OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Aprenda a montar um prato saudável

Aprenda a montar um prato saudável

Aprenda a montar um prato saudável

Com a correria do dia-a-dia, as pessoas estão deixando cada vez mais de se alimentar corretamente. As refeições são feitas nas ruas, com alimentos prontos, que possam ser ingeridos rapidamente, dificultando ainda mais a possibilidade de ter uma alimentação equilibrada, prejudicando até a digestão.
Os locais em que são feitas as refeições muitas vezes são impróprios e sem higiene adequada, podendo causar doenças como as toxiinfecções alimentares. Com isso, a opção de ter um prato balanceado e saudável é quase nula. Porém, com a mudança de alguns hábitos alimentares inadequados e separando um tempinho para as refeições é possível comer bem.
Mostraremos algumas opções para quem precisa se alimentar fora de casa e não quer deixar de lado a saúde. Veja abaixo como deve ser um prato balanceado para as refeições principais e as opções de alimentos para os lanches intermediários.
As refeições principais (como almoço e jantar) devem ser realizadas diariamente, nunca "puladas". Elas são muito importantes por fornecerem certos nutrientes ao organismo, nutrientes esses provenientes de alimentos típicos dessas refeições, como hortaliças, leguminosas e carnes.
Uma refeição principal, como almoço, deve conter:
  • 1 hortaliça crua: verduras de folhas (como alface, rúcula, agrião), tomate etc;
  • 1 hortaliça cozida: cenoura, chuchu, beterraba, espinafre, acelga etc;
  • 1 cereal: arroz, massa, batata etc;
  • 1 leguminosa: feijão, ervilha, grão de bico, soja etc;
  • 1 carne: ave, peixe, carne, etc;
  • 1 fruta: maçã, banana, pêra etc
Quando não for possível comer em tais lugares é preferível optar por sanduíches saudáveis que incluam carne, que pode ser branca como a de frango, salada com mais de uma verdura e pouco molho. Um suco de fruta pode acompanhar e contribuir com mais vitaminas e minerais.
Para os lanches intermediários que são feitos nos locais de trabalho pode se optar pelos alimentos mais práticos como:
  • Bolachas, torradas e frutas que não necessitem cortar, como maçã, banana, pêra, pêssego, por exemplo.
  • Sucos prontos, iogurtes, extrato de soja (ou leite de soja), leites fermentados, entre outros para as bebidas.
Não tenha desculpas para hábitos alimentares inadequados. Pense na sua saúde e comece já a comer corretamente. Tanto em casa como fora dela. A sua saúde agradece.

Por: Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, 
formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113 


  Aprenda a fazer refeições saudáveis
Descomplique a dieta e aprenda a se alimentar corretamente, sem restrições
Por Carol Nogueira*
Quem pensa que fazer refeições saudáveis e manter o peso é uma missão impossível está muito enganado. Sabendo combinar os alimentos durante o dia, é possível "encher o tanque" sem peso na consciência. Esse foi o principal tema discutido durante a palestra Hábitos alimentares saudáveis: aprenda a montar sucos, lanches e refeições saudáveis, com a nutricionista Andrea Zaccaro de Barros, diretora da Vianutri Consultoria Nutricional, que aconteceu na última sexta-feira durante a Semana Qualidade de Vida Wellness, promovida pelo Rio Quente Resorts, no estado de Goiás.
Andrea explica que cada refeição deve ser composta de um alimento energético (carboidrato), um construtor (proteína) e um regulador (fibra). Caso contrário, o organismo sofrerá consequências com a falta de nutrientes. Por exemplo, se o corpo passar muito tempo sem carboidratos, combustível essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, a pessoa pode ter confusão mental e falta de concentração e memória, causadas pela baixa taxa de glicemia no sangue.
Se faltarem elementos reguladores (fibras), que são importantes para a digestão, absorção e excreção dos alimentos, o funcionamento do intestino e o metabolismo são comprometidos. A água também é fundamental para manter o raciocínio funcionando corretamente. A dica da nutricionista é deixar uma garrafa de água ao seu lado em um lugar visível durante o dia, como na mesa do computador do trabalho.
Segundo Andrea, não é necessário se privar de doces, porém, a pessoa deve evitar consumi-los na mesma refeição que outros alimentos, pois a ingestão em excesso de açúcar impede a absorção de outros nutrientes pelo organismo. Outra dica valiosa é se alimentar sempre em intervalos de três a quatro horas. "Coma quando sentir fome. Trata-se de um aviso do organismo de que o combustível acabou. Sem alimento para processar, o corpo não trabalha", explica.
Monte um cardápio saudável
Café da manhã:
- duas fatias de pão
- 1 fatia de presunto
- 1 copo de suco
ou
- 1 fruta
- 4 colheres (sopa) de aveia
- 1 iogurte.

Almoço:
- duas colheres (sopa) de arroz
- 1 filé de carne vermelha ou frango
- salada de folhas verdes
- 1 fruta.
ou
- 1 prato raso de massa com molho vermelho
- salada de folhas verdes.

Jantar:
- sopas

Agora que você já sabe que não é difícil se alimentar direito e ainda economizar algumas calorias, que tal criar a sua própria refeição mais equilibrada?

*A repórter viajou à convite do Rio Quente Resorts.
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/aprenda-a-fazer-refeicoes-saudaveis-149689-1.asp 

Confira 12 conselhos para uma refeição saudável


Com apenas algumas mudanças na alimentação pode-se diminuir o risco de doenças cardíacas
Foto: Getty Images

salada, dieta, garfo, mulher (interna e thumb). Foto: Getty Images Uma alimentação rica em gorduras só contribui para aumentar o peso e o risco de que você obtenha algum tipo de doença cardíaca. Especialistas indicam que com apenas algumas mudanças na alimentação pode-se diminuir este risco e evitar os tão detestados quilos extras.


O Departamento de Doenças Cardiovasculares da Universidade Católica do Chile, em seu manual de prevenção de risco, explica algumas medidas para preparar as refeições diárias de uma maneira saudável:

1. Opte por preparar seus alimentos em uma churrasqueira, no forno, em uma chapa, assados ou fervidos. Caso você precise fritá-los, prefira azeite de origem vegetal.

2. Retire a pele do frango e do peru, bem como a gordura antes de cozinhá-los. Também é sugerido resfriar o caldo das carnes e retirar a capa de gordura que se solidifica. Recomenda-se uma porção de carne de 180 gramas por dia e consumir as carnes vermelhas de 2 a 3 vezes por semana.

3. Utilize só a clara do ovo para preparações como ensopados, omeletes, sobremesas e panquecas.

4. Ao preparar sobremesas com leite, utilize o tipo desnatado ou semi-desnatado.

5. Na hora de temperar as saladas, prefira o azeite de oliva, o azeite de milho, canola ou semente de uva.

6. No caso de consumir alimentos fritos, eles devem ser preparados com azeite vegetal e não reutilizado.

7. Se você preferir usar condimentos nas comidas, prefira a mostarda, o ketchup ou o vinagre, mas não utilize maionese ou molhos preparados com cremes.

8. Substitua o pão ou o arroz branco pelo integral. Da mesma forma, pode-se substituir as massas normais por integrais.

Se por razões de trabalho ou do tipo social você precisar comer freqüentemente em restaurantes, você deve optar pelos seguintes pratos:

9. Carnes de aves, peru ou peixes, sempre preparadas com azeite e sem molhos agregados.

10. Verduras temperadas com vinagre e não com maionese ou molhos.

11. Ao escolher as sobremesas, prefira as frutas, mas sem cremes.

12. Revise as etiquetas das embalagens dos alimentos para conhecer o conteúdo de gordura e colesterol, bem como a data de validade. 

COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL

Dicas para uma refeição light e saudável

Compartilhe
Como montar um prato saudávelQuem faz dieta vive calculando a quantidade de comida que vai colocar no prato. Muita verdura, muitos legumes, pouco carboidrato, uma proteína... Mas, afinal, quais alimentos, exatamente, pertencem a cada grupo de alimentos? Descubra agora e aprenda a montar um prato saudável.
Na metade do prato, coloque sem limitações:
• Folhas
• Legumes cozidos, refogados ou assados
Escolha 1 proteína
- as primeiras opções
• Filé grande de peixe
• Filé médio de frango grelhado
- para variar o cardáio
• sobrecoxa
• 1 colher de carne moída ou picadinha
• Filé pequeno de carne vermelha magra
• 2 colheres de proteína de soja
• 2 colheres de ovo mexido
• 1 omelete com 2 ovos
Escolha 1 carboidrato
• 1 colher de arroz integral ou branco
• 1 colher de batata cozida (sauté)
• 1 colher de purê de batata
• 1 colher de macarrão
Escolha 1 tipo de grão
• 1 colher de feijão
• Lentilha, grão-de-bico ou ervilha

Observação: A colher citada não é a de sopa, mas sim a colher de mesa ou de servir, depende da região, que é maior que a de sopa.
http://suadieta.uol.com.br/Materias/1270/alimentacao/como-montar-um-prato-saudavel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário