cor, sabor e aroma aos alimentos sem adição de sal ou gordura. Escolha ervas frescas que estejam brilhantes e não murchas, e adicione-as nos 20 minutos finais do cozimento. No caso da utilização de ervas secas, a quantidade ideal é a metade do que utilizaria de ervas frescas.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/11958-Aprenda-como-deixar-a-sua-comida-mais-magra.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário