OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conheça os alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico

Conheça os alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou nessa semana que quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresenta resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis.
Foram analisadas 2488 amostras de 18 tipos diferentes de alimentos. Em 28% delas, havia excesso de agrotóxicos ou agrotóxicos não autorizados para aquela cultura; por exemplo, um produto recomendado para o cultivo de eucalipto sendo usado numa lavoura de tomate.
O caso mais grave é do pimentão. Em 92% das amostras, foram encontradas irregularidades. O morango teve 63% de amostras irregulares; o pepino, 57%; a alface, 54%; e a cenoura com quase 50% de amostras trazendo níveis de agrotóxicos acima do permitido.
O tomate, que já esteve no topo do ranking, hoje tem menos contaminação, apenas 16%. E nenhum problema foi encontrado entre as amostras examinadas de batata.
De acordo com José Agenor Álvares da Silva, diretor da Anvisa, “O agrotóxico no alimento, ao ser ingerido pela população, tem um efeito cumulativo, vai se acumulando no organismo. Pode levar a algum tipo de doença crônica não transmissível”.
Segundo o diretor da Anvisa, o problema de resíduos químicos em alimentos pode estar relacionado ao custo dos agrotóxicos, pois os pequenos produtores acabam comprando produtos mais baratos e que não são necessariamente recomendados para o tipo de vegetal que eles estão cultivando
Vinte agrotóxicos ainda utilizados nas lavouras do Brasil já foram banidos na União Europeia. O endossulfan, achado no pimentão, já é proibido nos EUA e na China. Ele foi reavaliado pela Anvisa em 2010 e terá que ser banido do país até 2013.
Em 2010, 1 milhão de toneladas de agrotóxicos foram usadas em lavouras por todo o Brasil. Isso é o equivalente a cerca de 5 kg por pessoa. Não sei vocês, mas eu fiquei assustado com esses números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário