OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 23 de agosto de 2011

PERCEPÇÃO TOTAL DO NOSSO SER


 



Quem é a Pete: 
As palavras da Pete sempre me emocionam e me dão  forças para seguir em frente.
Muito obrigada por dividir sua linda história com a gente.
Bjs,
Tety





















APROVEITAR TUDO O QUE BOM!  Terça-feira, 23 de agosto de 2011

Gente...o processo de emagrecimento NÃO PODE ser um motivo de STRESS em nossas vidas, deve ser o INÍCIO da solução dos nossos problemas. O conceito dessa mudança , é SOBRETUDO, nos trazer mais SAÚDE, mais CONTROLE EMOCIONAL, mais DISCIPLINA, DISPOSIÇÃO e claro ELEVAR NOSSA AUTO-ESTIMA. Pra isso, temos que enxergar o alimento como um combustível SAGRADO,e cabe a nós, levar esse ALIMENTO PARA DENTRO DO NOSSO CORPO.MANTENHAM A CALMA!! Sabemos que tudo aquilo que plantamos colhemos, então PLANTEMOS BONS HÁBITOS, PARA COLHERMOS SAÚDE. Vamos nos alimentar de maneira adequada, respeitando ESSA MÁQUINA TÃO PERFEITA, QUE TEIMAMOS EM "ESTRAGAR", O NOSSO CORPO".BOA SEMANA!!! 
  
SIM...ESSA SOU EU!     Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Desejo pra vocês e pra mim,um final de semana de PERCEPÇÃO TOTAL DO NOSSO SER. Percebam seu comportamento e atitudes frente as diversas situações da vida. Percebam as mínimas coisas. No que se refere a alimentação,percebam sua maneira de mastigar ,a "furia" que domina nossa ração frente a alguma coisa que gostamos muuuito, os horários de pico de fome, o que fazemos quando isso acontece,etc... Olhem bem pro alimento antes de degustá-lo, percebam seus pontos positivos e negativos(no que desrespeito a nutrição). Sintam seu aroma, observem sua colaração, imaginem sua textura. Verifiquem se aquilo é realmente necessário naquele momento, ou se não estão apenas agindo por condicionamento.Isso é SE PERCEBER!Não podemos agir no primeiro impulso, podemos e devemos REFLETIR,pensar em TUDO( nos prós e os contras).Desejo pra nós, um final de semana de AUTO-CONHECIMENTO. Sentir nosso coração batendo, perceber nossa respiração, a textura da nossa pele,as sensações que muitas vezes a correria do dia-a-dia, não nos deixa sentir. Vamos nos REDESCOBRIR. Quero olhar no espelho, e encontrar aquela...QUE EU DESEJO SER! 

PARE E RESPIRE



MANTENHA A CALMA! Parece conselho de mãe, quando ainda somos pequenos, e nos desesperamos ou ficamos tão anciosos, que mau conseguimos dormir. Sábias palavras! É através da CALMA, DA REFLEXÃO, DA RESPIRAÇÃO profunda e ritmada, que podemos realmente perceber o que está em descompasso dentro de nós. RESPIRE, sinta seu íntimo dizendo tudo aquilo que você espera e precisa ouvir, RESPIRE...RESPIRE...RESPIRE. Todo momento que ansiedade se aproximar, RESPIRE, quando estiver afobado, RESPIRE, toda vez que TIVER DÚVIDAS sobre o melhor caminho à percorrer, pare e RESPIRE.Só assim, você vai conseguir visualizar o caminho certo . Sabedoria MATERNA AGORA E SEMPRE: -CALMA MEU FILHO, PRA TUDO TEM JEITO! E tem mesmo! Terça-feira, 9 de agosto de 2011

 

ATIVIDADE FÍSICA, UMA NECESSIDADE!


Quando iniciei minha mudança de vida, de hábitos e atitudes, a atividade física sempre me acompanhou e me acompanha até hoje . Como amiga, sugiro que vocês comecem a introduzir esse hábito tão saudável no seu dia-a-dia .Temos vários motivos pra isso . Um deles, conhecido por todos nós, é o auxílio na diminuição e ajuda na manutenção do peso , outro, que muito me agrada é o controle da ansiedade e uma sensação de calma e bem estar que encontro no pós exercício (isso é bioquímico, é a tal liberação de endorfina ) , e ainda, não podemos nos esquecer, que quanto maior a quantidade de quilos a serem eliminados, precisamos manter uma boa musculatura, pois quando muito quilos se vão , levam consigo massa muscular. Preparem-se desde o início do emagrecimento , não é ficar "marombado" é conservar e adquirir aos poucos uma boa massa muscular, compatível com seu tipo físico. Conversem com um médico ortopedista sobre o assunto e aí, procurem um professor de educação física, para ajudá-los nesse começo .Lembrem-se, nossa musculatura será necessária em todo nosso processo de emagrecimento e envelhecimento.

EM FRENTE AO ESPELHO


Sim, eu posso! Sim, eu quero! Sim ,eu acredito em mim. Se errei, se me maltratei , não dei bola para os meus sentimentos, agora eu quero mudar. Quero respeitar minhas vontades e deixar de me atropelar a todo momento. Sim, agora eu quero, agora eu acredito em mim. Posso e vou dar um basta em tudo que fiz até hoje, quero começar do zero, sem registros errados ou vícios de atitudes que só me trouxeram aborrecimentos. Não quero e não vou me maltratar mais, CHEGA!!!!!Tudo tem limites e meu copo acaba de transbordar. Sim, eu quero uma nova chance, eu me dou essa oportunidade, porque EU ME AMO!! Trechos de minhas conversas em frente ao espelho.

OPERAÇÃO CAMALEÃO


Durante meu processo "camaleônico" fiz muitos planos . Alguns se concretizaram, outros mudaram o foco ou perderam a importância . Graças à Deus não existe um dia igual ao outro, e nós, também estamos em constantes mudanças,- ainda bem! O peso vai diminuindo e com ele diminue a importância que damos pra muitas coisas, que hoje, eu nem ligo mais. Nossas atitudes vão se modificando , ou melhor, vão assumindo sua forma real , isso é fato. Não se assustem se o objeto da sua adoração , derepente não significar mais nada, -isso também acontece. Durante esse período de camaleão , devemos administrar e compreender a cabecinha de todos que convivem conosco, porque eles se assustam com esse novo ser que brota de dentro de nós. 

CONSTRUA O SEU PARAISO


Será que esse paraiso existe? Pra mim existe!; é pra lá que me transporto toda vez que preciso recuperar minhas forças e encontrar meu equilíbrio.EQUILÍBRIO, palavra mágica quando se quer EMAGRECER . Não podemos começar nada, enquanto nossos pensamentos, atitudes e maneira de nos alimentarmos,estiverem em desarmonia. Escolha um lugar real ou imaginário, e com a ajuda de uma música suave e tranquila se transporte pra lá, atrás da sua serenidade . Fique nesse lugar por alguns momentos só com você, reconhecendo esse corpo, que no momento pode parecer desforme , desarrumado, mas é SEU! E sendo assim ,merece seu carinho e empenho pra iniciar essa arrumação.Não se revolte contra o que vê ou sente, ALEGRE-SE por ser perfeito e ter a inteligência e generosidade suficentes pra cuidar de você. Saia da zona de conforto , achando que nada pode ser feito. É muito fácil acomodar-se e sentir pena de si próprio. NÃO!!! Somos seres pensantes, temos o PODER de modificar qualquer coisa com nossa ENERGIA , sim NÓS temos esse poder.Quando estiver no seu paraiso, não tenha medo, converse com você ,diga todas as coisa que você espera ouvir , diga aquilo que muitas vezes você pensa mas não diz " aquele segredo" que todos nós que temos ou tivemos problemas com a obesidade guardamos .Se errou, perdou, se mentiu, diga a verdade, se tentou fugir, agora coloque-se de PÉ pronta pra encarar de frente os monstros que você mesma criou . NÃO TENHA MEDO DE VOCÊ! Seja seu melhor amigo e parceiro, aquele...que vai te incentivar e apoiar em todas as mudanças que você fizer . Sinta-se protegida e amparada pela pessoa mais FORTE DESSE MUNDO , VOCÊ!!!

 http://petecamargo.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário