OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Qual é o verdadeiro significado do Natal?

Qual é o verdadeiro significado do Natal?

Representantes de três religiões falam sobre a importância dessa data e o quê o nascimento de Cristo representa
          Comprar presentes, escolher uma bela roupa, fazer uma ceia farta, esses e outros costumes estão intimamente ligados ao Natal, mas será que a data serve mesmo só para isso? Afinal, qual o verdadeiro objetivo de se haver uma confraternização no dia 25 de dezembro?
          Fomos em busca desta resposta para você. Representantes de três religiões concederam entrevista para a Bem Viver e disseram, no ponto de vista religioso, o que significa o Natal.

Fred Azze – coordenador do Centro Espírita Francisco de Assis
          “Para o espiritismo, apesar de ser uma religião sem nenhum tipo de culto exterior e não ter um calendário de liturgia, o Natal tem um significado especial. Lembrar a vinda de Jesus à Terra é muito importante, pois Jesus é o ser ideal que mais se aproxima de Deus. Com sua chegada, tivemos a única oportunidade de conhecer um ser perfeito. Antes dele veio Moisés, que trouxe a Lei, mas com Jesus conhecemos a graça e a verdade. Com seu nascimento, ele trouxe para a Terra a presença de Deus, sendo nosso irmão maior. O tutor da humanidade.
          Para o espiritismo, o nascimento de Jesus marca a superação de uma etapa evolutiva, onde o homem mais amadurecido pode contemplar as infinitas possibilidades do espírito. Ele descobre a riqueza que traz dentro de si. Tem uma percepção mais clara da consciência para o espírito. É uma marca de transição evolutiva que imagina uma nova era. Jesus marca uma etapa em que moral supera o material. Ele nos mostra que é melhor ser justo e bom do que ser esperto e favorecido”.

Padre Ademilson Aparecido da Silva – Paróquia do Rosário
          “O Natal é uma data muito significativa e importante para a Igreja Católica, porque marca o nascimento de Cristo. Esta data não pode ser vista só como um momento de troca de presentes, mas, principalmente, celebrar o Cristo que nasceu e continua nascendo todos os dias em nossos corações. Jesus é a manifestação de Deus que desce de seu trono e assume a nossa condição humana, sem o pecado. Então, a forma de retribuirmos esse amor é também amar às pessoas, mas não só no Natal e sim ao longo do ano. Para quem ama, o Natal é o ano inteiro e não só no dia 25 de dezembro.
          Parece que no mês de dezembro as pessoas ficam com o coração mais mexido, mais caridosas e é importante que esse tipo de sentimento perdure o tempo todo.
          O Natal é um tempo para refletir a presença de Deus na nossa vida e entender seu verdadeiro significado. Se Deus me ama e eu me sinto amado, o modo de retribuir é também amar ao próximo. Devemos sempre lembrar que Deus se revela na vida das pessoas através do amor”.

Pastor Fausto da Silva – representante da Igreja do Evangelho Quadrangular
           “Para a Igreja do Evangelho Quadrangular, o Natal representa o grande amor de Deus pela humanidade, manifestando-o através do nascimento de Seu Filho. O Filho divino de Deus era a única Pessoa que podia salvar o mundo. O preço da redenção foi Seu sangue, Ele pagou o preço sobre a cruz do calvário quando foi crucificado. Ele venceu a morte quando ressuscitou. A sua ressurreição é celebrada a cada ano na Páscoa. Acreditamos que se fala tanto em amor e paz na época do Natal pelo fato de ter sido o nascimento de Jesus a maior expressão de amor manifestada no mundo. 'Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele'. ( João 3:16-17)
          A única forma de darmos continuidade aos bons sentimentos, tão manifestados nesta data e no Ano Novo, é continuarmos a falar, pensar e ouvir sobre este Amor que é realmente contagiante”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário