Dieta do brasileiro é pobre em frutas e legumes, diz IBGE
Notícia original
Folha Online DO RIO
Mais de 90% dos brasileiros consomem menos frutas, legumes e verduras do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. Esta é uma da conclusões da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, divulgada nesta quinta-feira pelo instituto.
O levantamento mostra que os alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros de todas as classes, regiões e idades são café, feijão, arroz, sucos, refrigerantes e carnes bovinas.
O problema, no entanto, com exceção dos refrigerantes, não está neste grupo, mas em outros alimentos que têm sido mais consumidos, como biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas, doces e outros de altos teores calóricos e baixos nutritivos.
Por causa desta dieta de baixa qualidade, o percentual de brasileiros com níveis altos de inadequação de consumo de diversos nutrientes é alto para quase todos eles.
O consumo de fibras ficou abaixo do recomendado para 68% dos brasileiros. Já no caso de açúcares e gorduras saturadas, o consumo é em excesso, respectivamente, entre 61% e 82% da população.
A má alimentação do brasileiro se reflete também na baixa ingestão de algumas vitaminas, abaixo dos níveis recomendados. Praticamente todos os brasileiros consomem menos vitaminas D e E do que o recomendado, pois a proporção de inadequação neste caso é superior a 98% independente da idade ou sexo.
A falta de vitamina A também é um problema, pois a proporção de inadequação deste nutriente varia entre 63% entre meninas de 10 a 13 anos a 82% entre homens de 14 a 18.
A comparação por região permite também identificar diferentes hábitos alimentares. Ninguém supera os nortistas, por exemplo, no consumo de peixe, farinha e açaí.
No Sul, o destaque é o chá. No Centro-Oeste, brasileiros reportaram o maior consumo de carne bovina. No Sudeste, a batata-inglesa é mais presente no cardápio do que em qualquer outra região. Por fim, nordestinos apresentaram o maior consumo de milho entre todos os pesquisados.
POLÍTICAS PÚBLICAS
"Os resultados da pesquisa confirmam a necessidade de políticas públicas [específicas para o tema]", diz a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patricia Constante Jaime. "Dados anteriores da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares- POF) já mostravam um padrão de consumo alimentar que demanda uma urgência de políticas públicas para a promoção da alimentação saudável para todos os ciclos da vida do brasileiro."
Segundo ela, há dois planos nacionais sendo estudados. Um é para o enfrentamento da obesidade, que está tão associada ao consumo desses alimentos com alto teor de sódio, com alta densidade energética, alto teor de gordura e açúcar.
O outro vai tratar do enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, do diabetes, da hipertensão, do câncer, que também estão associados ao consumo inadequado de alguns alimentos.
"Todo o padrão de consumo de micronutientes apresentado pela pesquisa sinaliza uma inadequação do padrão geral de dieta dos adolescentes, que é muito pior quando comparada a outras fases do ciclo de vida. Isso sinaliza a importância não de suplementação ou de fortificação, mas sim de repensar o consumo de alimentos consumidos no dia a dia do adolescente", comenta.
"É importante mencionar que a inadequação de micronutrientes pode muito bem ser corrigida através de alimentos básicos da dieta, não sendo necessários suplementos ou medicamentos para corrigi-la."
Exercícios para pessoas acima do peso
Exercícios para pessoas acima do peso
Pessoas acima do peso podem apresentar uma série de problemas de saúde. Os mais comuns são problemas cardiorespiratórios e problemas nos ossos e articulações. Por esta razão, o primeiro passo para a pessoa com obesidade começar um programa de exercícios é consultar um médico, para verificar fatores de riscos ou doenças existentes que podem limitar a capacidade física desta pessoa.
O ideal é ter a ajuda de um profissional da área de educação para orientação. Caso isso não seja possível e a pessoa estiver liberada para fazer exercícios os seguintes conselhos são super válidos:
- Use roupas leves, confortáveis, que permitem a transpiração.
- Um tênis confortável e leve.
Três exercícios são os mais recomendados para obesos: a caminhada, a bicicleta e a hidroginástica. A caminhada e a bicicleta são exercícios fáceis e de leve impacto. O tempo e a intensidade devem ser aumentados gradualmente. Para quem quer perder pesoo ideal é conseguir se exercitar por cerca de 1 hora, 5x por semana. Mas comece com 20 ou 30 minutos, 3x por semana. Antes de começar a se exercitar se deve aquecer e depois alongar.
Já a hidroginástica é um outro exercício para a perda de peso, promove uma boa perda calórica e não agride ossos e articulações. Ambas as atividades são aeróbicas.
Para aqueles que também querem praticar algum tipo de musculação. Os exercícios recomendados são os de resistência. Esses exercícios utilizam pesinhos, o próprio peso do corpo e elásticos para realizar os movimentos. Os exercícios resistidos junto aos exercícios aeróbicos são uma ótima combinação, aliam a manutenção muscular com a queima de calorias.
Ontem terminou a série especial
Medida Certa do Fantástico que mostrou a saga dos apresentadores Renata Ciribelli e Zeca Camargo em busca da medida certa. A série mostrou vários aspectos da luta pelo emagrecimento e perda de peso. Vários programas já mostraram a batalha de pessoas pelo emagrecimento, mas feita na televisão por personalidades públicas é algo inédito no Brasil.
Para mim o primeiro ponto positivo do programa é justamente seu ponto principal: inserir bons hábitos. Assim como em qualquer programa de emagrecimento de qualidade buscou-se a perda de peso através da atividade física e boa alimentação. A idéia é de que o corpo tem um tempo de adaptação de cerca de 3 meses, por isso esta foi a duração do programa. Apesar da série durar 3 meses, o que se espera é que após este período os apresentadores já estejam com os seus hábitos mudados e que os exercícios e a boa alimentação sejam parte do seu dia a dia.
Para registrar a boa idéia do programa vou deixar algumas dicas legais mostrada pelo programa:
Fazer exercícios escutando música faz com que nos esforçamos de 15% à 20% mais.
As proteínas nas refeições devem ter o tamanho da palma da mão e deve-se dar preferência aos frangos e peixes grelhados e as carnes magras.
Não se exercitar em jejum
Dicas para comer em restaurantes estilo buffet – Mesmas dicas neste
post
Ter paciência para esperar os resultados aparecerem
Regularidade é o mais importante. Escapar um pouquinho às vezes é humano
Utilizar os degraus. Subir 3 degraus de escada = 10 minutos de caminhada
A medida na balança não é a mais importante. Para mostrar isso o consultor da série Marcio Atalla mostra como a substituição da gordura pelo músculo é importante. Na foto podemos ver 2,5kg de gordura e músculo. Apesar do mesmo peso, o músculo tem menos volume.
Quando estiver doente o melhor é descansar
Coma como os franceses não se empanturre, deguste – Os franceses não enchem o prato.
Comer é uma atividade familiar importante.
As folhas escuras e um prato colorido tem uma variedade maior de nutrientes.
Dormir bem ajuda a emagrecer.
Varie os tipos de exercícios e escolha aqueles que te agradam mais.
Musculação é ótima para manter a autonomia dos músculos, protege as articulações e músculos fazem você gastar mais calorias.
Exercício aeróbico é ótimo para queimar calorias e traz ganhos cardiovasculares.
E os resultados?
Zeca
Peso: Antes 111,4kg Depois 104kg
Circunferência abdominal: Antes 110,3cm Depois: 99cm
Renata
Peso: Antes 80,3kg Depois 74,4kg
Circunferência abdominal: Antes 96,5cm Depois 82,7cm
Frase do treinador Marcio Atalla
“Quem quer faz, quem não que arruma desculpa”
dicas nada ortodoxas para emagrecer
Estas dicas são paras os desesperados...
Coloque uma venda: Conhece a expressão "Comer com os olhos"? Pois é verdade, pesquisa da Universidade de Huddinge na Suécia, mostrou que com uma venda nos olhos as pessoas comem até 22% menos.
Prenda a respiração: Como visto acima, os estímulos sensoriais nos ajudam a ter fome. O cheiro de uma comida que acabou de sair do forno estimula a secreção de insulina, o resulta numa vontade maior de comer.
Ande de Montanha-Russa: Pq? Simples...Quem tem vontade de comer depois de ter náuseas. Comigo com certeza funcionaria.
Seja canhoto ou destro (no caso de ser canhoto): O uso da sua mão não-dominante vai fazer com que o ato de levar o alimento a boca mais difícil e devagar. Dando mais tempo para você se saciar e mais consciência sobre cada garfada.
Troque de namorado/a: Relações infelizes tornam as pessoas até 3 vezes mais suscetíveis a desenvolver a Síndrome Metabólica (conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes). Nada prática estas dicas, alguém disposto a tentar?
Controlar a ansiedade e a boca nervosa
Como já dito anteriormente, muitas pessoas comem quando estão ansiosas. Por isso, aqui vão dicas para ajudar na hora que a ansiedade bater e a vontade de atacar a panela de brigadeiro parece uma fonte de alívio, mas que depois se torna culpa.
Espere 20 minutos - Esse é o tempo mínimo que leva para seu nível de serotonina voltar ao normal depois de um episódio estressante.
Tome água/chá ou café descafeinado - Muitas vezes confundimos sede com fome, tome um pouco de água e provavelmente a sua vontade de beslicar vai passar. A cafeína ajuda a liberar a química do stress, por isso se tiver estressado é melhor evitar.
Masque o chiclete - É uma forma clássica de aliviar o stress. Pesquisas já mostraram que mascar realmente alivia o stress. Isso faz com que se responda melhor a situações estressantes. Além disso, chiclete limpa os dentes e ajuda a evitar o mau-hálito. Use sempre os sem açucar.
Ria - Rir libera endorfinas, diminuindo assim o stress e de quebra gasta calorias.
Medite - Inúmeros estudos já mostraram os benefícios da meditação. Essa prática ajuda a diminuir a ansiedade e a pressão arterial, relaxando corpo e a mente, você definitivamente vai riscar do seu dicionário a palavra ansiedade. Não é preciso muito, comece com 5 minutos por dia e vá aumentando. O ideal são 15 minutos ao levantar-se e 15 minutos antes de dormir, para ter um ótimo dia e noite.
Essas dicas servem para qualquer pessoas que queira melhorar a qualidade de vida, e não somente aquelas que buscam emagrecer. Tenham um ótimo dia e começo de semana!
5 dicas – Na hora de comer
Aproveitando que hoje é o Dia Universal de começar a dieta. Coloco aqui algumas dicas. Fiquem de olho no blog, por que sempre teremos mais.
Mastigue devagar e várias vezes. Pelo menos 13 vezes.
Aproveite que você está mastigando, deixe o garfo/colher/faca descansando no prato.
Use um prato pequeno e azul. Assim vai ter a ilusão de estar com o prato bem cheio. Por que você acha que os restaurantes por quilo aumentaram os tamanhos dos pratos? Sim, para te engordar e faturar mais. Não caia nessa!!!
Falando em restaurantes por quilo, sempre encha o prato de salada, escolha uma boa fonte de proteína magra (peito de frango grelhado, por exemplo), uma concha de feijão e uma porção de carboidratos, como arroz, macarrão, batata... (Não frita, que tem 3 vezes mais calorias que a cozida).
Coma sentado, num lugar tranqüilo, prestando atenção ao que come, sem distrações (aqui estou falando principalmente da TV).
E aí, gostaram das dicas??? Tenha um dia e uma ótima dieta.
http://livredegorduratrans.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário