OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Forma de preparar o alimento !

Forma de preparar o alimento faz toda a diferença na dieta e saúde

Forma de preparar o alimento faz toda a diferença na dieta e 
saúdePara cuidar da saúde e dieta, ficar atenta às escolhas dos alimentos que vão compor o seu cardápio é fundamental, assim como cuidar da forma de preparo deles.Sendo assim, veja á seguir as vantagens e desvantagens de pratos assados, cozidos, grelhados, fritos, refogados e crus:

Assado: a vantangem desse método é não utilizar água nem gordura, preservando os nutrientes e sabor dos alimentos. Antes do preparo, lembre-se de retirar toda gordura visível das carnes e pele do frango.

Cozido na água: Quando cozinhamos um alimento na água, as vitaminas C e do complexo B se perdem, pois são solúveis em água. Para reduzir essa perda, utilize pouca água no cozimento e adicione o alimento quando a mesma já estiver fervendo. Uma maneira de repor a perda é aproveitar a água do cozimento para preparar arroz, feijão, macarrão e sopas, já que é rica em vitaminas e nutrientes.

No vapor: cozinhar no vapor pode ser mais demorado, mas é a melhor opção para quem quer manter a forma e a saúde, além de preservar a cor, o aroma e a textura dos alimentos. Se você não tiver uma panela própria, improvise. Para isso, basta uma panela com água) e uma peneira ou escorredor de macarrão de alumínio ou inox para colocar dentro da panela com os alimentos.

Os orifícios permitem a passagem e circulação do vapor da água. Vários tipos de alimentos podem ser preparados no vapor: legumes, verduras, peixes, frutos do mar, aves e carnes, desde que sejam previamente temperados. No cozimento a vapor não há necessidade de adicionar gordura, sendo, portanto a melhor opção para quem quer perder peso ou quem sofre de pressão alta e colesterol.

Cozido: a pressão no interior da panela faz com que a temperatura de cozimento se eleve muito, diminuindo assim o tempo de cozimento. Como também utiliza água no cozimento, ocorre perda de nutrientes. A dica para reduzir essa perda é cozinhar os legumes, por exemplo, com a casca, que funciona como uma barreira de proteção.

Grelhado: um alimento grelhado é sempre uma preparação saudável. Antes de iniciar o preparo, aqueça muito bem a grelha em fogo alto;. Assim, as proteínas formam rapidamente uma camada protetora (uma crosta) que retém os sucos nutritivos em seu interior.

Frito: se possível, evite frituras! A fritura aumenta o valor energético dos alimentos, engorda e faz mal à saúde. Quando optar por esse método, não deixe o óleo queimar, substituindo-o regularmente.

Refogado: essa preparação altera pouco o valor nutricional dos alimentos, além de deixá-los mais saborosos. Refogar é cozinhar em fogo brando com um pouco de gordura, acrescentando água quando necessário até que o alimento adquira a consistência desejada. Prefira azeite ou óleo de canola ao invés de manteiga, e o ideal é que o alimento fique al dente. Assim, os nutrientes são preservados e o alimento adquire a consistência correta.

Cru: são ótimos para o bom funcionamento do intestino, pele e saúde em geral. A única atenção é com relação ao maior risco de contaminação por bactérias,. Por isso, higienize muito bem os alimentos antes de prepará-los. Se possível, prefira os alimentos orgânicos.

De olho no óleo!
Torne seu alimento muito mais saudável controlando a quantidade de óleo utilizada no preparo.
Por exemplo: para preparar o arroz e o feijão, além de carnes, refogados e legumes, use a seguinte quantidade de óleo:
Para 1 xícara de arroz cru: 1 colher de sobremesa
Para 1 xícara de feijão cru: 2 colheres de sobremesa
Para 700 g de carne crua (bovina, frango e peixe): 2 colheres de sobremesa
Para 1 escumadeira cheia de legumes: 1 colher de sobremesa


6 – O azeite e o óleo de linhaça devem ser consumidos frios. Regue o seu prato já pronto com um fio desse óleo.

Ao ficarmos atentos ao modo de preparo de nossos alimentos estaremos investindo em boa forma, saúde e qualidade de vida. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.


http://www.guiadanutricao.com/2011/06/forma-de-preparar-o-alimento-faz-toda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário